ARTIGOSCafé

[Wanderley Cintra Ferreira] – Nuvens negras na cafeicultura

WANDERLEY CINTRA FERREIRA
Cafeicultor, ex-presidente da COCAPEC – Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas e ex-presidente da Sicoob-CREDICOCAPEC – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Alta Mogiana.
(wcintraferreira@outlook.com

 

Impossível ser otimista, quando tudo conspira contra.

Este é o momento que a cafeicultura está atravessando.

Tive a honra de ser  presidente da COCAPEC e da CREDICOCAPEC num período de preços deprimidos e inflação alta, vendendo o café a preços aviltantes, muito abaixo do custo de produção, em torno de 50 e 60 dólares, o que levou os produtores de todo País a um endividamento brutal, grande número de produtores tradicionais perderam propriedades e muitos tiveram seus financiamentos securitizados, pagando parcelas até hoje, caso contrário, também iriam à falência.

Por tudo isso,  tenho sido procurado por vários amigos, perguntando: –  O que vai acontecer ?

Respondo com muita franqueza:- prepare-se para o pior.

Prepare-se para um tsunami, se não vier, ótimo, mas, prepare-se.

Tudo conspira contra o SETOR PRODUTIVO:- estoques desconhecidos (mas sabemos que não são poucos); alta produtividade (todo o Brasil produzindo café e a cada ano aumentando o parque cafeeiro, consequentemente, a sua produção); o mundo inteiro produzindo café, grandes empresas multinacionais investindo e incentivando países pobres a plantar café e, com isso, ter um produto mais barato.

Com o agravante de órgãos diversos, que se julgam com credibilidade, a “pedido de ninguém”, divulgam previsões na base do “chutômetro”. E totalmente fora de hora, mesmo porque, o setor produtivo sempre condenou essas previsões.

Este, portanto, é o momento de “baixar a bola”,  cortar custos, acompanhar muito de perto as atividades na propriedade, na compra e uso dos insumos caríssimos. Cuidado com novos investimentos, pois, o endividamento leva à insolvência .

Related posts

1ª ALTA CAFÉ: Sami Máquinas destacará Linha 1175 Agritech

Mario

Mercado: Em semana sem novidades, café fica praticamente estável

Mario

Funcafé 2025/26: conheça os de agentes financeiros credenciados

carlos

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais