CaféEVENTOS - DESTAQUES

Confira a programação do 24º Seminário Internacional do Café

24º Seminário Internacional do Café está marcado para os dias 21, 22 e 23 de maio, no Blue Med Convention Center, em Santos (SP)

A Associação Comercial de Santos (ACS) definiu os últimos detalhes da programação da 24º Seminário Internacional do Café. Antes de mais nada, o evento será realizado nos dias próximos dias 21, 22 e 23 de maio. A princípio, no Blue Med Convention Center, em Santos (SP). O fórum terá nomes renomados no cenário internacional integrando os painéis previstos. Conforme publicaram na Gazeta da Semana.

Entre os assuntos a serem abordados, pois, o mercado atual será debatido no painel dos CEOs. Ou seja, pelos executivos Teddy Esteve do Grupo Ecom, Ben Clarkson da Louis Dreyfus Company e Trishul Mandana da Volcafé. Assim, eles irão avaliar se o excedente da safra deste ano será suficiente para atender à demanda mundial. A mediação será de Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé, a maior cooperativa do setor.

Seminário Internacional do Café

Além de debater o presente, primordialmente, o Seminário vai falar do futuro da cafeína, que segue ganhando formatos diferentes de consumo. Sobre isto, vão falar Giuseppe Lavazza, chairman da Lavazza, empresa italiana considerada uma das maiores da Europa. Além de Cyrille Jannet, da americana Keurig Trading e Francisco Gómez, CEO da divisão de café da Colcafé. Que é ligada à maior empresa de alimentos da América Latina.

Estes especialistas, que atuam em mercados distintos no âmbito global, terão a responsabilidade de analisar o desenvolvimento de modos alternativos de uso do café para os mais variados locais e culturas. Evidentemente, também mencionarão formatos atuais, como o café convencional, em cápsula, solúvel e afins.

Desde já, a mediação desse importante painel será de Carlos Santana Júnior. Ele é diretor comercial da Empresa Interagrícola S/A (EISA) e vice-presidente da Associação Comercial de Santos.

Meio ambiente

Ademais das questões ligadas ao mercado, o cuidado com o meio ambiente terá grande destaque na programação. Um dos pontos altos, portanto, será a participação da diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC), Vanusia Nogueira. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo na entidade. Nesse sentido, a convidada vai discorrer a respeito de sustentabilidade no café e economia circular. Bem como mecanismos de financiamento de produtores.

Já no painel Regulatório/ESG, mediado por Marcos Matos, CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), de antemão, estarão presentes as principais associações do mundo. Como, por exemplo, a britânica e a suíça, focando o novo fluxo do comércio global em tempos de ESG. Envolvendo ainda padrões e boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa.

Inclusive, o debate passa por novas regulações, considerando o impacto das legislações no fluxo e na forma de se comercializar café. O principal ponto é o European Union Deforestation-Free Regulation (EUDR). Ou Regulação de Livre Desmatamento da União Europeia em tradução simples. Está previsto que, a partir de 2025, todo produto que entrar em território europeu deverá ter comprovação de que é oriundo de área não desmatada. Por fim, os palestrantes irão ponderar o quanto o Brasil está preparado para este desafio.

Tecnologia

Acima de tudo, o uso da tecnologia para ajudar em toda esta conjuntura também terá espaço na programação. No painel Inovação, os especialistas vão refletir a respeito da Inteligência Artificial (IA) na agricultura. Dessa forma, julgando como os novos sistemas podem ajudar na produção agrícola e em pesquisas.

Especialmente, os integrantes deste painel serão Francisco Jardim, cofundador e sócio-diretor do fundo de investimento SP Ventures (SPV), que é voltado ao agronegócio. Além de Leandro Carrion, da John Deere, a maior empresa do mundo em maquinário agrícola. E ainda Cleiton Vargas, da Yara, a maior empresa de fertilizantes do mundo; Marcelo Batista, da BASF, empresa de defensivos agrícolas. E, por fim, Mariana Caetano, CEO e sócio fundadora da Salva, mediará toda a conversa.

Demais temas

Em suma, haverá um painel voltado para o marketing. Nele, o publicitário santista que preside o McCann Worldgroup, Hugo Rodrigues, falará da força do café brasileiro. E da importância de fortalecer e explorar mais a imagem do café brasileiro no mundo. Em conclusão, o país é o maior exportador do planeta, respondendo por até 35% da oferta da bebida.

O público presente também vai ouvir Ricardo Amorim, considerado pela Revista Forbes o economista mais influente do Brasil. Um dos maiores influenciadores latino-americanos no LinkedIn e ganhador do Prêmio iBest de Melhor Conteúdo do Brasil em Economia e Negócios, pois, ele vai abordar as questões econômicas que podem influenciar no mercado desse commodity tão importante do nosso mercado.

Em síntese, o evento conta com um painel com foco em infraestrutura e os impactos na movimentação de cargas pelo Porto de Santos. Que embarca cerca de 80% do café exportado pelo Brasil.

Na oportunidade, Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos mediará a conversa entre Mariana Pescatori, Secretária Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos. Anderson Pomini, Presidente da Autoridade Portuária de Santos. Eduardo Nery, Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). E, ainda, Elber Justo, CEO da MSC e Ronald Pires de Moraes, gerente da Cooxupé.

O Seminário

De acordo com Felipe Drumond, integrante do Comitê de Conteúdo do evento, toda a programação de palestras foi elaborada com o intuito de mostrar os cenários atuais e seus desafios. Além de apontar os melhores caminhos, a fim de que o setor aproveite todas as oportunidades que vão surgir. “Além de muito conteúdo, o evento proporciona momentos de networking. Nosso objetivo é que reuniões e visitações que compõem o cronograma possibilitem que novos negócios e parcerias sejam fechados ao longo do Seminário”, conclui.

Os interessados em participar do Seminário Internacional do Café devem acessar o site www.seminariocafesantos.com.br. Isso para efetuar a inscrição. No link, também é possível conferir mais informações sobre o evento.

O Seminário acontece desde 1972, tendo sido, até aqui, sempre realizado em Guarujá, com exceção para o fórum deste ano. Primeiramente, o objetivo deste encontro bienal de negócios, reconhecido como o mais tradicional do setor cafeeiro, é promover a interação entre profissionais e executivos do setor. Permitindo, dessa forma, troca de experiências e acerto de parcerias comerciais.

Organizado pela ACS, com apoio de várias entidades do segmento e atuação direta do Comitê do Café, o evento vai reunir especialistas, produtores, pesquisadores, exportadores, compradores, representantes da indústria e autoridades.

Em conclusão, o 24º Seminário Internacional do Café tem o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Além de MSC, Stonex, Serasa Experian, Nucoffee, Agridrones, Cooxupé, TPJ e Sucafina.

FONTE: CCCMG

Related posts

HORTITEC: Agritech expõe trator AGT 75 agrícola de 75 cv para cultivo de verduras

Mario

hEDGEpoint: exportações de café do Brasil e as tendências globais em transformação

carlos

Agrishow: Agritech lança novas versões de tratores equipados com motores eletrônicos

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais