fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Café Comércio Exterior Logística e Infraestrutura NOTÍCIAS

Problemas logísticos elevam prazo e custo de embarques de café

Os problemas logísticos aumentaram o prazo e o custo para embarcar café no Brasil. Segundo uma reportagem da Agência Bloomberg, os embarques para os Estados Unidos, que normalmente demoram um mês para chegar ao destino, podem levar até 100 dias hoje. Além disso, situação está longe de melhorar, o que deve manter os preços elevados.

Os números sobre a demora foram informados por Anike Ejlers Wolthers, da corretora de café Red Container. A empresa opera em Santos, maior centro de exportação do Brasil. Ainda segundo a reportagem, esse atraso se deve, principalmente à baixa oferta de contêineres e navios em todo o mundo.

Mesmo que seja possível encontrar algum, ainda assim, é difícil alugar. Ejlers e sua equipe de logística passam horas tentando garantir as reservas.

Problemas logísticos

O Brasil, que responde por 40% da oferta global de café, teve 3,7 milhões de sacas destinadas à exportação retidas entre janeiro e outubro devido a gargalos logísticos, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Esses problemas incluem menor disponibilidade de contêineres e espaço nos navios. Bem como “frequentes cancelamentos de ‘bookings’ e rolagens de carga”, disse o diretor técnico do Cecafé, Eduardo Heron.

Ainda segundo a reportagem, a produção brasileira de arábica caiu neste ano após forte seca e geadas.

A produção será maior no ano que vem, embora deva ficar abaixo da média e manter os estoques baixos. Os contratos futuros do grão subiram cerca de 80% neste ano em Nova York.

Esses fatores são agravados pelo La Niña, que ameaça trazer clima instável para produtores na América do Sul nos próximos meses e impulsionar ainda mais os preços.

Related posts

A exportação de café em 2018 foi a terceira mais baixa em uma década

Exportações do agronegócio sobem 6% em 12 meses e somam US$ 102,14 bilhões

1ª ALTA CAFÉ: temas diferenciados e pesquisadores renomados no Workshop

Deixe um comentário