Agricultura NaturalARTIGOSMeio Ambiente

[Afonso Peche Filho] – “A importância estratégica da Proteção dos Solos”

AFONSO PECHE FILHO
Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas

Contato: https://www.facebook.com/afonso.pechefilho

O solo sempre foi colocado em destaque no manejo produtivo e na conservação ambiental. Todos sabem que o solo está intimamente relacionado à biodiversidade e a sua segurança significa proteger a integridade do meio ecológico e a preservação da vida. No Brasil há uma necessidade urgente das propriedades agrícolas construírem sistemas próprios de proteção do solo que sejam harmoniosos com a produção econômica e sustentável.

Nos últimos anos, embora a atenção às questões de proteção do solo tenha aumentado, a compreensão da dinâmica de cuidados que envolvem a qualidade funcional dos recursos do solo parece não estar sendo tratada à altura dos problemas potenciais. O respeito pelo valor social do solo ainda é insuficiente, com isso, falta a consciência para a proteção efetiva.

Um sistema de proteção do solo passa por atividade de prevenção e controle abrangentes. Das práticas de conservação aos problemas de poluição e degradação. A proteção integra “solo-água-ar-vida-homem” com características para estabelecer um sistema de “prevenção-controle-remediação-supervisão”, adequado para cada propriedade.

O principal objetivo de um sistema de proteção é preservar a saúde e melhorar as funcionalidades agroecológicas. A saúde do solo deve ser definida como a capacidade do solo para funcionar como um sistema vivo. Solos saudáveis mantem uma comunidade diversificada de organismos que auxiliam no controle de doenças, pragas e ervas invasoras.

No solo protegido formam-se associações simbióticas benéficas entre plantas e micro-organismos, fixando e reciclando nutrientes essenciais. Um sistema de proteção permite melhorar a agregação do solo com efeitos positivos para capacidade de retenção de água e nutrientes, e, em última análise, melhorar toda a produção agrícola. Um solo saudável protegido também contribui para mitigar as mudanças climáticas ao reduzir a emissão, manter e aumentar o seu teor de carbono.

Desenvolver um “sistema de proteção do solo” é estratégico para permitir melhorar continuamente os ambientes produtivos, melhorar a eficiência no uso de tecnologia e principalmente manter e aumentar a renda. A figura anexa esquematiza uma proposta para um sistema de proteção do solo.

Related posts

[Grupo Vittia – Samaritá] – Maturação do cafeeiro e sua importância

Mario

[Marcelo Fraga Moreira] – Mercado do Café – “Setembro chove! Chove mesmo?” (comentário semanal 30/08 a 03/09 de 2021)

Mario

[Décio Karam] – Milho Safrinha: Janela de Plantio: como funciona? Quais os cuidados?

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais