Bovinos de LeiteEVENTOS - DESTAQUES

Abertura da 16 ª ExpoFrísia destaca a importância da inovação para o desenvolvimento do agronegócio

Tecnologias apresentadas nos eventos contribuirão para o desenvolvimento da região. ExpoFrísia acontece em conjunto com o 6 º Digital Agro até o dia 29 de abril no Parque Histórico de Carambeí (PR).

A 16ª ExpoFrísia foi oficialmente aberta ontem (27) no Parque Histórico de Carambeí, em Carambeí (PR). A abertura do evento contou com a presença do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; da prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso; da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt; o presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Renato Greidanus; além do Conselho de Administração, superintendência e colaboradores da Frísia, realizadora da feira. Este ano, a ExpoFrísia está acontecendo em conjunto com Digital Agro e ambas irão reunir mais de 5 mil visitantes para discutir “Tradição em inovação” até o próximo sábado (29). 

Durante o seu discurso, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, explicou que nos próximos 10 anos o mundo precisa aumentar em 20% a sua produtividade para alimentar o crescimento da população no planeta e os estudos dizem que destes 20%, 80% será produzido na América Latina, e destes 80%, 70% serão produzidos no Brasil. “Nós seremos, cada vez mais, não apenas o celeiro do mundo, mas sim o supermercado do mundo e as nossas cooperativas do Paraná estão cada vez mais indo para esse caminho, que é o caminho da indústria de transformação de alimentos. O Paraná é hoje considerado o estado mais sustentável e inovador do Brasil, fruto do trabalho das nossas Cooperativas, das nossas startups, das empresas que estão expondo aqui hoje”, afirmou o governador.  

Renato Greidanus, presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, comentou que inovar faz parte da história da Cooperativa, que contribui e continuará contribuindo para o desenvolvimento do estado. “Estamos muito próximos a comemorar nossos 100 anos, mas tenho certeza que ao longo desta história não esquecemos de inovar e buscar novas soluções. Este evento é uma demonstração disso, temos aqui empresas, produtores, governo, prefeitura e juntos estamos construindo um Paraná mais pujante, que quer o melhor para a sua população”, comentou.

“Nós estamos em um ambiente que talvez represente aquilo que deu certo no principal ramo de atividade de economia do Paraná, que é ser produtor de alimentos e fibras. Aqui está a prova de que fazer bem feito vale a pena. Eu sei que é trabalhoso, todos nós sabemos, e não é do dia para a noite que a gente obtém resultados expressivos e seguindo esse exemplo, a nossa agricultura paranaense está evoluindo de forma muito competente” afirmou o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, durante a abertura. 

“A Frísia com quase 100 anos inova desde o início. Isso faz a região ser uma das mais inovadoras do estado. Não faz mais sentido falar em rural e urbano, a força do rural move o urbano e a tecnologia do urbano move o rural”, afirma o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, que também marcou presença no evento.

“É um prazer Carambeí receber tantos visitantes e ter a Cooperativa Frísia como parte integrante da nossa história. Hoje é um orgulho estarmos sediando a 16ª edição da ExpoFrísia e o 6º Digital Agro. Nesses três dias o que há de mais tecnológico está aqui”, comentou a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso.

A cerimônia também contou com a presença do presidente da Fundação ABC, Peter Greidanus; do diretor presidente da Agrária, Adam Stemmer; do diretor presidente da Capal, Erik Bosch; do diretor presidente da Castrolanda, Willem Bouwman; e do presidente APCBRH (Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), João Guilherme Brenner.

Premiação destaque do ano
Os visitantes presentes também puderam participar da cerimônia de Premiação Destaques do Ano, que tem como objetivo valorizar o trabalho e produção dos cooperados Frísia, além de sua participação nos eventos técnicos e sociais da cooperativa.

Os grandes vencedores foram: 
Produtividade Pecuária Suínos, ciclo completo: Siglinde Tangriane de Geus Vaz
Produtividade Pecuária Suínos, terminadores UPL: Guilherme Jonker (in memorian)
Produtividade Agrícola, soja – safra 2021/2022: Maria Bernadete Vriesmann
Produtividade Agrícola, milho – safra 2021/2022: Stella Maris Hilgemberg Panzarini
Produtividade Agrícola, trigo – safra 2022/2022: Roberto Ari de Castro Greidanus
Produtividade Agrícola, cevada – safra 2022/2022: Alberto Reinaldo Los
Produtividade Pecuária Leite – produção de 0 a 1.000 litros por dia: Manuel Henrique Antão Junior
Produtividade Pecuária Leite – produção de 1.001 a 3.000 litros por dia: Luiz Fernando Rodrigues da Silva
Produtividade Pecuária Leite – produção de 3.001 a 6.000 litros por dia: Ivanor Luiz Muller Produtividade Pecuária Leite – produção acima de 6.000 litros por dia: Gretchen Anna Gehrmann
Produtividade Pecuária Leite – premiação geral: Gretchen Anna Gehrmann

O Destaques do Ano 2022 também premiou com viagem os destaques das categorias, sendo quatro premiados na área de negócios Agrícola; duas vagas para a área de negócios Pecuária Leite e duas vagas para a área de negócios Pecuária Suínos.

Programação
A programação da ExpoFrísia e do Digital Agro teve início na tarde de ontem (27) com uma série de palestras técnicas sobre o mercado de leite e derivados, commodities agrícolas, expectativas para o cenário de macroeconomia e curso de silagem. Hoje, na ExpoFrísia, as palestras abordarão temas como o uso do projeto genômico na produção leiteira e a utilização de robôs nas propriedades, bem-estar animal e manejo de dejetos, além do Clube de Bezerras e do Julgamento Jovem da raça holandesa vermelha e branca (VB) e preta e branca (PB). 
O segundo dia do Digital Agro contou com palestra sobre inovação com Arthur Igreja e terá ampla programação, com apresentação sobre a utilização de drones agrícolas, um painel voltado ao mercado de carbono, uma palestra sobre sensoriamento hiperespectral contra pragas no agro, além de abordar o uso da inteligência artificial e a Smart Farming, projeto de fazenda inteligente da Fundação ABC. Além disso, quem visitar o evento poderá conferir a Arena de Pitch, com projetos dos expositores, e o Demozone, um ambiente voltado aos drones e ordenha robotizada.

A Copa dos Apresentadores – que é a exposição de animais, julgamentos de animais adultos e julgamento final – vai acontecer no último dia da ExpoFrísia, no sábado (29). No Digital Agro, o dia terá painéis sobre certificação de propriedades, produção de energia, tendências e oportunidades de mercado, tecnologia e produção sustentável, cases de sucesso dos Estados Unidos (relativos a hortifruti) que podem ser aplicados no Brasil e análise global da produção de proteínas.

A ExpoFrísia e Digital Agro contam com o patrocínio da  MSD Saúde Animal, Agener União, Tetra Pak, JA.

Serviço
16ª ExpoFrísia e 6º Digital Agro
Data: 27 a 29 de abril (quinta a sábado)
Horário: Quinta: 9h às 21h
                    Sexta: 9h às 20h
                    Sábado: 9h às 19h
Local:       Parque de Exposições Frísia
                    Anexo ao Parque Histórico de Carambeí
                    Avenida dos Pioneiros, 4.050
                    Carambeí (PR)


Entrada gratuita
Inscrição em: www.expofrisia.com.br

Related posts

Webinar InCeres 2019 – ”Como a nova lei de proteção de dados afeta seu negócio?”

Mario

Soluções específicas para o clima tropical ganham destaque no Congresso ANDAV

Mario

DaColheita: Tecnologia pós-colheita aplicadas em embalagens para FFLVs

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais