Image default
Bovinos de CorteEventosNOTÍCIAS

2º Seminário Internacional de Senepol apresentará contribuição da raça para a pecuária de corte

O evento acontecerá na cidade de Uberlândia nos dias 3 e 4 de setembro e deve reunir pecuaristas de vários países

Para celebrar o centenário do Senepol no mundo e os 18 anos no Brasil, o 2º Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol terá um painel exclusivo sobre a história da raça e sua participação na pecuária de corte. O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, no Parque do Camaru, em Uberlândia (MG), e contará com participantes de vários países. O jornalista Daniel de Paula abrirá a série de três palestras do painel “Senepol contado em história”, no dia 3 de setembro, a partir das 14 horas, e abordará a trajetória da raça no mundo, que é originária da ilha de Saint Croix, no Caribe. Resultado do cruzamento entre as raças N´Dama e Red Poll, os primeiros animais nasceram em 1918 na ilha caribenha. Nas últimas décadas, países da América Latina, da África, a Austrália, os Estados Unidos e o Brasil passaram a selecionar Senepol.

Autor de vários livros sobre a raça, o jornalista mostrará o resultado das pesquisas feitas para escrever as publicações. “O Senepol, apesar de ser uma raça nova, sobretudo no Brasil, já ganhou culturalmente de outros segmentos do agronegócio e o seu crescimento por aqui se justifica na sua capacidade produtiva e na organização da associação. Meu compromisso no evento será o de lembrar com detalhes, alguns curiosos e todos relevantes, sobre a seleção desse taurino adaptado”, explica Daniel de Paula.

Já os acontecimentos da pecuária de corte antes da introdução do Senepol serão abordados pelo executivo do agronegócio, Lúcio Cornachini, que tem 23 anos de experiência nas áreas comercial e de marketing no setor. A palestra será às 14h30. Na sequência, às 15 horas, o pecuarista Itamar Netto apresentará a trajetória da raça no Brasil, especialmente após a transferência da sede da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol para a cidade de Uberlândia, no ano de 2004. Além de selecionar Senepol, Itamar Netto já atuou como diretor da ABCB Senepol em gestões anteriores.

Hoje, o Brasil é o maior polo de genética da raça no mundo e o primeiro a utilizar a genômica como ferramenta de seleção desse taurino. “Em 18 anos de existência do Senepol no Brasil, estamos vivenciando um crescimento fabuloso. A razão principal deste crescimento se deu por conta de uma verdadeira qualidade da raça. É o único taurino adaptado ao nosso clima que consegue cobrir a pasto em qualquer adversidade de clima quente e úmido, que predomina em nosso País”, diz Itamar Netto. Segundo ele, outras características dos animais, como a precocidade e a rusticidade que a raça imprime em qualquer cruzamento, notadamente com a raça Nelore, foram uma grande alavanca deste crescimento. “O mercado experimentou, constatou e apoiou, resultando neste grande crescimento do rebanho”, finaliza.

O 2º Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol terá, ainda, outros três painéis: Mercado; Pecuária eficiente no pasto; e Programa de Melhoramento Genético da raça Senepol (PMGS) no prato: A visão da cadeia frigorífica/O exemplo da visão do pecuarista de sucesso/A visão necessária ao produtor/A visão da ABCB Senepol.

O evento integra a programação do 2º Mega Encontro Internacional do Senepol, que acontecerá de 30 de agosto a 8 de setembro, no Parque de Exposições Camaru, paralelamente à Exposição de Uberlândia (MG).

Informações adicionais: www.senepol.org.br/megaencontro

Related posts

Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio: NWF avalia a adoção de práticas sustentáveis

Mario

Raça Brahman impressiona pela alta performance na neve

Mario

Quebra de contratos na soja poderia ser evitada com Câmara Arbitral da Bolsa Brasileira de Mercadorias:

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais