Bovinos de LeiteEVENTOS - DESTAQUES

FENASUL EXPOLEITE: Vaca de Carlos Barbosa é a Grande Campeã da raça Holandesa

Família Gallina levou, ao todo, três prêmios durante julgamento na FENASUL EXPOLEITE no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS)

Em uma tarde de forte emoção, os criadores de gado holandês celebraram a excelência de um trabalho que perpassa gerações. Os melhores exemplares entre terneiras e vacas de produção leiteira consolidada, foram premiadas na pista de Esteio (RS), na 17ª Fenasul e 44ª Expoleite.

O julgamento morfológico teve sua primeira etapa realizada na sexta-feira, dia 19 de maio, com o destaque para a Campeã Fêmea Jovem Granja Letícia Esmeralda Diamante King D, criada e exposta por Beatriz, Jean e Elói Gallina, de Carlos Barbosa. A família também celebrou o Grande Campeonato da feira, com Santa Clara Letícia 34394 Cacã Doorman, vencedora também como Vaca Suprema, superando as vencedoras das demais raças participantes. Elói e o filho Jean não contiveram as lágrimas e celebraram abraçados ao animal. Jean ressaltou o trabalho de uma vida da família e o pai, não esqueceu de enaltecer a esposa, Beatriz, que não compareceu a Esteio, pois ficou cuidando da propriedade. “A gente não tem feriado, não tem domingo, nem final do ano. Há 33 anos que a gente está casado e eu nunca saí com a minha esposa para ir à praia”, desabafou. Gallina disse, ainda, que apenas com muito amor para permanecer na profissão.

Neste sábado, também foi premiada a Campeã Vaca Jovem Bickel 617 Cassandra Kingboy Doc, criada e exposta por Bruno Bickel, de Humaitá. Clara Bickel disse que se emociona porque acompanhou toda a fase de crescimento da Cassandra como bezerra e que esta é a segunda exposição deste exemplar nesta categoria. “A emoção é de criar ela desde bezerrinha, ter aquele trabalho vindo para exposição e ela se mostrando cada vez mais resultado, todo o investimento que a gente fez no animal responder é  maior alegria pra gente”, afirmou.

Responsável pelas avaliações da raça Holandesa, o jurado Flávio Junqueira disse que estava a quase 11 anos sem participar de uma Fenasul Expoleite. “Mas eu acompanho o Rio Grande do Sul, agora, para ser bem sincero e honesto, esta feira, pra mim, foi uma das melhores de gado holandês em alguns anos. Ao meu ver a qualidade foi excepcional”, avaliou.

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, disse que esta foi uma Fenasul Expoleite digna deste parque. “Quando tu ganhas uma exposição com este grau de qualidade e dificuldade, só honra mais o ganhador. Cada um que foi terceiro, quarto e quinto, honrou esta Grande Campeã, pois é o que se fala de pista pesada”, enalteceu Tang. Ele ainda destacou que a próxima edição já tem data marcada e será realizada entre 15 e 19 de maio de 2024. 

Foto: JM Alvarenga/Divulgação
Texto: Ieda Risco/AgroEffective

Related posts

AGROBRASÍLIA: Curso de classificação e degustação de cafés na programação

Mario

3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio: Confirmada participação do presidente da AGCO para a América do Sul

Mario

FENICAFÉ 2019: Qualidade técnica das palestras foi o principal diferencial da maior feira da cafeicultura irrigada do país

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais