fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Cafés Especiais EVENTOS - DESTAQUES

Confira os vencedores do 14º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas (MG)

Oitenta e oito cafeicultores do município participaram da décima quarta edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas (MG). A cerimônia de premiação aconteceu no último sábado (25), na sede da Assodantas (Associação dos Agricultores Familiares do Córrego D’Antas), e contou com a participação de produtores rurais, representantes de entidades organizadoras e outras autoridades.

Este ano, o concurso recebeu 92 amostras nas 5 categorias da competição. Todos os cafés inscritos foram submetidos à análises físicas e sensoriais, seguindo uma metodologia internacional que avalia atributos como aroma, sabor, acidez, corpo e finalização.

Na estreante categoria Café Orgânico, o grande vencedor foi Ivanir Antônio, com a pontuação média de 84,35. A primeira colocação da categoria Café Natural ficou com Ana Maria Cagnani Leite, que atingiu a pontuação de 85,05. O campeão da categoria Café Natural Microlote, com 84,95 pontos, foi Márcio Junqueira Souza e Silva.

Já a categoria Café Cereja Descascado garantiu o primeiro lugar a André Luis Gonçalves, com 84,5 pontos, e na categoria Café Cereja Descascado Microlote, a vencedora foi Ana Maria Cagnani Leite, com pontuação média de 84,5.

“Apesar das dificuldades enfrentadas pelos produtores, principalmente neste ano, com geada e falta de chuva, estamos muito felizes com o recorde de participação pelo segundo ano consecutivo. Isso mostra que o concurso está em constante crescimento e que valoriza o trabalho dos cafeicultores da nossa cidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano, que aproveitou o evento para anunciar uma novidade. “Em novembro, Poços de Caldas (MG) marcará presença na Semana Internacional do Café, considerada uma das maiores e principais feiras do mundo.”

Durante a cerimônia de premiação, os organizadores também prestaram uma homenagem ao produtor rural Luis Carlos Zanette, que participou de todas as quatorze edições do concurso, além de estar à frente da Assolima (agora Agripoços), uma cooperativa que reúne mais de 70 famílias de diversas cidades da região.

Live
O resultado do 14º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas foi revelado no dia 22 de setembro durante uma live transmitida pelo Facebook, que alcançou, até o momento, mais de 3 mil pessoas. Além da divulgação dos vencedores, o evento online realizou o leilão das sacas premiadas, que foram arrematadas por valores entre R$ 1.250 e R$ 2.650.

Em vídeo gravado e exibido na abertura da live, o presidente da Café Poços, João Senna, parabenizou os participantes e destacou a qualidade dos cafés produzidos na cidade. “Nossa região é considerada excelente para a produção de cafés especiais devido à uma série de fatores, como clima agradável e ameno, terras férteis e vulcânicas e boa altitude, garantindo condições ideais para a produção de cafés de alta qualidade. Então, parabenizo todos os cafeicultores que, com muito trabalho, elevam o nome de Poços de Caldas como uma cidade que produz excelentes cafés.”

Promovido pela Prefeitura de Poços de Caldas, Café Poços, IF Sul de Minas e Emater MG, o 14º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas conta com o apoio da Cristais São Marcos, Assolima, Assodantas, Sindicato dos Produtores Rurais, Sebrae e Associação Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas. O patrocínio é da Coopama, Sicredi e Bourbon Specialty Coffees.

Resultado

Categoria Café Orgânico
1º lugar – Ivanir Antônio – 84,35
2º lugar – Paulo Henrique Marquezini Leite – 83,65
3º lugar – Ademir Antônio – 83,60

Categoria Café Cereja Descascado Microlote
1º lugar – Ana Maria Cagnani Leite – 84,5
2º lugar – Cleber Nery Morais – 83,55
3º lugar – Edilaine Zaneti Morais – 83,25

Categoria Café Cereja Descascado
1º lugar – André Luis Gonçalves – 84,5
2º lugar – Caio Eduardo Junqueira – 83,6
3º lugar – Ruth Maria Arruda Camargo Junqueira – 83,55

Categoria Café Natural Microlote
1º lugar – Marcio Junqueira Souza e Silva – 84,95
2º lugar – Sebastião Carlos Bertozzi – 84,4
3º lugar – Marcelo Morais – 84,3

Categoria Café Natural
1º lugar – Ana Maria Cagnani Leite – 85,05
2º lugar – Francisco Marinaro – 84,95
3º lugar – Gustavo Henrique Dias Dalava – 84,4

Related posts

Show Rural Coopavel 2019: Monitor GFX-750™ e solução Field-IQ ISOBUS são destaques da Trimble

Evento da EMBRAPA discute tecnologias para produção de milho orgânico

Revista Attalea Agronegócios

Novidade do Ranking Nacional de Girolando será lançada na Megaleite 2019

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário