fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Agricultura Natural

[Ana Maria Primavesi] – Controle o seu diagnóstico

ANA MARIA PRIMAVESI

Engenheira Agrônoma, nascida e formada na Áustria em 1920. Foi a primeira agrônoma a afirmar que o solo tem vida. Durante seu período de faculdade a Europa enfrentava a 2ª Guerra Mundial e ela persistiu em seus estudos, determinada a estudar o solo, sua grande paixão. Casou-se com Artur Primavesi ainda na Áustria e o casal imigrou para o Brasil, onde viveram em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Ícone da Agricultura Ecológica, escreveu o livro que seria o divisor de águas na compreensão da prática natural da agricultura: “Manejo Ecológico do Solo”. Além desse, outros livros foram publicados e que foram relançados pela Editora Expressão Popular (https://www.expressaopopular.com.br/)

Contato: https://www.facebook.com/anamariaprimavesi

Sempre surgirão dúvidas sobre se o diagnóstico feito no campo estará certo ou se terá sido confundida uma deficiência com outra. Daí a necessidade do auxílio das seguintes noções:

Seca
Provocadas pela seca prolongada são sempre as deficiências em: boro, zinco, ferro, manganês, cobre, enxofre e nitrogênio.

Chuva
Provocadas pelo excesso de umidade são as deficiências em: potássio, magnésio, fósforo, cálcio. Em época fria, deficiências em nitrogênio e potássio.

Queda das folhas
Excessiva queda das folhas: No tempo da florescência, falta potássio. Cedo no outono ou depois de um tempo chuvoso, falta magnésio.

As flores
Formação de botões muito escassa ou nula, deficiência em: boro, cobre, nitrogênio, zinco, manganês, fósforo. (Quando há falta permanente destes elementos, sobretudo em plantas anormalmente altas, falta cálcio).

Caem os botões
Os botões tornam-se cloróticos e caem, falta: nitrogênio, boro ou ferro. (Quando a deficiência surge mais tarde, na época). Os botões apodrecem nas pontas: falta de cálcio.

Caem as flores
As flores murcham sem formar frutas, falta: potássio ou cálcio. (Em épocas desfavoráveis durante a florescência).

Caem as frutas
As frutas caem – quando ainda pequeninas, apresentando coloração escura – falta boro. Mais ou menos no fim do segundo e do terceiro mês, falta cobre. Antes de amadurecer falta fósforo ou potássio.

Related posts

MAPA atualiza regulamento para produção de orgânicos no Brasil

Revista Attalea Agronegócios

EMBRAPA Cerrados destaca uso de drones no controle biológico de pragas

[Ana Maria Primavesi] – Técnicas de cultivo na Agricultura Ecológica: Toda a vida depende do solo.

Deixe um comentário