Cafés EspeciaisEVENTOS - DESTAQUES

Final do 5º Concurso Regional Conilon de Qualidade acontecerá entre os dias 17 e 20 de novembro

O Concurso Regional Conilon de Qualidade é uma iniciativa que busca premiar, reconhecer e incentivar os produtores de Café Conilon (Coffea canephora) de 21 municípios do Extremo Sul baiano e da Costa do Descobrimento. O concurso está em fase de degustação das amostras inscritas para a determinação dos vencedores. Puderam se inscrever nas duas categorias do concurso, lote e microlote, produtores maiores de 18 anos que têm área de produção de café Conilon nos municípios participantes do concurso.

A divulgação dos vencedores será no encerramento da feira itinerante e-Agro,  evento gratuito e em formato híbrido que acontecerá entre os dias 17 e 20 de novembro, em Teixeira de Freitas (BA). A feira contará com a presença de diversos especialistas do país no setor agropecuário e tratará de inovação, tecnologia, sustentabilidade, oportunidades de negócios, palestras etc. Durante a programação do dia de encerramento,  prevê-se além de degustação, a interação e troca de experiências entre os cafés finalistas e os degustadores.

Dentro da programação prevista para o concurso, já aconteceram os Dias de Campo: uma oportunidade de ver em demonstrações práticas assuntos de interesse do produtor e compartilhamento de técnicas que visem a melhoria do processo de produção do café. Este ano os dias de campo ocorreram em Teixeira de Freitas, Itamaraju, Itabela e Porto Seguro.  A programação do concurso inclui ainda o Curso de Análise Física e Sensorial, a ser ministrado pelo R-Grader Gustavo Sturm, produtor rural vencedor do Coffee Of The Year – 2020. A data e a quantidade de vagas está a ser definida.

O Sebrae, um dos idealizadores da e-Agro (juntamente com o sistema FAEB/SENAR), tem desempenhado um importante papel na condução e nas atividades desenvolvidas na premiação. Alex Brito, gerente regional da Instituição, falou sobre a importância do fomento na produção cafeeira para o desenvolvimento da região: “Alavancar a cadeia produtiva do café é o que possibilita  agregar valor à produção e aumentar a comercialização do produto, valorizando principalmente a agricultura familiar, os pequenos e médios produtores, estimulando a sua competitividade no mercado e gerando empregos”.

Ismael Trindade, Gestor de Agronegócio SEBRAE Extremo Sul, comentou: “Estamos apoiando o Concurso do Café Conilon  desde as primeiras edições, e entendemos que eventos como este são de fundamental importância para o desenvolvimento da cafeicultura regional, a qual já vem despontando em números na Bahia e no Brasil. É um Concurso que traz o olhar para a qualidade, e começa a incutir nos produtores que, para produzir bem, precisa cuidar de diversos aspectos de melhoria do negócio.” Ismael completa ainda: “No final ganha o produtor e a região.”

FONTE: Marcos Souto

Related posts

1º Concurso Florada Premiada­­­ supera expectativas com mais de 650 inscrições

Mario

Dia de campo digital discute trigo como opção rentável e fortaleza agronômica

Mario

Governo de SP premia melhores Cafés Especiais do Estado

carlos

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais