Bovinos de CorteTecnologia

Tecnologia a serviço do pecuarista: Congado, aplicativo com comando de voz, otimiza gestão das fazendas

Técnica de pesagem sem balança também é novidade oferecida para os usuários do app Congado

Assim como a tecnologia promoveu a evolução de serviços e atividades no ambiente urbano, no meio rural ela também possibilitou a evolução dos processos, negócios e da produção no campo, gerando resultados positivos tanto para o empreendedor quanto para a população de forma geral. Nesse sentido, a existência de ferramentas que ajudam um pecuarista, por exemplo, é fundamental para assegurar a competitividade da atividade realizada em sua propriedade. O Congado, aplicativo de gestão de rebanho, está a serviço das fazendas, com recursos como o comando de voz, que auxilia na rotina dos cuidados com o gado.

“A praticidade que o comando de voz traz no uso do app é algo pensado a partir das tarefas desempenhadas numa propriedade dedicada à pecuária. Poder iniciar o processo de cadastro de um animal por meio da voz ajuda em situações em que o profissional não possui um maior domínio no uso de smartphones ou tecnologias similares ou está manuseando outros objetos e precisa passar a informação ao sistema o quanto antes”, explica o médico-veterinário e idealizador do Congado, Selmos Gressler.

Atingir pecuaristas de pequeno porte e oferecer suporte para o desenvolvimento de sua fazenda é um dos objetivos da disponibilização do aplicativo para o público, de acordo com Gressler. “Não podemos pensar na evolução da atividade pecuária sem englobar todos os produtores. Isso envolve disponibilizar ferramentas acessíveis tanto a nível de custo quanto a facilidade de uso. O comando de voz oferecido pelo Congado pode ser utilizado, inclusive, sem conexão com a internet, o que torna ainda mais prática a sua aplicação nas fazendas”, reforça.

Este recurso pode ser utilizado pelos profissionais para realizar o cadastro do rebanho no sistema do aplicativo, além de iniciar o registro das pesagens dos animais, facilitando a operação dessas duas tarefas na rotina das propriedades pecuárias e otimizando a gestão dessas informações. “Produzir dados é algo importante não só para a fazenda, mas para o setor como um todo, pois ele possui uma carência de conhecimentos precisos e de qualidade para nortear tomadas de decisões. O Congado é uma ferramenta que centraliza o registro desses dados, permitindo uma gestão mais assertiva da atividade como um todo”, aponta o idealizador do app.

Novidade para a pesagem dos animais

Seguindo a lógica da acessibilidade para pecuaristas de todos os portes, o aplicativo Congado oferece aos seus usuários o recurso de pesagem sem balança. Por meio de procedimentos matemáticos previstos na programação do sistema, o profissional precisa apenas de uma fita métrica para tirar medidas do perímetro torácico e do comprimento da ponta da espádua à ponta da nádega do animal, gerando um resultado de peso aproximado.

“A pesagem do gado é importante porque é nesse processo que o pecuarista coleta informações essenciais sobre o padrão e qualidade dos animais, com o objetivo de realizar o controle de desempenho corporal e da dieta, além de gerar índices zootécnicos. Com base nessas informações, os níveis de produtividade e lucratividade podem ser medidos e, se necessário, mudanças são feitas para otimizar os resultados”, detalha Selmos Gressler.

Essa funcionalidade vem ao encontro de estimativas de que apenas 15% das propriedades brasileiras possuem balanças ou equipamentos de contenção, segundo o médico-veterinário. “Como a nossa projeção é que uma minoria dos produtores de gado tenha essas ferramentas em suas fazendas, buscamos fornecer uma alternativa de simples execução para o registro de uma informação tão importante quanto o peso dos bovinos”, conclui.

O desenvolvimento do sistema Congado durou dois anos e recebeu o apoio financeiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

No momento, o app está disponível para donwload na Play Store, loja de aplicativos dos dispositivos Android e, em breve, também será disponibilizado para aparelhos com sistema operacional iOS. O aplicativo pode ser utilizado mesmo sem acesso à internet, por mais de uma pessoa na mesma fazenda e não possui limite de animais para a contabilização.

A iniciativa possui canais oficiais de suporte por telefone, e-mail e Telegram, ficando à disposição dos usuários sempre que necessário.

Related posts

AgriFutura 2022 é lançado pela Secretaria de Agricultura de SP

Mario

Instituto Biológico tem 292.350 doses de imunobiológico liberadas pelo MAPA

Mario

Bayer apresenta manejo inteligente da soja com plataforma Intacta 2 Xtend

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais