Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Cafés Especiais

Minasul embarca cafés especiais para a Ásia

O café da Minasul está de malas prontas. Parte nesta sexta-feira (08/02) com destino a Ásia em um contêiner carregado com vários tipos de grãos, desde os fine cup e good até microlotes especiais, cuidadosamente selecionados para atender os mais variados gostos do mercado chinês.

Esse embarque consolida a parceria Minasul Ásia, cujas negociações tiveram início no ano passado, durante a participação da Minasul na Feira CIIE 2018 – China Internacional Import Expo, em Xangai.

Durante essa Feira, os cafés dos cooperados da Minasul foram apresentados aos consumidores chineses, pela Relações Internacionais da Minasul, Maria Claudia Lucinda Porto e pelo Diretor de Novos Negócios, Luis Henrique Albinati. Durante o evento, mais de 500 cafezinhos foram servidos diariamente aos chineses que se encantaram com os nossos sabores.

De cafezinho em cafezinho, as conversas fluíram, e os negócios também, de forma que o parceiro comercial na China, Sr. Koichiro, esteve esta semana em Varginha para acompanhar o envio do primeiro contêiner de café dos cooperados da Minasul.

O embarque foi cuidadosamente preparado e deixa a cooperativa nesta sexta-feira (8), com destino ao Porto de Santos e de lá parte para Xangai. Dentro de 40 dias, o cafezinho das montanhas de Minas, estará à disposição dos torrefadores chineses, que poderão disponibilizá-los no mercado com opções de diversas fragrâncias e aromas, principalmente mel e flor de laranja.

Koshiro ressalta que os chineses têm paladar aguçado e receptores sensoriais apuradíssimos em razão da experiência milenar do consumo de chás. “É um consumidor que sabe identificar um bom sabor e sabe também valorizá-lo”, afirma.

Ele explica que mesmo a cultura sendo extremamente forte quanto ao consumo de chás, isso não impede que os chineses experimentem outros sabores. “Somos uma cultura aberta à apreciação, tanto que as cafeterias por lá vivem lotadas e fazem o maior sucesso. Os chineses têm o café em um alto padrão de consideração, como se fosse um vinho excelente. Há muito interesse pela bebida”, ressalva.

O avanço de hábitos ocidentais de consumo no país asiático, tem contribuído para elevar as vendas de café verde do Brasil. O aumento do consumo dos chineses, tem criado um mercado promissor para o grão e de acordo com o próprio Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, entre 2008 e 2018, o consumo de café na China passou de 300 mil para 3,8 milhões de sacas – um aumento de mais de 1.000%. Agora, com a Minasul Ásia os cooperados também podem surfar nessa onda.

Com mais esta presença internacional na Ásia, a Minasul confirma seu potencial exportador do café brasileiro, iniciado no ano passado. O primeiro representante foi nos Estados Unidos, seguindo de outro na Europa.

A fórmula deste sucesso, conforme Albinati, é ter excelentes cafés, de variados sabores, para oferecer a esse mercado e propiciar aos torrefadores estrangeiros um formato de negócio que facilite a vida deles, ou seja, oferecer o café brasileiro para pequenas ou médias torrefadoras, em qualquer quantidade, através destes parceiros que os representam. “As pequenas e médias torrefadoras têm grande interesse pelo café do Brasil, mas nem sempre podem compra-lo em grandes quantidades. Esse é o gargalo que estamos contornando com a nossa presença lá e o café em pronta entrega”.

Fonte: Ascom Minasul/CCCMG

Related posts

Mulheres são destaque na produção de cafés especiais em Santa Rita do Sapucaí (MG)

Revista Attalea Agronegócios

Etapa internacional do Cup of Excellence Brazil 2018 ocorrerá em Guaxupé (MG)

Revista Attalea Agronegócios

[André Luis Cunha] – Novos e Bons Ventos

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário