Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Café

Avança Café Viçosa: Modernizar e acelerar o desenvolvimento de tecnologia na produção cafeeira

O programa Avança Café Viçosa tem a chancela da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em parceria com o CENTEV – Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa. O objetivo é desenvolver novos negócios que possam agregar tecnologia à cadeia produtiva do café. Modernizar a produção cafeeira através de soluções tecnológicas, sejam elas, por meio de processos digitais ou de automação. Para isto, o Programa quer reunir pessoas que possam, por meio de startups, desenvolver idéias que possam auxiliar no processo, desde a produção de insumos, plantio, colheita, até a comercialização. A Embrapa incentivar a criação de empresas para solucionar os problemas da agricultura e alavancar o mercado agrícola voltado para a produção de café.

O trabalho é diretamente ligado a EMBRAPA Café, que tem sede em Brasília (DF). Outros programas para o homem do campo estão sendo desenvolvidos pela Empresa Brasileira, como é o caso do Ideas for Milk, para atender a produção leiteira, este programa já está na segunda edição.

Esta será a primeira vez que o Programa Avança Café acontece e as dinâmicas vão reunir em Viçosa e em Lavras especialistas, o pessoal da tecnologia e os produtores rurais, para que possam trocar idéias. “Os técnicos vão entender os problemas e as dificuldades enfrentados na cafeicultura”, disse a Engª Agrônoma Sara Nacarate, coordenadora do Programa Avança Café.

Na programação são duas etapas. A primeira é chamada de prospecção de projetos, onde serão realizadas palestras, visitas ao campo e a formação de equipes para buscar as soluções dos problemas. Na segunda etapa acontece uma imersão de doze semanas, onde os projetos inscritos saem do papel e serão transformados em tecnologia para ir para o mercado. Esta é a etapa de aceleração com o desenvolvimento da idéia, a metodologia será da startup enxuta, que vai da teoria para o momento prático, as empresas vão ter os seus processos validados em todas as etapas.

Assim, teremos problemas definidos, com soluções objetivas e uma visão ampla do mercado, para que as empresas desenvolvidas estejam aptas à comercializar os seus produtos. A tecnologia desenvolvida será das próprias empresas, cabendo a EMBRAPA e ao CENTEV o mérito de promover um programa para auxiliar no desenvolvimento de empresas de tecnologia voltadas para facilitar a vida do produtor rural e neste caso, aqueles relacionados com a cultura cafeeira.

O evento de lançamento acontece no dia 14 de março, na UFV, com a presença de representantes da EMBRAPA e do CENTEV. O público será de estudantes e especialistas da cadeia produtiva do café.

O Programa Avança Café vai oferecer um ambiente favorável para facilitar informações técnicas e orientações administrativas visando que os produtos gerados aqui possam literalmente dar bons frutos e proporcionar sucesso tanto para o produtor rural, como para as startups e para o Brasil, melhorando a qualidade e quantidade do café produzido. Em breve será anunciada qual vai ser a premiação para as melhores tecnologias.

Fonte: Sara Nacarate – Engenheira Agrônoma / Coordenadora do Programa Avança Café
Tais Falquer – Secretaria Executiva – Agente de Aceleração.

Powered by Rock Convert

Related posts

CECAFÉ apresenta demandas à futura Ministra da Agricultura

Revista Attalea Agronegócios

Consumo doméstico de café deve crescer 3,5% ao ano até 2021

Agrishow 2019: APTA apresentará pesquisas para produção de café robusta em São Paulo

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário