Agronegócios em GeralEMPRESASNOTÍCIAS

Manutenção nas instalações elétricas: é melhor prevenir do que remediar

Quando o assunto é energia elétrica, a manutenção preventiva periódica é tema de fundamental importância para detectar problemas com antecedência, evitando mau funcionamento, gasto excedente de energia, acidentes e até mesmo explosões ou incêndios.

Contudo, muitas pessoas pensam que a manutenção só deve ser feita se alguma alteração for detectada ou se houver receio sobre o correto funcionamento de uma ou mais partes do sistema elétrico. “Ocorre que, tanto nas residências quanto nas empresas e indústrias, com o passar do tempo, são instalados novos equipamentos, mais modernos e que requerem cargas de energia cada vez maiores. Caso a rede não seja adequada, ela pode sofrer sobrecarga, vindo a superaquecer e até mesmo ocasionar curtos-circuitos, sendo estes focos de incêndios”, explica Fábio Amaral, engenheiro eletricista e CEO da Engerey – empresa especializada na montagem de painéis elétricos certificados. 

Segundo Amaral, só de observar quadros, disjuntores, interruptores, lâmpadas, fiações e outros componentes importantes já é possível prever grandes danos às instalações. “É preciso readequar constantemente a instalação para os equipamentos que ela recebe”, diz, dando um exemplo corriqueiro do dia a dia de grande parte da população, mas que ilustra bem o perigo do descaso e da falta de informação: “Muitas pessoas trocam as tomadas 10 Amperes pelas de 20 quando compram equipamentos que pedem esta amperagem. Mas não se dão conta de que a fiação também necessita deste cuidado. É preciso analisar se a bitola do cabo aguenta a carga que está recebendo, e caso não, é necessária a substituição na fiação”, exemplifica.

De acordo com a Norma Brasileira número 10 (NR-10), que estabelece as condições mínimas de medidas de controle e sistemas preventivos, a periodicidade da manutenção nas instalações elétricas deve estar sempre em consonância com as características de cada local. São dois seus objetivos: precaução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas; e o correto funcionamento dos equipamentos eletrônicos instalados, evitando que máquinas e aparelhos sejam desgastados antes do tempo. “Nas indústrias, por exemplo, como o desempenho apropriado do maquinário é determinante para a produção, os serviços preventivos nos painéis elétricos devem ser uma prática constante. Do contrário, falhas elétricas podem causar prejuízos de grande ordem financeira”, alerta Fábio Amaral.

Correção x prevenção

Há dois tipos predominantes de manutenção elétrica. São eles: corretivo e preventivo. No primeiro caso (corretivo), a assistência se dá quando existe risco para a segurança dos usuários ou possibilidade de perdas materiais. Geralmente, ocorre quando um ou mais componentes do sistema elétrico estão com problemas e precisam de consertos urgentes.

Por sua vez, na manutenção preventiva – a mais adequada – não há nenhum contratempo propriamente dito e a pessoa, empresa, condomínio ou indústria chama um técnico, regularmente, para fazer uma inspeção minuciosa. O objetivo é que tudo permaneça na mais perfeita ordem. Se qualquer defeito for encontrado, o reparo será feito imediatamente, zerando os riscos para o usuário e equipamentos eletrônicos. “Neste caso, os gastos com a manutenção preventiva são bem inferiores, quando comparados à corretiva, por tratar-se de um mecanismo que impede que ocorram panes ou perdas. Como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar a situação quando já não há outra solução”, finaliza o CEO da Engerey. 

FONTE: Engenharia de Comunicação – Letícia Machoseke contato@eaicomunicacao.com.br

Related posts

ITR 2020 deve ser entregue até o dia 30 de setembro

Mario

STIHL participa da Expocafé 2021 e apresenta soluções para o setor cafeeiro

Mario

Empreendedor de Rondônia realiza parceria com Coreia do Sul para exportação de café

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais