fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Café

illycaffè firma parceria para reciclar cápsulas no Brasil

Líder global da indústria de café de qualidade sustentável, a illycaffè firmou um acordo com a TerraCycle para a reciclagem de suas cápsulas do sistema Iperespresso no Brasil. A parceria começará a funcionar a partir do próximo mês de maio e replica um modelo já em vigor em alguns países da Europa.

O sistema prevê o envio gratuito das cápsulas Iperespresso usadas para reciclagem das partes plásticas e compostagem do resíduo orgânico. Qualquer consumidor ou cliente illy poderá participar, bastando apenas se registrar na página do programa – que estará disponível em maio – e levar suas cápsulas até a agência dos Correios mais próxima, sem qualquer custo.

Além disso, a parceria visa estabelecer pontos de coleta em locais selecionados, inicialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O sistema poderá ser utilizado por consumidores domésticos, mas também por hotéis, bares e restaurantes (consumidores B2B) que utilizem as cápsulas Iperespresso profissionais.

A parceria também possui um componente social: para cada quilo de cápsulas coletadas, será feita uma doação para instituições sem fins lucrativos indicadas pelos próprios clientes e consumidores.

“A sustentabilidade sempre fez parte de nosso DNA. Iniciamos em 1991 a compra sustentável de café diretamente dos produtores brasileiros, pagando desde então um preço superior ao mercado, em reconhecimento ao atingimento de uma qualidade superior, mas também em respeito às melhores práticas sociais e ambientais, que controlamos ‘in loco’”, afirma Frederico Canepa, diretor-geral da illy no Brasil.

De acordo com Canepa, a reciclagem das cápsulas Iperespresso no Brasil complementa as iniciativas sustentáveis promovidas pela illycaffè ao longo dos anos e que, desde 2020, fazem parte de uma iniciativa global mais ampla lançada pela matriz, a #OneMakesTheDifference (Cada um faz a diferença, em tradução livre).

Esse projeto inclui ações como a eliminação do uso de plásticos em copos para viagem, a produção de máquinas mais econômicas energeticamente, a fabricação de embalagens compostáveis e a meta de atingir a neutralidade nas emissões de carbono até 2033, quando a illycaffè completa 100 anos.

Já a TerraCycle está presente em 21 países e é líder mundial na solução de resíduos complexos, motivo pelo qual foi a escolha natural, segundo Canepa, para o trabalho com as cápsulas Iperespresso no Brasil. A empresa ficará encarregada de todo o processo logístico e da reciclagem, além de contribuir com a correta comunicação da iniciativa ao público.

“Estamos muito felizes com esta parceria e muito orgulhosos em contribuir para a diminuição dos resíduos indesejáveis em nosso país, que é tão importante para a illycaffè” completa o diretor-geral da empresa no Brasil.

FONTE: Bruno Pessa / Larissa Takahashi – ADS Comunicação Corporativa  
E-mails: brunop@adsbrasil.com.br / larissat@adsbrasil.com.br

Related posts

FEMAGRI 2019 aposta nos avanços da tecnologia para o produtor rural

Revista Attalea Agronegócios

[Rodrigo Corrêa da Costa] – Mercado do Café – 1º a 5 de Julho de 2019

Revista Attalea Agronegócios

[Marco Antônio Jacob] – Somos vacas de presépio, acordem produtores de café – A falácia do guarda chuva

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário