Image default
NOTÍCIAS

InpEV e Andav assinam termo de compromisso setorial de resíduos sólidos

Termo celebrado com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo reafirma excelência do trabalho realizado pelo Sistema Campo Limpo

 

O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários) e o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), celebraram, na manhã do dia 05 de outubro, assinatura do Termo de Compromisso para a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no estado.

O documento, que tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Política Estadual de Resíduos Sólidos e a Resolução SMA nº 38 de 02 de agosto de 2011, reafirma o compromisso do setor com o Governo do estado quanto ao contínuo desenvolvimento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), em cumprimento à Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002, que aplica a responsabilidade compartilhada para a gestão pós-consumo das embalagens vazias.

“A assinatura deste Termo tripartite reforça a importância do programa de logística reversa no campo para uma agricultura mais sustentável, estabelecendo os compromissos e responsabilidades compartilhadas de cada elo da cadeia produtiva, concretizando o modelo de sucesso do Sistema Campo Limpo”, destaca o diretor-presidente do inpEV.

A solenidade de assinatura aconteceu no gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo, com a presença do secretário estadual Eduardo Trani; do diretor-presidente da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos; da diretora de Avaliação de Impacto Ambiental da Cetesb, Ana Cristina Pasini; do  diretor do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da Cetesb, Flavio de Miranda Ribeiro; do gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais, João Luiz Potenza, também da Cetesb; do diretor-presidente do inpEV, João Cesar M. Rando; e do presidente executivo da Andav, Henrique Mazotini.

Sobre o inpEV

Há 16 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no FacebookYoutube e Instagram.

FONTE: Daniela Mesquisa – Ogilvy PR

daniela.mesquita@ogilvy.com

Related posts

Os desafios do setor cafeeiro para manter a produção e exportar o produto

Mario

A importância da entrega técnica das máquinas agrícolas para bons resultados no campo

Mario

AMAGGI compra lote de 300 caminhões da Nova Geração Scania

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais