A Netafim é uma empresa israelense especializada, líder e pioneira no segmento de irrigação localizada em todo o Mundo. No Brasil trabalha em praticamente todas as regiões produtoras e em praticamente todas as culturas agrícolas.
Durante a 27ª Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas), que aconteceu de 22 a 24 de junho em Holambra (SP), a empresa apresentou o mais completo portfólio de produtos para irrigação localizada, como: tubos gotejadores, aspersores, microaspersores, tubos flexíveis (FlexNet), filtros e o exclusivo lançamento do NetBow 120mm, a solução ideal para irrigação em vasos menores.
“Além de difundir e incentivar as práticas de irrigação, o propósito da Netafim é demonstrar como é possível produzir mais e melhor, utilizando menos recursos através de tecnologias e irrigação localizada, com gotejamento, microaspersão e aspersão de alta uniformidade, além de aumentar a produtividade. Nosso estande na Hortitec teve uma alta visitação pois todos visitantes do evento quiseram participar da campanha “Orgulhosamente Irrigante” e bater foto em nossa área exclusiva”, conta Ricardo Almeida, CEO da Netafim no Brasil e Mercosul.
O visitante da feira Hortitec, além de encontrar uma vitrine com os melhores produtos para a irrigação por gotejamento para hortifrúti, também pôde conversar com a equipe de especialistas, que apresentou informações sobre as últimas novidades do mercado.
Em entrevista à Revista Attalea Agronegócios, o Engº Agrº Maxwell Soares, especialista agronômico na Netafim Brasil, com enfoque no HF na região Nordeste, enfatizou a importância da irrigação localizada na produção de hortaliças e frutas. “É uma tecnologia que traz ótimos benefícios para o produtor rural, tanto no processo de aplicação de fertilizantes e demais produtos para proteção de cultivos, como também na reposição de água para as plantas. Como a aplicação é feita diretamente no sistema radicular da planta, isto contribui para a diminuição de perdas com lixiviação de nutrientes e de água, fazendo com que o produtor obtenha ótimos resultados em sua colheita”, disse.
Segundo Maxwell, o alcance desta tecnologia entre as culturas é muito grande, pois pode ser utilizada em diversos tipos de espaçamentos e em vários tipos de vazões. “A irrigação por gotejamento localizado pode ser utilizada em diversos tipos de culturas, sejam hortaliças (tomate, cebola, pepino e pimentão) e também frutíferas (como a banana e laranja). E sempre com grande incremento na produtividade, como por exemplo o que é alcançado entre os produtores do Nordeste, onde eu atuo, com média de produtividade de 80 t/ha na cultura da Cebola e no Tomate média de 70 t/ha”, explicou o Especialista Agronômico.
Maxwell apontou, ainda, que a importância da tecnologia empregada na fertirrigação (aplicação de fertilizantes através do sistema de gotejamento localizado) das lavouras está intimamente ligada à economia de fertilizante, por direcionar o nutriente para o sistema radicular das plantas, facilitando a sua absorção e reduzindo perdas por lixiviação. Ainda mais neste momento em que o insumo está muito caro. “O custo benefício do sistema de irrigação está na economia de mão de obra: em áreas em que o produtor utilizava muitas pessoas para fazer a adubação a lanço ele poderá utilizar este sistema com no máximo 1 ou 2 pessoas. Outro ponto também está relacionado ao fato do produtor poder fazer irrigação o ano inteiro e ter produtividade o ano inteiro, independente da ocorrência de veranicos durante o ciclo produtivo ou não. Então, o produtor estará repondo a necessidade hídrica diária de sua lavoura, sem depender unicamente do clima”, finalizou Maxwell Soares.
APOIO: Mariana Cremasco – ALFAPRESS COMUNICAÇÃO
(19) 9.9781-6909
mariana.cremasco@alfapress.com.br