Cafés EspeciaisEVENTOS - DESTAQUES

ES+Café Lab: criatividade e inovação no mundo dos cafés especiais

Promovido pelo Hub ES+ visa fortalecer a conexão entre os cafés especiais e a economia criativa.

Com mais de 60 horas de programação gratuita, o evento multicultural promovido pelo Hub ES+ visa fortalecer a conexão entre os cafés especiais e a economia criativa. O ES+ Café Lab vai levar conhecimentos e técnicas para cafeterias, torrefações e negócios criativos do café, nos dias 04, 05 e 06 de julho, das 9h às 20h, na Praça Costa Pereira, no centro de Vitória (ES).

Será um verdadeiro mergulho no universo do café com experiências sensoriais, oficinas, aulas show, painéis, palestras, maratonas e competições entre baristas, além de área externa com food trucks e shows musicais (Programação Completa no final da matéria).

Toda a programação é gratuita e divulgada na página do Hub ES+ no Instagram (instagram.com/hubesmais/). Para participar de algumas das atividades do ES+ Café Lab, é preciso fazer inscrição por meio do link: bit.ly/inscricoes-cafe

As palestras e painéis contarão com a presença de diversas personalidades de referência na inovação do setor cafeeiro. Entre elas, estão profissionais como Dandara Renault, historiadora, produtora de eventos especializados em café e pesquisadora em racialidade e café; Luiza Respi, pesquisadora e especialista em detecção de contaminantes no café, além da CEO da startup Nano Smart, considerada como uma das três startups mais inovadoras do País; Lucia Helena de Barros, consultora em cafeterias e instrutora de barismo, Letícia Paiva, especialista em cafés especiais, métodos de preparo e sensorial; e João Batista Pavesi, professor, agrônomo e pesquisador, entre outros. 

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, o evento vai unir setores e enriquecer a compreensão e a inovação. “O Espírito Santo, sendo um dos maiores produtores de café do Brasil, oferece o cenário ideal para este laboratório que reúne agricultura, cultura e economia criativa em um só lugar, conectando o barista, o dono da cafeteria e o produtor, para tratarem, juntos, de temas, como empreendedorismo, pesquisa e tecnologia dos cafés especiais”, pontuou.

Experiências sensoriais 

As experiências sensoriais com o café serão um dos destaques do ES+ Café Lab, que vai aguçar os sentidos dos participantes de forma divertida, educativa e imersiva: o Aroma Lab – Desafio Sensorial e o Aroma Lab – Oficina Sensorial irão apresentar aos participantes a riqueza de aromas e sabores dos cafés especiais. 

Formações teóricas e práticas

A formação e a profissionalização de diversas técnicas inovadoras ligadas ao café também são foco do ES+Café, que conta com diversas oficinas, aulas- show e maratonas criativas, reunindo conhecimentos teóricos e práticas mão na massa, como a aula-show “Escolha e Operação de Máquinas de espresso”; e a oficina “Canvas: como estruturar seu modelo de negócio?”, promovida em parceria com o Sebrae-ES. 

Painéis de tendências do setor

Apresentando um panorama do mercado, da pesquisa científica, da criatividade e responsabilidade social em torno no setor do café, o ES+Café Lab traz rodas de conversa e debates abertos e gratuitos com profissionais de referência: são os painéis “Negócios criativos e tendências de mercado de café”; “Pesquisa e inovação com café” e “Diversidade, equidade, inclusão e pertencimento na cafeicultura”, abordando práticas sustentáveis e inclusivas no setor, dados sobre raça e gênero na cafeicultura e exemplos de negócios sociais bem-sucedidos.

Atrações culturais na Praça Costa Pereira 

A programação noturna, em frente ao Hub ES+, na Praça Costa Pereira, Centro, Vitória, será movimentada com shows musicais e food trucks, sempre a partir das 17 horas. Na sexta-feira (05), acontecem os shows do trio Chorou Bebel, com um repertório do disco de estreia do grupo “P/ QUEM TEM CORAGEM DE AMAR”, e de Gabriela Brown, que promete fazer o público balançar com seu R&B e soul tropical. No sábado (06), o palco será tomado pelo forró pé-de-serra de Amanda Requião e pelo samba de Monique Rocha.

O ES+ Café Lab é promovido pelo Hub ES+ e conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do CEET Vasco Coutinho, da Extração de Cafés, da Imagine Coffee, da Trentino Torra de Cafés e do Papo de Barista.

O Hub ES+, que faz parte do programa ES+ Criativo, é uma realização do Governo do Estado do Espírito Santo, sob a coordenação da Secretaria da Cultura (Secult), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

O projeto do Hub ES+ conta com investimentos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI)

Related posts

48º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado em Franca (SP)

carlos

II Fórum Mundial de Produtores de Café acontece no Brasil

Mario

TRATOR DO ANO 2023/2024: Massey Ferguson vence nas categorias até 100cv e até 200cv

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais