fbpx
Revista Attalea Agronegócios
NOTÍCIAS Política Agrícola

Secretaria de Agricultura de SP comemora 130 anos com entregas e assinatura de convênios

Um grande evento nesta terça-feira, dia 30, marcou o aniversário de 130 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP), ocorrido oficialmente no último dia 11 de novembro. O evento aconteceu no Instituto Agronômico (IAC), órgão da SAA, onde o vice-governador, Rodrigo Garcia, o Secretário de Agricultura, Itamar Borges, e o secretário-executivo da Pasta, Francisco Matturro, promoveram descerramentos de placas de inauguração de laboratórios, fizeram entregas tecnológicas e assinaram convênios, além de realizarem homenagens aos personagens que fazem parte da história da Secretaria de Agricultura e do Agro Paulista e Nacional, com a presença de pesquisadores e servidores da Apta, dos Institutos, da CATI, da Defesa Agropecuária e Codeagro.

Durante o evento foram feitas as seguintes assinaturas, entregas e homenagens:

• Assinatura de adesão ao SISBI;
• Assinatura de Protocolo de Intenções com a CEPLAC para pesquisa com cacau;- Lançamento do Portal de Valor da Produção Agropecuária do IEA;
• Entregas tecnológicas de 6 novas cultivares de feijão, 4 novas cultivares de mandioca e da Ração Sustentável para Aquicultura;- Inaugurações de 4 laboratórios;
• e as Homenagens aos servidores em atividade com mais tempo de serviço da SAA, aos ex-secretários de Agricultura e Abastecimento do Estado, e às mulheres paulistas entre as mais poderosas do agro brasileiro eleitas pela Revista Forbes.

Itamar Borges, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“Me sinto muito privilegiado para, neste momento dos 130 anos, estar como Secretário de Agricultura e ser o interlocutor da Secretaria, dos colaboradores, das entidades, da agricultura e do agricultor com nosso Governo. Mais que isso, chegar lá no Governo e receber apoio de João Doria e Rodrigo Garcia. Obrigado por essa oportunidade”, disse Itamar Borges, ao falar das unidades de pesquisa, defesa e extensão da Secretaria em todo o Estado e lembrar do investimento recorde na pesquisa de R$ 52 milhões para os institutos de pesquisa, o triplo do maior investimento feito até então.

“Nós enfrentamos o maior desafio da nossa geração. Essa pandemia nos ensinou muito a acreditar em ciência, ensinou que o investimento na pesquisa dá resultado e foi graças a esses investimentos que São Paulo deu uma luz para o Brasil com a vacina. No agro isso se repete. Temos tido a oportunidade de anunciar muitos novos investimentos da Secretaria, mas sabemos dos desafios que temos que enfrentar”, falou o vice-governador Rodrigo Garcia.

Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo.

O evento

Foram descerradas as placas de inauguração de 4 laboratórios com valor de, aproximadamente, R$1,8 milhões em investimentos no Laboratório de Aves e Ovos do Instituto de Zootecnia, no Laboratório de Experimentação de Sanidade de Peixes do Instituto de Pesca, na Planta-Piloto de Processamento Térmico do Instituto de Tecnologia de Alimentos e na Reforma do Laboratório de Doenças de Suínos do Instituto Biológico.

Com a presença da Superintendente do Ministério da Agricultura em São Paulo, Andreia Moura, foi assinada a adesão ao SISBI que irá possibilitar que produtos registrados no SISP possam ser comercializados em outros estados proporcionando geração de emprego e renda para as indústrias localizadas no Estado de São Paulo.

Já com o Presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) foi assinado o convênio para o Programa Pró-Genética que prevê a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino do Estado de São Paulo, com estímulo ao aumento da produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais, por meio do uso de touros zebuínos.

Também foi feita a assinatura de Protocolo de Intenções com a CEPLAC para pesquisa com cacau, o lançamento do Portal de Valor da Produção Agropecuária do IEA (Instituto de Economia Agrícola) e as entregas tecnológicas de 6 novas cultivares de feijão, 4 novas cultivares de mandioca e da Ração Sustentável para Aquicultura.
Como parte da celebração dos 130 anos da SAA foram homenageados os servidores em atividade com mais tempo de serviço. Os funcionários homenageados foram: Máriko Vieira (Administração Central, desde 1975); Luiz Tanihara (CATI/CDRS, servidor desde 1973); Iolanda Lurdes Souza (IAC-APTA, servidora desde 1966); João Belato (Codeagro, servidor desde 1972); José Pasquino Anselmo (Defesa, servidor desde 1967).

Os ex-secretários também foram agraciados. Ainda houve oportunidade para homenagear as mulheres paulistas mais poderosas do AGRO brasileiro em ranking divulgado pela revista Forbes.

Estiveram presentes no evento: Arnaldo Jardim, deputado federal; Herculano Passos, deputado federal; Dirceu Dalben, deputado estadual; Dário Saadi, Prefeito Municipal de Campinas; Edinho Araújo, prefeito de São José do Rio Preto; Duarte Nogueira, ex-secretário de Agricultura e prefeito de Ribeirão Preto; José Nazareno, prefeito de Hortolândia; Gustavo Reis, prefeito de Jaguariúna; João Leandro, prefeito de Santo Antônio da Posse; Luiz Dalben, prefeito de Sumaré; Hamilton Bernardes, prefeito de Pedreira; Vereador Zé Carlos, presidente da Câmara de Campinas; Arnaldo Salvetti, vereador de Campinas; Orlando Melo de Castro, Coordenador técnico da SAA; Ariel Mendes, assessor técnico da SAA; Alexandre Grassi, Coordenador da CATI/CDRS; Luiz Bianco, Coordenador da Defesa Agropecuária; Sergio Tutui, Coordenador da APTA; Marcos Landell, Diretor do IAC; Celso Vegro, Diretor do IEA; Ana Eugênia de Carvalho Campos, Diretora do Instituto Biológico; Cristiane Neiva, Diretora do Instituto de Pesca; Eloísa Garcia, Diretora do ITAL; Enilson Ribeiro, Diretor do Instituto de Zootecnia; Celso Matsuda, Coordenador da Codeagro; Daniel Gomes, Diretor da APTA Regional; Ricardo Lorenzini, Chefe de Gabinete da SAA; Edivaldo Del Grande, presidente da Ocesp; Eduardo Romão, vice-presidente da Orplana, entre diversas lideranças e servidores da SAA.

Related posts

ESPECIAL: Ensaio de Variedades de Soja da Dedeagro reúne mais de 250 produtores na Fazenda São Jorge

Revista Attalea Agronegócios

Mudas de Café: Entidades e Cafeicultores pleiteiam ao secretário Itamar Borges alterações na Resolução SAA nº 49

Revista Attalea Agronegócios

8ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário