Velactis traz ganhos em manejo, saúde do úbere e bem-estar
Com o advento das práticas de bem-estar animal, o setor de pecuária repensou a secagem das vacas leiteiras em busca de manejos que propiciem mais conforto e qualidade de vida para os animais.
O período seco é uma necessidade fisiológica das vacas. O procedimento ocorre cerca de 60 dias antes da data prevista de parição e marca o período de transição entre a lactação atual e a seguinte, garantindo um importante descanso.
Em busca de uma solução que facilite o processo e garanta o bem-estar dos animais, a Ceva Saúde Animal desenvolveu o Velactis, primeiro e único facilitador de secagem existente no mercado para as vacas de alta produção.
O produto inibe a secreção da prolactina, o que reduz a produção de leite e facilita a secagem. A ação do Velactis não é no úbere, mas sim central, por isso é aplicado em uma única dose intramuscular no momento da secagem.
A utilização do produto nas fazendas traz uma série de resultados positivos para os produtores. Na Granja São Roque, localizada em Chapecó, Santa Catarina, o produto é utilizado há cerca de quatro anos e os benefícios no rebanho são crescentes.
“Introduzimos o produto na fazenda como forma de experimento e acabamos vendo resultados satisfatórios. Atualmente, utilizamos o Velactis em 100% dos nossos animais que são secados. Uma das principais vantagens que percebemos foi no manejo. Na fazenda, temos lote único, e por isso não conseguimos reduzir a alimentação das vacas na época de secagem. Com o produto, secamos animais com produção acima de 30 litros de leite e no outro dia já notamos uma redução de úbere fantástica, com ele desinchado, sem leite, logo após a secagem. Isso fez com que víssemos a grande funcionalidade do facilitador de secagem na propriedade”, conta o produtor de leite da granja São Roque, Felix Junior.
Com a introdução do Velactis no rebanho, a propriedade consegue também otimizar sua produção, garantindo mais tempo produtivo das vacas no leite.
“Utilizamos na fazenda o controle leiteiro, e na análise vimos a queda de CCS nas vacas que utilizam o produto”, conta Junior. Os baixos índices de CCS indicam que as vacas estão com o úbere saudável e, consequentemente, que o leite produzido é de boa qualidade. “Antes o nosso protocolo de secagem já era de utilização de antimastítico e selante de teto e acabamos introduzindo o Velactis no processo. Hoje, conseguimos notar nas vacas que utilizam essa combinação de produtos uma grande queda da CCS”, explica Junior.
O uso do Velactis nas fazendas proporciona benefícios em todas as fases produtivas, com auxílio na produção, secagem e na lactação seguinte. O produto diminui o descarte de leite, reduz drasticamente a incidência de mastites, o que proporciona economia com a compra de antibióticos e de mão de obra. Além disso, a saúde do animal é preservada, o que significa menos enfermidades e descarte de animais.
Sobre a Ceva Saúde Animal
A Ceva Saúde Animal é atualmente a 6ª maior empresa de saúde animal do mundo, presente em mais de 110 países tem sua atuação focada na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia, e produção (bovinos, suínos, equinos e aves). Mais informações disponíveis no site: www.ceva.com.br
Fonte: Gisele Assis – Tantas Comunicação