fbpx
Revista Attalea Agronegócios
AGRICULTURA Agronegócios em Geral EMPRESAS NOTÍCIAS

FMC lança “COLHENDO HISTÓRIAS”, documentário que conta a expansão do algodão no Brasil

Às vésperas do plantio da safra de algodão 21/22, onde a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), estima que o Brasil deverá ter aumento em torno de 12,7% de área cultivada e produzir cerca de 2,79 milhões de toneladas de plumas, 20,3% mais que a safra anterior, a FMC – empresa de ciência para a agricultura – lançou no dia 18 de novembro, em Cuiabá (MT), um projeto que documenta essa expansão da cotonicultura no país. O projeto conta com depoimentos de 26 cotonicultores e seus familiares, que respondem por 60% da área de plantio, cerca de 800 mil hectares de algodão, e são responsáveis pelo abastecimento de 25% do mercado interno e 75% do externo com a pluma de algodão.

O “Colhendo Histórias” documenta em vídeo a história de cada família que se dedica há várias gerações à cotonicultura brasileira.  Os documentários mostram a relação de cada produtor e sua família com a terra, resgatando o pioneirismo, os desafios para estabelecer a cultura nas diversas geografias do país, os casos e curiosidades que enfrentaram ao longo das décadas, o trabalho conjunto de pais, filhos, netos e bisnetos e o segredo para o sucesso na atividade.

“O Colhendo Histórias é um projeto que nos honra muito ter idealizado, porque mostra o quanto essas famílias e referências na cultura foram fundamentais para a expansão da cotonicultura nacional, principalmente no Cerrado, tendo papel fundamental para que o Brasil pudesse estar hoje entre os cinco maiores produtores mundiais e o segundo maior exportador da fibra natural para o mercado internacional. A FMC, ao longo desses mais de 40 anos de parceria, sempre levou soluções e inovações para o cotonicultor brasileiro superar os desafios da atividade e conquistar produtividade, e agora, o que mais queremos é mostrar a construção deste percurso e valorizar esse legado”, enaltece Marcelo Magurno, Diretor de Negócios Brasil da FMC.

A cidade de Cuiabá sediou o lançamento por ser a capital do Mato Grosso, estado que concentra 48,7% da área cultivada de algodão no país. Mas, estão envolvidos no projeto cotonicultores dos estados produtores do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco.

Para a produção dos documentários foram necessárias mais de 30 horas de entrevistas e mais de 300 horas de trabalho de captação. Foram utilizados equipamentos de última geração do meio audiovisual e a proposta foi buscar riqueza nos depoimentos para extrair a essência de cada família.

“O time de campo da FMC tem um relacionamento de muita proximidade com o produtor de algodão, o que fez toda a diferença. Mas, o fator determinante foi o reconhecimento que as famílias têm do trabalho que a FMC vem construindo junto com a cotonicultura nacional e, sem dúvida, essa consideração abriu as porteiras para a filmagem,, que conseguiu documentar depoimentos tão emocionantes e sensíveis”, explica Fábio Lemos, gerente de cultura Algodão da FMC.

Um hotsite especial da FMC vai armazenar todo o conteúdo dos documentários do “Colhendo Histórias”, que ficará disponível para que qualquer pessoa possa acessar e assistir os depoimentos dos produtores e suas famílias, a rota percorrida durante a produção do material. Além disso, o material fará parte de um livro-documentário.

“Há 23 anos a FMC idealizou a criação do Clube da Fibra, que reúne os principais produtores de algodão para troca de informações, daí, a partir desses encontros, surgiu a ABRAPA.  Então, acompanhamos de perto esta expansão do algodão no Brasil e, agora, o “Colhendo Histórias” é uma homenagem e reconhecimento que a FMC que fazer às pessoas que estão escrevendo a história do algodão no país, que antes de serem cotonicultores são empreendedores, e contribuem para uma agricultura mais sustentável, com uso de certificação socioambiental, que geram empregos e entregam para o mercado interno e externo uma fibra de qualidade, produzida de maneira responsável”, ressalta Marcelo Magurno, Diretor de Negócios Brasil da FMC.

A ABRAPA desde o início abraçou a iniciativa da FMC para realização do “Colhendo Histórias” e auxiliou em diversos momentos, tanto na sugestão de temas quanto no suporte de dados e momentos históricos da cotonicultura. O lançamento em Cuiabá (MT) marca a primeira fase do projeto, onde outras iniciativas serão realizadas com a cadeia, para reforçar a importância dos agricultores no desenvolvimento do algodão no Brasil.

Vídeo Colhendo Histórias – Origem

Sobre a FMC

A FMC Corporation, uma companhia de ciências para agricultura, fornece soluções inovadoras para produtores de todo o mundo com um portfólio de produtos robusto, impulsionado por uma descoberta orientada para o mercado e desenvolvimento em proteção de cultivos e manejo de pragas e doenças nas principais culturas. Essa poderosa combinação de tecnologias avançadas inclui a liderança no mercado de controle de insetos, além de contar com soluções como herbicidas, fungicidas e biológicos. A FMC Corporation emprega aproximadamente 6.500 funcionários em todo o mundo. Para saber mais, visite www.fmc.com e www.fmc.com.br.

FONTE: Alfapress – Cid Luís de Oliveira Pinto – cid.luis@alfapress.com.br

Related posts

Rio das Ostras ganha destaque nacional com Café Especial

Revista Attalea Agronegócios

Sicredi alcança índice de satisfação recorde com seus associados

Revista Attalea Agronegócios

Soluções da Fertiláqua proporcionam acréscimo acima de 15% na produtividade

Deixe um comentário