AgroRevendasNOTÍCIAS

Lucro líquido e receita do AgroGalaxy disparam em 2021 puxados por maior venda de insumos agrícolas

O AgroGalaxy, uma das maiores plataformas de varejo de insumos agrícolas e serviços voltados para o agronegócio brasileiro, registrou resultados recordes em 2021, com receita líquida de R$ 6,6 bilhões, aumento de 59% em relação a 2020. Desse total, R$ 4,4 bilhões são provenientes de insumos, contra R$ 2,7 bilhões em 2020, atingindo crescimento no ano de 60%.

O EBTIDA ajustado alcançou R$ 394 milhões, aumento de 55% em relação ao ano anterior e margem EBTIDA ajustada de 6,0%, estável em relação à registrada em 2020. Já o lucro líquido totalizou R$ 151 milhões, crescimento de 42% se comparado a 2020. Com esse resultado, o AgroGalaxy repassará, pela primeira vez em sua história, os primeiros dividendos aos seus acionistas, totalizando R$ 28,1 milhões, o que representa R$ 0,17 por ação.

“Nossos esforços pela busca de soluções únicas e inovadoras para o produtor rural brasileiro têm sido recompensados. Os resultados de 2021 são o reflexo do trabalho de cada um que acredita no agronegócio e na nossa companhia”, afirma Welles Pascoal, CEO do AgroGalaxy. “Ao longo do ano investimos muito em geração de demanda e na seleção dos melhores produtos para nosso portifólio: são mais de 2 mil áreas lado-a-lado de testes em campo para oferecer os melhores insumos aos produtores. Além disso, aceleramos o processo de transformação digital, o que também ajudou nos resultados. Tivemos também muito sucesso com nossas aquisições, focando sempre nas empresas líderes em suas regiões de atuação”, completou o executivo.

A expansão de volume orgânico atingiu 28% e preço teve aumento de 15%. Em 2021, foram abertas 21 lojas, e, além disso, as aquisições realizadas no ano adicionaram mais 20 lojas e deram ainda mais robustez à Companhia.

Considerando a receita do ano todo de Boa Vista (conclusão em abril de 2021), Ferrari Zagatto (conclusão em setembro de 2021) e a Agrocat (conclusão em janeiro de 2022), a receita proforma de 2021 do AgroGalaxy teria sido de R$ 8,2 bilhões, a receita de insumos seria de R$ 5,4 bi e o EBITDA ajustado somaria R$ 505 milhões, crescimentos de 97% e 99% respectivamente quando comparado a 2020.

Além dos bons resultados alcançados em 2021, a companhia reafirmou seu comprometimento com práticas sustentáveis: aderiu ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), reviu seu posicionamento ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês) e lançou, em fevereiro de 2022, o Instituto AgroGalaxy, que tem o objetivo de promover conhecimento, educação e inovação aplicada ao desenvolvimento sustentável no campo. Em abril, lançaremos a página de ESG no site de RI e também o Relatório de Sustentabilidade, incluindo nossos compromissos.

Recorde no 4T21

Falando especificamente do 4T21, o AgroGalaxy quebrou recordes. No último trimestre de 2021, a receita líquida da companhia foi de R$ 2,5 bilhões, uma expansão de 65% em relação ao 4T20, com same store sales de 24% e incremento de 20% na receita de insumos por consultor técnico de vendas. Devido ao atraso no plantio da safra de verão, iniciada em outubro, houve concentração dos resultados no 4T20 mais acentuada que a média histórica.

O EBITDA ajustado atingiu a marca de R$ 246 milhões, aumento de 24% em relação ao ano anterior e margem ajustada de 9,8%, 3,2 pontos percentuais menor do que a margem registrada no ano passado. Com a aquisição da Boa Vista em novembro de 2020 e Ferrari Zagatto em junho de 2021, além do crescimento de volume e preços comercializados, houve expansão de 55% na receita de insumos.

Com as 8 novas lojas abertas no último trimestre, o AgroGalaxy fechou o ano com 134 unidades. Em janeiro de 2022, a companhia concluiu a aquisição da Agrocat, empresa que oferece soluções integradas para o agronegócio e cobre 93 municípios nos estados de Mato Grosso e Rondônia, passando a contar com um total de 145 lojas do Pará ao Paraná.

¹ Resultado somado reflete a soma simples das holdings AgroKey, AgroTrends e AgroAdvance.

² Same Store Sales começou a ser calculado trimestralmente a partir do 1T21 e considera as vendas das lojas que estejam operando no 2º ano sem a Boa Vista e Ferrari Zagatto, bem como as informações de volume e preço.

³ Considera a média de CTVs nos períodos analisados e exclui os CTVs da Boa Vista e Ferrari Zagattoem 2021, dado que passaram a ser consolidadas a partir de 1º de abril e 1º de setembro, respectivamente, e não para todo o período.

Plataforma digital iniciou em outubro de 2020.

5 Lucro bruto ajustado: desconsidera os ganhos ou perdas com variação no valor justo de commodities e considera os ganhos ou perdas com variação cambial ajustados no EBITDA para fins de apuração da margem.

6 EBITDA ajustado e Lucro ajustado: os ajustes realizados são demonstrados na tabela do Anexo II.

7 Dívida líquida ajustada: o ajuste realizado é demonstrado na seção de Estrutura de Capital.

8 Considera o EBIT ajustado, ou seja, excluindo o efeito das IFRS 16, amortização de mais valia (combinação de negócio) e IRPJ/CSLL e a Dív. Líquida ajustada descrita no item acima. Não considera EBIT ajustado LTM das aquisições.

Sobre o AgroGalaxy

O AgroGalaxy é uma das maiores plataformas de varejo e de serviços voltados para o agronegócio brasileiro, atuando na comercialização de insumos agrícolas, produção e beneficiamento de sementes, originação, armazenamento e comercialização de grãos, além de prestação de serviços financeiros e agrícolas, atuando com marcas com mais de 30 anos de atuação no mercado.

Companhia listada no Novo Mercado, o Agrogalaxy (AGXY3) é composto pelas marcas Rural Brasil, Sementes Campeã, Agro100, AgroFerrari, Sementes Boa Nova, Grão de Ouro, Boa Vista, Ferrari Zagatto e Agrocat, servindo 13 milhões de hectares de área plantada. A companhia tem como missão tornar-se o maior varejista agrícola do País, gerando valor para o produtor brasileiro, colaboradores, comunidades, meio ambiente e acionistas. Hoje temos 145 lojas em 12 estados do Brasil, atendendo cerca de 24 mil clientes.

FONTE: Victor Triveloni: (11) 9.4503-3277 | victor.triveloni@idealhks.com
Ideal H+K Strategies

Related posts

Variedades de cana de açúcar criadas na UFSCAR representam 64% do cultivo em SP e MS

Mario

50ª EXPOAGRO: Franca (SP) sediará a etapa final do Circuito Nacional de Marcha de Muares

Mario

Queijo artesanal de Salvaterra, Ilha do Marajó conquista mercado nacional

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais