AbelhasTecnologia

Agrobee lança Inteligência Artificial (IA) para diagnosticar a saúde das colmeias

Projeto tecnológico é pioneiro no setor e foi realizado em parceria ao CPQD e tem como objetivo melhorar o desempenho do serviço de polinização assistida inteligente e monitorar a vitalidade das colmeias.

A AgroBee, agtech que promove a integração entre produtores rurais e criadores de abelhas, desenvolveu juntamente ao CPQD, uma solução que combina Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) com o objetivo de monitorar e diagnosticar a saúde das colmeias, melhorando assim o desempenho e qualidade do serviço de polinização assistida inteligente.

Para que a polinização seja mais eficiente e garanta o aumento da produção agrícola, a AgroBee mantém uma equipe de especialistas responsáveis por cuidar, em campo, da segurança das abelhas e da qualidade das colmeias. Segundo Andresa Berretta, diretora de marketing, comunicação e sócia da AgroBee, ter enxames fortes e saudáveis para o trabalho de polinização é um pré-requisito para o sucesso do serviço. “A ideia de utilizar Inteligência Artificial para esse diagnóstico é ter uma ferramenta de automação do trabalho de auditoria – que atualmente é realizado presencialmente por nossos especialistas. Com a nova tecnologia o próprio apicultor registrará imagens da colmeia, com seu celular, e o próprio APP gerará a análise da qualidade dos quadros de cria de abelhas sem necessidade do time técnico ir a campo, o que nos permitirá atender várias propriedades em pontos diferentes do país”, explica.

Quadros de Cria em uma Colmeia “Forte”. (Créditos: AgroBee)
Quadros de Cria em uma Colmeia “Fraca”. (Créditos: AgroBee)

O projeto foi desenvolvido em parceria com o CPQD – com fomento da EMBRAPII/Sebrae — prevendo o uso de visão computacional embarcada em aplicativo móvel (já existente) para a captura qualificada de imagens de colmeias e sua posterior classificação quanto à qualidade de quadros de cria de abelhas melíferas. “Além disso, a solução vai utilizar a plataforma aberta dojot, voltada à criação de aplicações IoT, para receber as imagens capturadas e o resultado da classificação, que vão constituir um sistema de armazenamento de dados da solução”, disse Fabrício Lira Figueiredo, gerente de desenvolvimento de negócios em Agronegócio Inteligente do CPQD. Esse projeto é o primeiro resultado do acordo de cooperação firmado no ano passado entre o CPQD e o AgroVen, associação de investidores com foco em inovação no campo.

A AgroBee é uma startup tecnológica ESG de rápido crescimento, que promove a agricultura sustentável e melhorias em produtividade e qualidade alimentar. O serviço de polinização assistida inteligente da AgroBee cria novas fontes de rendimento e encoraja a profissionalização dos apicultores, gerando um ciclo virtuoso de impactos sociais. Sua tecnologia promove a integração no campo entre produtores rurais e criadores de abelhas, criando uma relação de ganhos mútuos, na promoção de uma agricultura sustentável e de preservação do meio ambiente. Além de aproximar cafeicultores e apicultores, a empresa também realiza todo o acompanhamento do processo desde a pré-polinização, preparo de plano para a propriedade, instalação das colmeias e mensuração de resultados. Após estudos realizados pela empresa, foi constatado que o serviço pode aumentar em até 30% a produtividade de culturas agrícolas baseadas em floradas – como é o caso do café, por exemplo.

Sobre a Agrobee

A Agrobee tem a missão de promover o aumento de produtividade e qualidade de alimentos através de “expertise” e a integração no campo entre produtores rurais e criadores de abelhas, criando uma relação de ganhos mútuos, de promoção de uma agricultura sustentável e de preservação do meio ambiente. Mais de 70% dos cultivos agrícolas dependem em algum nível do processo de polinização realizado pelas abelhas, principais agentes polinizadores da natureza. A Agrobee traz tecnologia e inovação para introduzir um novo manejo eficiente no campo, com técnica e segurança.

 

FONTE: PR Consulting Americas –
Larissa Peruccini larissa@prconsultingamericas.com 
Tel. +55 11 953534594

Related posts

[Evandro Brito] – “Segurança no agronegócio: o olho do dono e a tecnologia é que engordam o gado”

Mario

3ª ALTA CAFÉ: Pleno Pot apresentará os paperpots, tubetes biodegradáveis para a produção de mudas de café

Mario

1ª ALTA CAFÉ: oportunidade de conhecer o Programa Agro Energia do Banco do Brasil

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais