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Campeonato Brasileiro de Torra de Café ocorrerá em Curitiba (PR)

Competição classifica o campeão para o Campeonato Mundial da categoria

Os profissionais de torrefação colocarão seus conhecimentos à prova na busca pelo título do Campeonato Brasileiro de Torra de Café, que será realizado, de 1º a 5 de agosto, no Mercado Municipal de Curitiba (PR). O evento é uma ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceira pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Esta é a segunda edição da competição no país e conta com as empresas Probat Leogap e Lucca Cafés Especiais como anfitriãs. Os torrefadores inscritos terão que planejar e elaborar a melhor torra para o café oficial do evento e passarão por três etapas: treinos com café e equipamentos oficiais para elaborar seu plano de torra; classificação física do café oficial por defeitos e peneira; e torra do café oficial, que será avaliado por um time de quatro juízes sensoriais e um juiz principal.

O júri do campeonato será presidido pelo polonês Lukasz Jura, representante da World Coffee Events (WCE), expert em competições de torra e coordenador dos trabalhos dos juízes na edição de 2017 no Brasil. Esses profissionais analisarão o desempenho dos torrefadores com base em critérios como comparação da torra executada com o plano de torra informado, avaliação sensorial do café torrado e classificação física correta, que é a novidade da competição neste ano e foi incluída por ser uma etapa obrigatória no campeonato mundial. O campeão brasileiro será aquele que for mais fiel à curva de torra planejada e obtiver maiores notas na bebida.

O Campeonato de Torra de Café é classificatório para o World Coffee Roasting Championship, uma das competições promovidas pela WCE, portanto o campeão brasileiro carimbará seu passaporte para a disputa do mundial, que terá data e país informados futuramente.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial é desenvolvido em parceria pela BSCA e Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2018 até o mesmo mês de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br

 

Fonte: Paulo André C. Kawasaki – BSCA – Assessoria de Comunicação 

www.bsca.com.br

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