AgroindústriasNOTÍCIASPolítica Agrícola

Estado de São Paulo recebe quatro novos laboratórios de pesquisa agropecuária

O Vice-Governador Rodrigo Garcia participou nesta terça-feira (30), em Campinas (SP), da cerimônia de inauguração de quatro novos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia agropecuária. A solenidade foi realizada na sede do IAC (Instituto Agronômico), em celebração aos 130 anos de atuação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“Neste aniversário de 130 anos da Secretaria da Agricultura, o Governo de São Paulo homenageia o agronegócio paulista e brasileiro fazendo mais investimentos em pesquisa e ciência. Novos laboratórios permitem que o Estado possa disseminar novas culturas por todo o Brasil, o que aumenta a produtividade e a renda no campo. São investimentos que darão muitos resultados positivos ao agronegócio”, afirmou Garcia.

O investimento para os novos laboratórios foi de R$ 1,8 milhão. Em Campinas (SP), passa a funcionar a nova planta-piloto de processamento térmico do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). O espaço será usado em pesquisas para inovação em processos de pasteurização e esterilização de alimentos perecíveis.

A cidade de Nova Odessa (SP) passa a sediar o Laboratório de Aves e Ovos do Instituto de Zootecnia, que vai atender demandas sobre qualidade, genética, reprodução, bem-estar e difusão de conhecimentos em diferentes sistemas de produção na avicultura.

Outros dois novos centros de pesquisa ficam na capital, São Paulo (SP). O Laboratório de Experimentação em Sanidade de Peixes do Instituto da Pesca será utilizado para combate a bactérias e vírus na produção de pescado.

Já o Laboratório de Doenças de Suínos do Instituto Biológico (IB-Apta)passa a promover análises para viabilizar o comércio e a exportação dos animais, garantindo a sanidade da suinocultura e a qualidade da carne brasileira.

“Nosso principal desafio é a retomada após os impactos da pandemia. O que buscamos agora é criar novas alternativas de produção sustentável. Temos que produzir cada vez mais em menores áreas e com mínimo uso de defensivos e fertilizantes, por isso estamos investindo muito em pesquisa”, declarou o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges.

A solenidade em Campinas também foi marcada por anúncios de novas iniciativas do Estado para qualificar e dar ainda mais competitividade ao agronegócio paulista. Uma delas é o novo decreto de inspeção do SISP (Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

O texto permite que São Paulo dê continuidade à adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), o que vai ampliar a comercialização de produtos da agroindústria paulista em todo o território nacional.

Related posts

IEA divulga os resultados preliminares do LUPA 2016/17

Mario

Jacto anuncia construção de nova fábrica na cidade de Pompéia (SP)

Mario

Novo secretário da Agricultura visita laboratórios e instalações do Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte do IZ

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais