Cafés EspeciaisEVENTOS - DESTAQUES

Região da Alta Mogiana premia os Melhores Cafés no 20º Concurso de Qualidade do Café

Premiação acontecerá em 04 de novembro, mostrando a excelência da Alta Mogiana em 20 anos de Concurso de Qualidade e 200 Anos de História da cafeicultura na Região da Alta Mogiana

Muita expectativa entre os cafeicultores da Região da Alta Mogiana e em toda a cadeia produtiva de cafés especiais do Brasil e do Mundo. No dia 04 de novembro, em um evento histórico, acontecerá a Solenidade de Premiação do 20º Concurso de Qualidade o Café da Região da Alta Mogiana e o 4° Concurso das Cerejas do Café.

Organizado pela AMSC – Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região da Alta Mogiana, o evento contará com o patrocínio da Vittia, FMC, Bunn, Lallemand, Lalcafé, Pinhalense, Syngenta, Nucoffee, DCS Seguros, Coopercitrus, Case iH / Tracan, Carmomaq, Cafebras, Doca Complexo Cafeeiro, AgroCP e Sicoob Credicitrus. Os armazéns credenciados são: AGAM, COCASUL, COOPERCITRUS, COCAPEC, COCAPIL, COOPERFRAN, PENEIRA ALTA e OURO VERDE.

Conta ainda com o apoio da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Franca. Mais uma vez, a Revista Attalea Agronegócios é a Mídia Oficial do evento.

“Estamos muito felizes em promover este concurso histórico para a região e para toda a cafeicultura brasileira. Mais uma vez cumprimos o nosso objetivo de selecionar os melhores cafés desta renomada região cafeeira, incentivando os produtores na melhoria contínua pela qualidade”, afirmou Edgard Bressani, presidente da AMSC.

Participam do concurso os produtores de cafés estabelecidos na Região da Alta Mogiana que tenham propriedades nos municípios paulistas de Altinópolis, Batatais, Buritizal, Cajuru, Cassia dos Coqueiros, Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Santo Antônio da Alegria, Nuporanga, São José da Bela Vista; e nos municípios mineiros Capetinga, Cassia, Claraval, Ibiraci, Itamogi, São Tomaz de Aquino e São Sebastião do Paraíso.

Estão impedidos de participar os membros da Comissão Organizadora do Concurso, bem como proprietários e sócios dos armazéns credenciados.

Serão avaliados cafés Arábicas em duas categorias: a Natural (via seca/via úmida) e Fermentado (fermentações induzidas ou controladas)

O concurso contará com quatro etapas, sendo que a 1ª etapa foi a entrega das amostras, de acordo com regulamento estabelecido pela Comissão Organizadora do concurso.

A 2ª etapa aconteceu entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022 e contou com a participação de degustadores de café convidados pela Comissão Organizadora ou classificados na prova de seleção de juízes do 20º Concurso de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana: Caio Pereira, Cássio Moreira, Douglas Patrocínio, Gabriel Junqueira, João Vitor, Juliana Bonamin, Matheus Tinoco, Rafael Gonçalves, Rafael Mendes, Rodrigo Esper, Tallys Conrado e Victor Hugo.

Confira os cafeicultores classificados na 2ª Etapa nas Categorias Natural, Fermentados e Cerejas nas tabelas abaixo.

A 3ª etapa consiste na Auditoria. “Todos os cafés aprovados na pré-seleção deverão ser preparados e depositados nos armazéns credenciados, sendo esse processo de inteira responsabilidade do produtor. Depois de estocados os lotes, um membro da Comissão Técnica irá aos armazéns auditar e recolher 04 quilos de amostra para a etapa seguinte. Caso o lote seja transferido para um armazém diferente daquele no ato da inscrição, um documento de entrada de depósito deverá ser apresentado. A amostra retirada será dividida em quatro vias de 1 kg, devidamente lacrada pelo armazém e entregue ao auditor. A auditoria dos lotes nos armazéns credenciados acontecerá entre os dias 18 e 25/10/2022”, explicou Gabriel Borges, gestor da AMSC.

A 4ª e última etapa do concurso será a do Juri e Seleção e acontecerá entre os dias 1º e 03 de novembro, na Doca Completo Cafeeiro, na cidade de Franca (SP). “No dia 03, até as 13 horas, realizaremos o ranqueamento oficial. No período da tarde, acontecerá o Top 10 aberto ao público e um painel dos juízes com os produtores”, explicou Gabriel Borges.

Para o julgamento oficial da fase final, a Comissão Organizadora do do 20º Concurso de Qualidade o Café da Região da Alta Mogiana e o 4° Concurso das Cerejas do Café foram convidados: Hugo Rocco (Moka Clube), Georgia Franco (Lucca Cafes Especiais), Jose Naves (Nucoffee Syngenta), Leonardo Custodio (Mantissa), Paula Dulgeroff (Mundo Cafe), Gabriel Antonio Alves Borges (Cafebras) e Julio Ferreira (como Head Judge).

Tradicionalmente, a AMSC promove a venda dos lotes finalistas em leilão, com diferenciais de preço acima do mercado, sendo que todos os lotes vendidos irão conter o selo de Origem e Qualidade da Região da Alta Mogiana.
A cerimônia de premiação do 20º Concurso de Qualidade o Café da Região da Alta Mogiana e o 4° Concurso das Cerejas do Café. acontecerá no dia 04 de novembro de 2022, às 19 horas.

Related posts

TOP FARMERS 2018: Reflexões se aprofundam, com perspectivas positivas para futuro próximo

Mario

Massey Ferguson apresenta nova solução de plantio com tecnologias integradas na Agrishow

Mario

Paixão pelo Café que passa de Geração em Geração

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais