Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
GRÃOS

Geada afeta lavouras de trigo, milho, cevada e aveia do Paraná

De acordo com a Somar Meteorologia, 46 cidades ficaram com os termômetros com valores abaixo de 0ºC.

Lavouras de trigo, milho, cevada, aveia do Paraná foram atingidas por geadas na manhã deste domingo, dia 7. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava (PR), Rodolpho Botelho, esta foi a terceira geada seguida que atingiu o município. “A de anteontem (sexta-feira) foi mais fraca e atingiu regiões de baixada. A de ontem (sábado) foi bem forte, com temperaturas de -3ºC e -4ºC. Já a de hoje foi mais forte, com temperaturas de -4ºC”, comentou.

Segundo ele, as temperaturas ficaram baixas em praticamente todo o estado e os danos poderão ser vistos em diversas culturas. “Pastagens de verão devem ser danificadas, algumas áreas de safrinha de milho tardio vão ter a maturação acelerada, podendo diminuir o peso do grão. Para nós, da região Centro-Sul do estado, de Campos Gerais, Ponta Grossa e Guarapuava, vai pegar alguma coisa de aveia que estava adiantada e cevada e trigo plantados mais cedo”, explicou.

Em Mamborê (PR) um produtor rural gravou um vídeo na manhã do sábado, dia 6, mostrando o tamanho do estrago das lavouras de trigo. “Aqui deu 100% de perda, não salvou uma espiga, tivemos uma geada muito forte, tanto na baixada quanto no alto”.

O produtor rural de Goioerê e ex-presidente da APROSOJA-PR, José Sismeiro, também afirma que a produção do estado vai ser prejudicada. Ele comenta que a cultura mais afetada será o trigo, que já estava em fase de espigamento. “Ontem (sábado) geou muito e esta madrugada também tivemos geadas, mas de menos intensidade. A perda (no trigo) vai ser grande”, disse.

As temperaturas ficaram tão baixas que o produtor rural Eduardo Cassiano relatou que o diesel no filtro das colheitadeiras chegaram a congelar.

De acordo com a Somar Meteorologia, 101 cidades no Brasil tiveram temperaturas iguais ou abaixo de 3ºC na madrugada deste domingo. Destes, 46 cidades ficaram com os termômetros com valores abaixo de 0ºC. Além disso, 158 estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram esta madrugada como a mais fria do ano.

 

FONTE: Canal Rural – Francielle Bertolacini

Related posts

IHARA marca presença na Terrena Agro 2019, em Patos de Minas (MG)

Revista Attalea Agronegócios

Produtores podem contratar seguro agrícola na Rede AgroServices

Revista Attalea Agronegócios

ADAMA lança a ação Cronnos Field para demonstrar em campo a solução contra as doenças da soja

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário