JOSÉ TADEU DE OLIVEIRA
Jornalista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, Barista,
dono de cafeteria e produtor de café na Região da Alta Mogiana
www.olintocafé.com.br
As novas opções do mercado para os produtores conseguirem melhores preços no mercado nacional e internacional.
Para muitas pessoas, alguns tópicos que serão trazidos aqui podem parecer óbvios, porém, após conversar com uma série de produtores recentemente, notei que é extremamente necessário discutirmos sobre algumas boas práticas na hora de decidir o que fazer com seu café de qualidade.
Depois de ganhar algum tipo de concurso regional, muitos produtores, após vender as sacas premiadas, optam por in-vestir em uma marca de café especial, correm atrás de uma cafeteria especializada para comprar seus grãos ou ficam perdidos, sem saber o que fazer com essa verdadeira joia que possuem. Pois bem… seguem algumas dicas da área de marketing e de alguém que trabalha vendendo os cafés:
Tudo é um novo negócio
Se você está acostumado a trabalhar apenas em busca do café commodity, pense que o especial é um novo negócio, que exige profissionais diferentes, abordagens diferentes e, consequentemente, atenção diferente. É preciso definir responsáveis para cuidar disso, sem deixar que uma área atrapalhe a outra. Escreva tudo em um papel: qual o seu objetivo, como esse novo negócio vai funcionar quanto dinheiro tem para investir e em quanto tempo espera um retorno. É preciso começar do zero para não errar.
Planeje sempre
Seja ao partir para a criação de uma marca, para a venda em cafeterias ou para traders, é preciso planejamento. Se você é um ótimo produtor, pode não ser um vendedor tão bom. Apesar de dirigir com maestria um trator, pode não conseguir criar um conceito bom para sua a marca. Conheça a área para onde está rumando e contrate uma agência ou uma consultoria especializada. Dar tiros no escuro tende a ser arriscado.
Cafeterias terceira onda
Elas surgem a cada dia, em diferentes cidades, e estão sempre em busca daquele café mais do que perfeito. Ir atrás compradores no varejo pode ser uma opção incrível para quem quer agregar valor ao café, já que o valor de venda de uma saca boa pode, facilmente, passar dos R$800 para os R$4000. É importante lembrar que nesse caso o trabalho é maior e os custos aumentam um pouco, porém, depois de descoberto o caminho, é um espaço interessante para fugir do sobe e desce do mercado financeiro.
Micro torrefações
As micro torrefações, que às vezes existem dentro das próprias propriedades (ou das cafeterias) também são um modo interessante de vender o café. Interessadas no grão verde, compram as sacas de café especial por um preço médio acima do mercado e ficam com o trabalho de revender para as cafeterias ou o consumidor final. Podem ser um ótimo alvo para quem tem menos tempo ou dinheiro para se dedicar ao pós-venda.
Marca própria de café torrado
Opção interessante e arriscada! É um negócio totalmente novo, exige pesquisa de mercado e um planejamento minucioso para não se tornar apenas um dreno de dinheiro. A busca por uma agência de publicidade, um vendedor e uma estrutura mais completa para organizar o trabalho de venda direta para o consumidor é obrigatório para quem não está disposto a entrar em uma roubada.
Enfim, a regra básica é conheça o mercado para onde vai rumar. A produção de café tem um funcionamento particular e, muitas vezes, suas regras não se aplicam para outras áreas comerciais. Por isso, manter a mente aberta e pedir ajuda é o melhor jeito de crescer rápido e minimizando os erros.
1 comment
bom dia trabalho com venda de saca de café direto do produtor, contato 21 98623-9247 welington