Café

América Central: Entidades preparam Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura

A elaboração do documento responde às demandas propostas pelos presidentes da região na Declaração especial sobre preços e comercialização do café nos países do Sistema da Integração Centro-Americana (SICA).

A Secretaria Geral do Sistema da Integração Centro-Americana (SICA) junto à Secretaria Executiva do Conselho Agropecuário Centro-Americano (SECAC) apresentou ações a serem realizadas por todos os países dessa região para potencializar o desenvolvimento sustentável, integral e inclusivo de sua cafeicultura.

Entre essas ações, destaca-se a elaboração de um plano estratégico regional que inclui esforços encaminhados à gestão de opções de apoio financeiro ao setor cafeeiro de Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana, países membros do SICA.

Além disso, todos os representantes dos países membros do SICA que também fazem parte da Organização Internacional do Café serão incentivados a adotar uma posição conjunta a fim de fomentar o diálogo e ações concretas que favoreçam a redução de desigualdades nos benefícios da comercialização do café.

Na apresentação do plano estratégico, o Secretário Geral do SICA, Vinicio Cerezo, fez referência à crise que o setor cafeeiro atravessa na região e afirmou que o desenvolvimento econômico das famílias rurais deve levar à sustentabilidade ambiental dos territórios.

“O café representa 9% das exportações centro-americanas e gera em torno de 1.800.000 empregos; essa crise afeta principalmente aos pequenos e médios produtores. Não estamos falando de algo pequeno. Temos grandes desafios em matéria de agropecuária, mas enfrentá-los juntos faz a diferença”, disse Cerezo.

O representante do SICA acrescentou que “uma posição regional conjunta sobre esse tema é indispensável para estabelecer parcerias com outros estados, as quais permitirão oferecer melhores condições de produtividade e comercialização desse produto vital para as economias nacionais”.

Por sua vez, o Ministro da Agricultura e Pecuária de El Salvador, Orestes Ortez, ressaltou a necessidade de adotar medidas frente à atual variabilidade climática e destacou o papel fundamental do Conselho Agropecuário Centro-Americano na atenção ao tema de mudança do clima.

Todas essas iniciativas contarão com o acompanhamento contínuo e o apoio técnico do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), organismo internacional que promove o bem-estar e o desenvolvimento rural nas Américas.

A apresentação do plano se desenvolveu no âmbito da Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Agricultura do SICA, a que assistiram o Vice-Ministro da Agricultura de Belize, José Alpuche; o Secretário de Agricultura e Pecuária de Honduras, Mauricio Guevara; o Ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Renato Alvarado; e o Secretário Geral do Ministério de Desenvolvimento Agropecuário do Panamá, Jorge Ulloa, e o Ministro da Agricultura, Pecuária e Alimentação da Guatemala, Mario Méndez.

SOBRE O IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

 

FONTE: Pamela Ogando – SG-SICA
pogando@sica.int

Related posts

Cafés saem da lavoura em Minas Gerais direto para a xícara de estrangeiros

Mario

Com incentivo do Estado do Mato Grosso, indígenas ingressam no cultivo do café

Mario

[Davi Moscadini] – Adubação nitrogenada de inverno, uma abordagem científica.

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais