Equinos e Muares

Por que devo oferecer suplementos para o meu cavalo atleta?

Além de auxiliar o animal a obter o melhor desempenho em pista, a suplementação adequada ainda é capaz de prevenir lesões em equinos de alto rendimento.

Para alcançar os melhores resultados, o cavalo atleta, que é submetido a uma rotina de treinamentos e provas das mais variadas modalidades equestres, necessita de níveis adequados de vitaminais, minerais e aminoácidos. Por isso, o uso de suplementos adequados é de extrema importância, já que quando falta energia, falta disposição para trabalhar e uma predisposição às lesões.

Bruna Fabro dos Santos, médica-veterinária da Botupharma, explica que a suplementação é necessária para que o cavalo atleta atinja os níveis ideais de nutrientes para os treinamentos, provas e viagens. “Suplementos adequados têm maior biodisponibilidade de nutrientes, garantindo que o organismo do animal possa absorvê-los para oferecer o suporte nutricional extra de substâncias que o cavalo atleta precisa para atingir a alta performance esportiva”.

Mas os benefícios da suplementação adequada para o cavalo não param por aí. Afinal, ela ainda ajuda na prevenção de lesões. “A suplementação ideal é aquela que além de aminoácidos, vitaminas e minerais que favoreçam a resistência e o ganho de massa muscular, contenha ingredientes que auxiliem o cavalo na recuperação muscular e evitem a fadiga pós-prova. A fadiga, causada pela alta concentração de ácido lático nos músculos, pode causar injúrias no tecido muscular resultando em dor, diminuindo o rendimento dos animais e afastando-os das competições”, frisa Bruna.

Ainda de acordo com a médica-veterinária, é importante observar que nem todo feno ou mesmo a pastagem possuem os níveis nutricionais adequados para atingir as exigências dos animais. Haja vista as inúmeras variáveis – como as condições de fertilidade de solo, o estágio de maturação da forragem, por exemplo – que podem influenciar diretamente na qualidade da alimentação que é fornecida aos animais, seja ele atleta de alto rendimento ou não. Por isso, a suplementação pode ser necessária, não apenas para os atletas, mas, muitas vezes, para os equinos em geral, visando manter a boa saúde.

Qual suplemento oferecer?

O suplemento deve ser escolhido levando em conta o tipo de exercício, a frequência, a quantidade de esforço exigida e variações individuais fisiológicas como crescimento, lactação, reprodução e senilidade.

Hoje em dia, há suplementos disponíveis para cavalos atletas que são formulados com matérias-primas de alta qualidade e no doping, como é o caso da linha de produtos da Botupharma. Entre eles, há o Pro-Speed, que é uma suplementação de vitaminas, minerais e aminoácidos indicada para equinos em treinamento e potros.

Outro produto da Botupharma que pode oferecer inúmeros benefícios ao cavalo atleta é o Pré-Racing, que é indicado para os cavalos de todas as modalidades. “É um dos mais completos do mercado, pois possui maltodextrina que libera energia gradualmente para que o animal consiga ter um excelente desempenho. Ainda possui creatina e alanina, que aumentam a força de contração muscular e ingredientes que auxiliam na recuperação pós-prova como a glutamina”, finaliza Bruna.

Related posts

Retenção de placenta em éguas

Mario

Controle da dor em equinos: O que é e quais as formas de tratamento.

Mario

Começa no dia 14 a 38ª Exposição Nacional do Cavalo Campolina.

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais