Bovinos de LeiteEVENTOS - DESTAQUESNOTÍCIAS

Maria Tereza Lemos Costa Calil é homenageada na 53ª EXPOAGRO

Homenagem reconhece as contribuições feitas por Maria Tereza Lemos Costa Calil aos criadores da raça Gir Leiteiro.

Durante a 53ª edição da EXPOAGRO – Exposição Agropecuária de Franca (SP), a Comissão Organizadora realizará uma homenagem especial para a criadora de de Gado Gir Leiteiro Maria Tereza Lemos Costa Calil, mais conhecida como “Tóla”, proprietária da Fazenda Paraíso, município de Franca (SP).

O evento acontecerá nesta quinta-feira, 16, às 16h30, no auditório do Parque de Exposições “Fernando Costa”. O objetivo é reconhecer as contribuições feitas pela fazendeira à comunidade de criadores de gado da raça Gir Leiteiro, um legado de quatro gerações de sua família.

Além de criadora, Maria Tereza também é professora, psicóloga e empresária. É considerada referência no empreendedorismo feminino e no segmento pecuário de toda a região e do país. Sua versatilidade, dedicação e vocação são fonte de inspiração para quem está começando na área e para quem já tem anos de carreira. A cada nova ação da marca Tóla, o setor se fortalece nacionalmente e a raça Gir Leiteiro ganha mais espaço, negócios e investimento.

TRAJETÓRIA E LEGADO

A história do Gir Leiteiro Tóla (apelido e marca de Maria Tereza) começou na Fazenda Taquaral, em Patrocínio Paulista (SP), com seu avô. A família cultivava café e a mãe da empresária, Honorina Lemos, ganhou de um tio uma bezerra da raça Gir Leiteiro. A paixão pelos animais aumentou após ela se casar com o advogado Júlio Baptista da Costa Filho, que adquiriu a Fazenda Santa Gemma e passou a se dedicar à atividade pecuária também.

O pai de Maria Tereza e de seus quatro irmãos faleceu em 1979, mas o legado do Gir Leiteiro da família seguiu. A mãe, Honorina, continuou criando seu rebanho até 2003, quando também partiu. Nessa época, a fazenda já havia sido dividida entre os filhos Maria Helena, Maria Júlia, Maria Ângela, Nilo e Maria Tereza, que, com sua parte, criou a Fazenda Paraíso, enquanto também trabalhava como professora e empresária no ramo imobiliário.

Através de um trabalho de mais de 30 anos, com 13 vacas herdadas da mãe e muito esforço, ‘Tóla’ trilhou um caminho histórico e de premiações de seus animais. Hoje, ela divide a atenção entre a fazenda, negócios e sua família. Tem quatro filhos (Matheus, Thiago, Thomas e Júlio) e seis netos (Maria, Matheus José, Théo, Catarina, Isabella e Antônio).

FAZENDA PARAÍSO FOI CAPA DA EDIÇÃO Nº 13, EM 2007

Homenagem a Maria Tereza Lemos Costa Calil
Quinta-feira, 16 de maio, às 16h30
Auditório do Parque de Exposições “Fernando Costa”
Avenida Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição

Related posts

FEMAGRI: Weizur apresenta tecnologia israelense de gestão e monitoramento de animais

Mario

Visitantes da FEACOOP poderão conhecer distribuidores de adubo da Piccin com alta tecnologia

Mario

Plantio superadensado de Cajueiro-Anão triplica a produtividade

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais