Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Abelhas NOTÍCIAS

Zootecnista do Paraná é considerado o maior exportador de mel do Brasil

O que começou como uma atividade despretensiosa, apenas para completar a renda e auxiliar nos estudos, virou um exemplo de história de sucesso. O zootecnista e empresário paranaense Carlos Alberto Domingues, de Maringá (PR), é proprietário da ‘Supermel’ e considerado, hoje, o maior exportador do produto no Brasil.

A história do zootecnista com a apicultura começou ainda na universidade, em 1983. Naquela época, ele encontrou no mel um mercado para arcar com os custos dos estudos. O que era um passatempo, em pouco tempo, virou profissão e passou a dar resultados bem além do esperado.

Com o fim da faculdade, a expansão foi inevitável. Nasceu, em 1994, a Apiário Diamante, conhecida como ‘Supermel’. Hoje, a empresa maringaense é a maior exportadora do produto no Brasil, operando em torno de seis mil toneladas por ano, o que corresponde a 12% da produção nacional. O mel é enviado para países como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

“A China é o maior produtor de mel do mundo, com 450 mil toneladas por ano. Só que o mel deles é convencional. Eles têm problemas com resíduos contaminantes e antibióticos, porque acabam aplicando nas colmeias devido a situações sérias de doença”, explicou a reportagem da Folha Rural.

Atualmente, Domingues possui uma carteira de dois mil apicultores espalhados pelo Brasil que fornecem mel. Destes produtores, cerca de 40% são do Paraná. Ele ainda conta com filiais no Ceará e Maranhão, todas com foco no mel orgânico.

“O planeta quer esse mel [orgânico]. Temos um campo gigante para crescer, com grandes pastos apícolas. A apicultura ainda é muito rudimentar em muitos estados com potencial. Nossa produção ainda está concentrada na região Sul e também São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Ceará, Maranhão e Bahia”.

Related posts

Água, tecnologia e uma pitada de pimenta: café capixaba deixa a seca para trás

Revista Attalea Agronegócios

Apex-Brasil e BSCA assinam renovação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”

Revista Attalea Agronegócios

Abelhas coordenam estratégia de defesa da colmeia

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário