Neste mês de dezembro, a ARPAF – Associação das Revendas de Produtos Agrícolas de Franca e Região, entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal completa 20 anos de fundação.
Cumprindo seu papel social neste período, a entidade responsável pela logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, vem atendendo com presteza e dedicação os agricultores de toda a região, permitindo aos mesmos conforto e objetividade na devolução correta de suas embalagens vazias, facilitando desta maneira o cumprimento da Lei Federal nº 7.802, de 11 de Julho de 1989, que foi Regulamentada pelo Decreto nº 4.074, de 2002 em associação com a Norma Técnica NBR 13968 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Entre seus associados, participam duas cooperativas e oito empresas do ramo de comercialização de defensivos agrícolas. A ARPAF já recebeu durante este período mais de um milhão de embalagens vazias, dando o destino correto às mesmas. Este trabalho contribui significativamente na proteção do solo e água de todas os imóveis rurais, já que não se acumula.
Contando com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Franca e como parte integrante do INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas e através da Central de Recebimento de Ituverava (SP), a ARPAF participa de vários programas de educação ambiental, como por exemplo, o Sistema Campo Limpo, que tem como embasamento as diversas questões de proteção ao meio ambiente, pertinentes à toda comunidade escolar dos diversos municípios envolvidos. Estas ações permitem que os municípios pontuem positivamente nos programas Município Agro e Programa Município Verde Azul do Governo do Estado de São Paulo.