Image default
AbelhasNOTÍCIAS

Zootecnista do Paraná é considerado o maior exportador de mel do Brasil

O que começou como uma atividade despretensiosa, apenas para completar a renda e auxiliar nos estudos, virou um exemplo de história de sucesso. O zootecnista e empresário paranaense Carlos Alberto Domingues, de Maringá (PR), é proprietário da ‘Supermel’ e considerado, hoje, o maior exportador do produto no Brasil.

A história do zootecnista com a apicultura começou ainda na universidade, em 1983. Naquela época, ele encontrou no mel um mercado para arcar com os custos dos estudos. O que era um passatempo, em pouco tempo, virou profissão e passou a dar resultados bem além do esperado.

Com o fim da faculdade, a expansão foi inevitável. Nasceu, em 1994, a Apiário Diamante, conhecida como ‘Supermel’. Hoje, a empresa maringaense é a maior exportadora do produto no Brasil, operando em torno de seis mil toneladas por ano, o que corresponde a 12% da produção nacional. O mel é enviado para países como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

“A China é o maior produtor de mel do mundo, com 450 mil toneladas por ano. Só que o mel deles é convencional. Eles têm problemas com resíduos contaminantes e antibióticos, porque acabam aplicando nas colmeias devido a situações sérias de doença”, explicou a reportagem da Folha Rural.

Atualmente, Domingues possui uma carteira de dois mil apicultores espalhados pelo Brasil que fornecem mel. Destes produtores, cerca de 40% são do Paraná. Ele ainda conta com filiais no Ceará e Maranhão, todas com foco no mel orgânico.

“O planeta quer esse mel [orgânico]. Temos um campo gigante para crescer, com grandes pastos apícolas. A apicultura ainda é muito rudimentar em muitos estados com potencial. Nossa produção ainda está concentrada na região Sul e também São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Ceará, Maranhão e Bahia”.

Related posts

Conheça os ganhadores do 30º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável para Espresso!

Mario

Colheita eficiente do café reduz custos na lavoura e agrega valor ao produto

Mario

Café do Circuito das Águas Paulista faz transição de commodity para cafés especiais

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais