Política Agrícola

Solicitação de recurso após bloqueio do Garantia-Safra passa a ser feita pela internet

Agricultores familiares que tiveram benefícios bloqueados no Programa Garantia-Safra, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), contam com um novo serviço digital. Agora, o envio e a análise dos requerimentos de defesa podem ser feitos eletronicamente. A automação do serviço foi realizada em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

A facilidade atende produtores rurais que aderiram ao Garantia-Safra e que tiveram a concessão do benefício bloqueada em função da identificação de indícios de não enquadramento nos critérios de elegibilidade. O objetivo do serviço é garantir ao agricultor familiar beneficiário o direito à ampla defesa e contraditório. O potencial de alcance da medida é de 25 mil solicitações por ano.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no Norte de Minas Gerais. Área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), essa região é majoritariamente semiárida e sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Uma vez aderido ao programa, o agricultor poderá ter direito ao benefício quando o estado e município cumprirem os procedimentos referentes ao processo de verificação de prejuízos, e terem sido comprovadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto das culturas produzidas.

Transformação digital

Em um ano e meio, o Ministério da Agricultura já transformou 52 serviços em digitais. Desde março deste ano, quando foram sentidos os primeiros efeitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a pasta já digitalizou 28 serviços.

No final de março, o portal do Mapa migrou para a plataforma Gov.Br, contribuindo para a unificação de canais digitais do governo, atendendo ao disposto no Decreto 9.756

“O ritmo crescente de transformação digital no Ministério da Agricultura é reflexo da nossa parceria e tem o objetivo de oferecer mais serviços e canais para o público do campo, desde a agricultura familiar ao agronegócio”, diz Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital do Ministério da Economia. “Os esforços e o comprometimento dos dois times visam simplificar a vida dos produtores, evitando deslocamentos e oferecendo serviços cada vez mais acessíveis, na palma da mão”, enfatiza.

Related posts

NR-31: Ministério do Trabalho suspende a vigência de item sobre aplicação de agroquímicos

Mario

Selo de certificação do IMA valoriza azeites mineiros

Mario

Pró-Genética e Pró-Fêmeas já têm calendário de eventos para 2019 em Minas Gerais

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais