AbelhasEVENTOS - DESTAQUES

Dia Mundial das Abelhas: Fórum debate a ciência da polinização e a produção sustentável de alimentos no Brasil

O evento é restrito a convidados e acontece em 20 de maio, Dia Mundial das Abelhas, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília (DF).

Em celebração ao seu décimo aniversário, a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) realiza o 1º Fórum A.B.E.L.H.A., sob o tema “Ciência das Abelhas e o Agronegócio: Convergências para a produção sustentável de alimentos e a conservação da biodiversidade brasileira“.

O evento é restrito a convidados e acontece em 20 de maio, Dia Mundial das Abelhas, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília (DF). O Fórum tem como missão central fomentar discussões em torno dos desafios e oportunidades para a conservação e uso sustentável de polinizadores no Brasil, com foco especial nas abelhas.
 ‏ ‌‍ 
Jornalistas interessados em cobrir o evento podem se inscrever pelo formulário (CLIQUE AQUI) ou via assessoria de imprensa (contatos abaixo).

Além da manutenção dos biomas, os polinizadores são também essenciais na produção de diversas culturas agrícolas, contribuindo muito para a produção de alimentos. Calcula-se que três em cada quatro alimentos cultivados dependem ou são beneficiados pela polinização animal, especialmente as abelhas.

Em um momento crucial em que mudanças climáticas, perdas de habitats naturais e lacunas no conhecimento científico ameaçam esses importantes agentes da polinização, o evento busca explorar soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Ciência em prol da biodiversidade
O Fórum A.B.E.L.H.A. reunirá renomados pesquisadores, autoridades públicas e representantes do setor privado para debater temas fundamentais relacionados à conservação e ao uso sustentável das abelhas, como: 

  • Painel 1 – Serviço de polinização, produção agrícola e abelhas como bioinsumo
    As palestras e debates destacarão a vital importância das abelhas na polinização agrícola e na conservação da biodiversidade, além de seu papel como bioinsumo essencial para uma agricultura sustentável.
     
  • Painel 2 – Fomento à pesquisa: como avançar no conhecimento sobre polinizadores no Brasil para fundamentar tomadas de decisão
    O painel abordará a importância das parcerias público-privadas no financiamento de pesquisas sobre polinizadores, com foco nas abelhas, para orientar decisões em políticas públicas e práticas agrícolas sustentáveis. Serão apresentadas duas Chamadas Públicas como exemplos bem-sucedidos dessas parcerias, visando entender melhor a situação das abelhas no Brasil, suas ameaças e sua relação com cultivos agrícolas, além do infoA.B.E.L.H.A., uma plataforma de pesquisa que tem por objetivo facilitar o acesso à informação científica disponível em diferentes bases de dados.
     
  • Painel 3 – Mudanças climáticas e o cenário para as abelhas no Brasil e no mundo
    Será abordado o impacto das mudanças climáticas na diversidade e distribuição geográfica das abelhas, destacando suas implicações na polinização agrícola e nos ecossistemas. Além disso, será discutido o posicionamento internacional sobre o tema e os preparativos do Brasil para a COP-30.
     
  • Painel 4 – Iniciativa público-privada para mitigar a perda de colônias de abelhas no Brasil
    Apresentação do Observatório de Abelhas do Brasil como exemplo de iniciativa público-privada para mitigar a perda de colônias de abelhas. O programa tem como objetivo registrar sistematicamente incidentes com abelhas e identificar suas possíveis causas, fornecendo dados oficiais para orientar medidas de proteção aos polinizadores, e como as parcerias público-privado podem ser importantes ferramentas para ação.
     
  • Painel 5 – Conhecer para conservar: ações de comunicação e capacitação para a conservação e o uso sustentável de abelhas no Brasil
    O painel abordará a importância de ações de comunicação, educação e capacitação para promover a criação e o uso sustentável de abelhas, bem como a relevância dos polinizadores na agricultura e na conservação da biodiversidade. O objetivo é fortalecer uma relação produtiva e harmoniosa entre a agricultura e os polinizadores, tanto manejados quanto silvestres.

Confira no link a programação completa: CLIQUE AQUI
 ‏ ‌‍ 
O 1º Fórum A.B.E.L.H.A. será multissetorial e reunirá pesquisadores e representantes das esferas pública e privada relevantes para as discussões sobre o tema no País. Será uma oportunidade ímpar para atualização sobre como a ciência feita no Brasil está contribuindo para as melhores tomadas de decisão, seja em políticas públicas, seja na adoção de uma relação mais harmônica e produtiva entre agricultura e polinizadores.

Related posts

Expozebu 2021 terá painéis técnicos com a participação de grandes pesquisadores

Mario

Pinhalense promove lançamento do Lavador Compacto durante a FEMAGRI 2023

Mario

As abelhas sem ferrão estão desaparecendo

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais