fbpx
Revista Attalea Agronegócios
EVENTOS - DESTAQUES HortiFruti Irrigação

HORTITEC 2022: Netafim destacou a importância na irrigação localizada em hortaliças e frutas

A Netafim é uma empresa israelense especializada, líder e pioneira no segmento de irrigação localizada em todo o Mundo. No Brasil trabalha em praticamente todas as regiões produtoras e em praticamente todas as culturas agrícolas.

Durante a 27ª Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas), que aconteceu de 22 a 24 de junho em Holambra (SP), a empresa apresentou o mais completo portfólio de produtos para irrigação localizada, como: tubos gotejadores, aspersores, microaspersores, tubos flexíveis (FlexNet), filtros e o exclusivo lançamento do NetBow 120mm, a solução ideal para irrigação em vasos menores.

“Além de difundir e incentivar as práticas de irrigação, o propósito da Netafim é demonstrar como é possível produzir mais e melhor, utilizando menos recursos através de tecnologias e irrigação localizada, com gotejamento, microaspersão e aspersão de alta uniformidade, além de aumentar a produtividade. Nosso estande na Hortitec teve uma alta visitação pois todos visitantes do evento quiseram participar da campanha “Orgulhosamente Irrigante” e bater foto em nossa área exclusiva”, conta Ricardo Almeida, CEO da Netafim no Brasil e Mercosul.

Lavoura de Cebola com irrigação por gotejamento na Região Nordeste. (Créditos: Netafim Brasil)

O visitante da feira Hortitec, além de encontrar uma vitrine com os melhores produtos para a irrigação por gotejamento para hortifrúti, também pôde conversar com a equipe de especialistas, que apresentou informações sobre as últimas novidades do mercado.

Em entrevista à Revista Attalea Agronegócios, o Engº Agrº Maxwell Soares, especialista agronômico na Netafim Brasil, com enfoque no HF na região Nordeste, enfatizou a importância da irrigação localizada na produção de hortaliças e frutas. “É uma tecnologia que traz ótimos benefícios para o produtor rural, tanto no processo de aplicação de fertilizantes e demais produtos para proteção de cultivos, como também na reposição de água para as plantas. Como a aplicação é feita diretamente no sistema radicular da planta, isto contribui para a diminuição de perdas com lixiviação de nutrientes e de água, fazendo com que o produtor obtenha ótimos resultados em sua colheita”, disse.

Segundo Maxwell, o alcance desta tecnologia entre as culturas é muito grande, pois pode ser utilizada em diversos tipos de espaçamentos e em vários tipos de vazões. “A irrigação por gotejamento localizado pode ser utilizada em diversos tipos de culturas, sejam hortaliças (tomate, cebola, pepino e pimentão) e também frutíferas (como a banana e laranja). E sempre com grande incremento na produtividade, como por exemplo o que é alcançado entre os produtores do Nordeste, onde eu atuo, com média de produtividade de 80 t/ha na cultura da Cebola e no Tomate média de 70 t/ha”, explicou o Especialista Agronômico.

Lavoura de Tomate com irrigação por gotejamento na Região Nordeste. (Créditos: Netafim Brasil)

Maxwell apontou, ainda, que a importância da tecnologia empregada na fertirrigação (aplicação de fertilizantes através do sistema de gotejamento localizado) das lavouras está intimamente ligada à economia de fertilizante, por direcionar o nutriente para o sistema radicular das plantas, facilitando a sua absorção e reduzindo perdas por lixiviação. Ainda mais neste momento em que o insumo está muito caro. “O custo benefício do sistema de irrigação está na economia de mão de obra: em áreas em que o produtor utilizava muitas pessoas para fazer a adubação a lanço ele poderá utilizar este sistema com no máximo 1 ou 2 pessoas. Outro ponto também está relacionado ao fato do produtor poder fazer irrigação o ano inteiro e ter produtividade o ano inteiro, independente da ocorrência de veranicos durante o ciclo produtivo ou não. Então, o produtor estará repondo a necessidade hídrica diária de sua lavoura, sem depender unicamente do clima”, finalizou Maxwell Soares.

Lavoura de Uva com irrigação por gotejamento na Região de Jales (SP), região Oeste do Estado de São Paulo. (Créditos: Revista Attalea Agronegócios)

APOIO: Mariana Cremasco – ALFAPRESS COMUNICAÇÃO
(19) 9.9781-6909
mariana.cremasco@alfapress.com.br

Related posts

Parceria da EMBRAPA e Agricultura SP contribui para a diversificação de cultivares de uva na região de Jales (SP)

Revista Attalea Agronegócios

Fórum e Exposição ABISOLO 2022

Revista Attalea Agronegócios

Show Rural Coopavel: A CBC Agronegócios apresenta uma nova forma de comprar e vender online

Deixe um comentário