Agricultura Natural

[Afonso Peche Filho] – O que significa Agricultura Regenerativa

AFONSO PECHE FILHO
Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas

Contato: https://www.facebook.com/afonso.pechefilho

A agricultura regenerativa é um sistema de produção focado na revitalização dos agroecossistemas. Concentra esforços nas funcionalidades do solo. Tem como objetivo desenvolver modelos de manejo regenerativos a partir da opção de produção econômica feita pelo agricultor.

A estratégia de manejo regenerativo busca revitalizar as diversas funções do solo como; armazenar, nutrir, alimentar, hidratar, proteger, abrigar, oxigenar, agregar, suprimir, entre outras mais complexas. Alguns eixos propositivos são adotados na regeneração do solo, como aumento da biodiversidade, sequestro e armazenamentos de carbono, melhoria do ciclo da água, no aprimoramento dos serviços ambientais, no aumento da resiliência às mudanças climáticas e no fortalecimento da saúde e vitalidade do solo agrícola.

O objetivo é melhorar e conservar a capacidade produtiva das terras através de uma variedade de práticas em combinação, como por exemplo: manutenção da máxima cobertura verde, cobertura morta, uso de rotação tripla, adição de materiais compostados e reciclagem da maior quantidade possível de resíduos agrícolas.

Com a revitalização, cessa o processo erosivo, a saúde do solo melhora progressivamente, abrigando menos pragas e patógenos, reduzindo a dependência de insumos tecnológicos, e o uso tende diminuir, aumentando a renda. O esquema abaixo apresenta algumas das múltiplas funções do solo revitalizado.

Related posts

[Cleidiane de Andrade Ferreira] – Ácaros predadores edáficos no controle biológico

Mario

[Ana Maria Primavesi] – A Fauna Edáfica

Mario

[Ana Maria Primavesi] – Técnicas de cultivo na Agricultura Ecológica: Toda a vida depende do solo.

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais