CaféIrrigação

Netafim: Implemento de enterrio duplo que corta pela metade o tempo de instalação de gotejamento em cafezais

Implemento foi testado com sucesso pela equipe da Bolsa Irriga em uma propriedade cafeeira no município de Orlândia (SP), na Região da Alta Mogiana.

Os parceiros Netafim, pioneira mundial em irrigação por gotejamento e UCA Implementos Agrícolas, apresentam para os cafeicultores um novo implemento de enterrio de gotejadores, elevando a eficiência e a sustentabilidade na cafeicultura. O projeto foi testado com sucesso em um importante cliente do Distribuidor Netafim Bolsa Irriga na Fazenda pertencente ao grupo FPA, localizada em Orlândia (SP), na região da Alta Mogiana, tradicional por sua produção de café.

O especialista agronômico da Netafim, Rafael Gonzaga, explica que, há muitos anos, o desafio dos cafeicultores com o manejo do gotejamento superficial motivou a Netafim a desenvolver, desde 2005, um protocolo específico para o enterrio de sistemas de irrigação em café arábica e posteriormente sua adaptação ao café conilon, o que vem revolucionando as produções e facilitando incrivelmente a mão de obra nos cafezais.

“Agora, esse novo implemento veio para dobrar a eficiência operacional da instalação dos projetos, alcançando até 8.000 metros por dia na propriedade teste de 22 hectares, uma verdadeira revolução em termos de produtividade”, afirma Gonzaga.

Antônio Cecaf, gerente agrícola do FPA, destaca as vantagens do sistema enterrado, como menor necessidade de mão de obra, proteção contra danos físicos às mangueiras e um processo de colheita mais simplificado. “O enterrio reduz significativamente os custos e aumenta a segurança operacional no dia a dia das lavouras”, comenta Cecaf.

A parceria com a UCA Implementos Agrícolas e apoio de nosso distribuidor Bolsa Irriga foi crucial para o sucesso do implemento. Alan Lima, Diretor Comercial da Bolsa Irriga, salienta que a cooperação ajudou a quebrar mitos sobre a viabilidade do gotejamento enterrado. “Garantimos a eficácia do sistema com um gotejador anti-sifão e protocolos bem definidos, proporcionando segurança e confiabilidade ao cafeicultor”, afirma Lima.

Lucas Capacle, Diretor da UCA Implementos Agrícolas, detalha as características técnicas do novo implemento: “Além de operar o enterrio de ambos os lados da lavoura, o equipamento conta com uma haste especial que reintegra a terra ao solo e um sistema que nivelado, otimizando o processo em cada passagem.”

A Netafim, fundada há quase 60 anos em Israel e atuante no Brasil desde a década de 1990. O novo implemento é um marco não apenas para a empresa, mas para toda a indústria de café, prometendo uma transformação significativa nas práticas de irrigação por gotejamento na cultura.

FONTE: Mariana Cremasco – ALFAPRESS COMUNICAÇÃO

Related posts

2ª Alta Café: o Evento da Cafeicultura Brasileira já tem 44% das áreas de exposição comercializadas

Mario

Nova fintech facilita acesso simplificado ao crédito para produtores de café

Mario

[Marco Antônio Jacob] – Um Brasil sem políticas públicas cafeeiras

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais