fbpx
Revista Attalea Agronegócios
EVENTOS - DESTAQUES Máquinas e Implementos Tecnologia

Agrishow 2022: Jacto mostrará lançamentos que integram o ambiente agrícola de ponta a ponta

Soluções abrangem plantio, aplicação de insumos e defensivos, colheita, serviços, além da gestão e monitoramento das operações. Entre os destaques estão o pulverizador autônomo Arbus 4000 JAV, a primeira plantadeira híbrida automotriz Uniport Planter 500, as novas colhedoras de café K 3000 e KTR 3000 e colhedora de cana Hover 500, além das soluções em serviços e agricultura 4.0 da Jacto Next.

Tecnologias digitais de ponta integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as suas etapas. Essa é a proposta da Jacto para seus lançamentos e novidades que estarão na Agrishow 2022.

“Máquinas e softwares integrados são essenciais para uma entrega completa diante da demanda atual da agricultura. Para isso, temos investido no desenvolvimento de soluções com mais conectividade, sustentabilidade, economia, gestão online e que unem de forma eficiente os participantes do ambiente agrícola: o agricultor, o ecossistema de negócios, os sistemas de informação e todas as ‘coisas’ presentes no campo”, explica Fernando Gonçalves, presidente da Jacto.

Entre os destaques da empresa no retorno às edições presenciais da Agrishow estão a apresentação do pulverizador autônomo Arbus 4000 JAV; a linha de plantadeiras, com tecnologias inovadoras, incluindo a primeira plantadeira automotriz e híbrida do Brasil; as novas colhedoras de café K 3000 e KTR 3000;e um novo modelo de colhedora de cana-de-açúcar, a Hover 500.

Para a agricultura 4.0, a Jacto amplia suas soluções em serviços com a Jacto Next. Destaque também para a linha de pulverização, adubação e agricultura de precisão com diferenciais e tecnologias exclusivas que trazem maior precisão às operações, evitando desperdícios e reduzindo os impactos ambientais.

Um aguardado destaque é a apresentação Arbus 4000 JAV. Solução autônoma para pulverização o equipamento traz embarcado uma inédita tecnologia de pulverização com a marca e o DNA da Jacto.

Confira todos os destaques da Jacto para a Agrishow 2022:

SOLUÇÕES EM PULVERIZAÇÃO

Um aguardado destaque é a apresentação Arbus 4000 JAVSolução autônoma para pulverização, sobretudo para citros, o equipamento traz embarcado uma inédita tecnologia de pulverização com a marca e o DNA da Jacto, utilizando um sistema de escaneamento a laser para avaliar a massa foliar da planta, capaz de identificar o tamanho e proporção da planta, bem como onde existe massa verde.

Estas informações permitem uma pulverização de qualidade diferenciada com corte inteligente de seções, entregando a quantidade exata de produto e volume de ar ideal em cada parte da planta, evitando assim desperdícios de produto e energia.

Arbus 4000 JAV tem ainda controle autônomo de operações, com monitoramento remoto e controle interativo do veículo através de um console que pode estar na mão do gestor da frota. O veículo apresenta também gerenciamento de controle de obstáculos inteligente, que para automaticamente quando identifica um obstáculo, sendo que o gerenciador do veículo pode decidir quais ações vai tomar.

Entre os pulverizadores Uniport, o destaque na Agrishow será para a demonstração da tecnologia PWM, que permite uma pulverização ainda mais uniforme, mantendo o tamanho das gotas mesmo com variação de velocidade da máquina. Integrada ao sistema bico a bico, faz a gestão automática da operação sendo acionado somente quando necessário.

Em conjunto com o sistema de pulverização com controle PWM, a Jacto apresenta também sua tecnologia de aplicação localizada de produtos para combate de plantas daninhas. Essa tecnologia possibilita uma economia na aplicação de produtos e redução da quantidade de água utilizada, pontos extremamente importantes quando falamos em sustentabilidade e aumento de rendimento operacional.

Sistema de Pulverização Multicontrol com agricultura de precisão

Na linha de pulverizadores tratorizados, a Jacto apresenta o lançamento do pulverizador Condor 1200, nas versões com 12 e 14 metros de barras, especialmente desenvolvido para a cultura da cana-de-açúcar. Este pulverizador vem equipado com o sistema de pulverização Multicontrol, desenvolvido pela Jacto e que realiza todo o gerenciamento da vazão de pulverização e abertura e fechamento das seções.

O sistema conta com tecnologias que garantem que a mesma dose de produto seja aplicada em todo o talhão, mesmo com mudanças na velocidade da aplicação. Este novo sistema de aplicação possui uma interface bastante amigável com os demais sistemas de Agricultura de Precisão. Essa interação potencializa os ganhos de produtividade e reduz ainda mais os custos.

Entre outras novidades que serão apresentadas aos agricultores está o conceito de telemetria para alguns modelos da linha de pulverizadores tratorizados. Também será apresentado o Arbus 250 Vortex para pulverização de plantas de pequeno porte cultivadas em estufas; o Arbus 2000 Tower, um pulverizador para tratar ruas estreitas como as presentes na cultura do café; e o Arbus 2000 TF com ventilador de 1000 mm de diâmetro, que reúne soluções para a aplicação em culturas de grande porte.

SOLUÇÕES EM PLANTIO

A Uniport Planter 500 é a primeira plantadeira automotriz e híbrida do Brasil, com opções de configurações com 49 ou 61 linhas. A máquina tem entre os seus principais benefícios o alto rendimento energético e integração total entre sistemas, além de manter a excelência em plantabilidade com alta disponibilidade e capacidade operacional do equipamento.

A Uniport Planter 500 é a primeira plantadeira automotriz e híbrida do Brasil, com opções de configurações com 49 ou 61 linhas.

As plantadeiras Lumina 300 e Lumina 500 são plantadeiras tratorizadas e auto transportáveis. Ambas possuem soluções diferenciadas para prover excelência em plantabilidade, um fluxo de palha eficiente, elevado rendimento operacional e economia de insumos com o uso de ferramentas de agricultura de precisão.

A Lumina 300 pode ser configurada com 16, 18 ou 22 linhas de plantio, com um reservatório central com capacidade de 5.100 litros e sistema de inoculação do sulco integrado. Já a Lumina 500 pode ser configurada com 41,49 ou 61 linhas de plantio, tendo um reservatório central que comporta 8.700 litros. Se for configurada na versão que inclui sistema de pulverização no sulco integrado, o tanque para insumos líquidos é de 2.100 litros, e o de sementes passa a ter capacidade de 6.500 litros.

Lumina 500 pode ser configurada com 41,49 ou 61 linhas de plantio, tendo um reservatório central que comporta 8.700 litros.

A Meridia 200, também é uma plantadeira tratorizada e auto transportável disponível no mercado com 11, 13 e 15 linhas. Tem entre outros benefícios uma melhor plantabilidade e um fluxo de palha mais eficiente, possibilitando um plantio ágil, preciso e de qualidade.

Meridia 200: plantadeira tratorizada e auto transportável disponível no mercado com 11, 13 e 15 linhas.

SOLUÇÕES EM COLHEITA

Para cana-de-açúcar, a novidade é a Colhedora Hover 500. O equipamento foi desenvolvidoparaproporcionar mais produtividade e economia, uma vez que tem o diferencial de colher simultaneamente duas linhas, com potencial de redução de até 35% no consumo de litros de combustível por tonelada de cana colhida.

O design da plataforma de colheita flutuante na parte frontal da máquina permite que a colhedora se adapte às irregularidades do solo, proporcionando um corte de maior qualidade, na altura adequada, diminuindo as perdas e preservando a integridade do canavial. Entre outros diferenciais inovadores, destaca-se o sistema de limpeza mais eficiente, com ventiladores radiais sopradores que limpam a cana em duas etapas.

Outro destaque é a redução de compactação do solo ao transitar somente em metade das entrelinhas que a colhedora de uma linha transita, o que proporciona a preservação da soqueira da cana e um maior número de cortes do canavial, o que reduz o investimento em renovação.

Colhedora Hover 500: equipamento foi desenvolvido para proporcionar mais produtividade e economia, uma vez que tem o diferencial de colher simultaneamente duas linhas. Plataforma de colheita flutuante na parte frontal da máquina permite que a colhedora se adapte às irregularidades do solo, proporcionando um corte de maior qualidade.

Para o café, após 43 anos do lançamento da K3, a primeira colhedora de café do mundo, e após 7 anos do lançamento da K 3500, a maior e mais robusta colhedora de café do mercado, a Jacto inova mais uma vez e lança duas novas colhedoras: a automotriz K 3000 e a tracionada KTR 3000, completando seu portfólio e reforçando seu compromisso histórico com a cafeicultura brasileira.

Tradição da Jacto em colheita de café: pós 43 anos do lançamento da K3, a primeira colhedora de café do mundo, a Jacto inova mais uma vez e lança duas novas colhedoras: a automotriz K 3000 e a tracionada KTR 3000.

A K 3000 é uma colhedora automotriz, com reservatório de café de 2000 litros. Já a KTR 3000 é uma colhedora tracionada e com reservatório de café de 1800 litros. Ambas possuem altura livre de colheita de 3,1 metros e capacidade de correção de inclinação lateral de até 30%.

SOLUÇÕES EM ADUBAÇÃO

A Jacto atualiza a tecnologia SmartSet, que ganha uma versão mobile e auxilia o agricultor no ajuste da faixa de aplicação das adubadoras Uniport 5030 NPK e Tellus 10.000 NPK. Essa atividade, antes feita de forma manual e por tentativa e erro, exigia bastante tempo e atenção para uma correta regulagem e calibração da máquina.

Entre as novidades estão o controle Duplo de Taxa Variávelqueaumenta a eficiência no uso dos insumos e explora o potencial produtivo nas diferentes zonas de manejo,e a Comunicação ISOBUS, uma solução “plug and play” para alguns terminais virtuais.

Entre as novidades na adubação estão o controle Duplo de Taxa Variável, que aumenta a eficiência no uso dos insumos e explora o potencial produtivo nas diferentes zonas de manejo, e a Comunicação ISOBUS, uma solução “plug and play” para alguns terminais virtuais.

JACTO NEXT: ÁREA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM AGRICULTURA 4.0 

Com o objetivo de simplificar a adoção de novas tecnologias e ajudar a alcançar elevados níveis de desempenho, qualidade e sustentabilidade dos negócios, a Jacto Next oferece uma ampla gama de serviços. Um dos destaques é a plataforma EKOS, desenvolvida para centralizar a gestão de todas as operações agrícolas presentes nas culturas de cereais, fibras, frutas e setor sucroenergético. Sensores instalados nas máquinas — de qualquer marca, independentemente de ser Jacto ou não — permitem o monitoramento das operações, de forma online. As informações são disponibilizadas pelo aplicativo Jacto Connect, na palma da mão, para decisões rápidas e precisas.

Um dos destaques da Jacto Next é a plataforma EKOS, desenvolvida para centralizar a gestão de todas as operações agrícolas.

Outra novidade é o Sync Drive, um dispositivo que acoplado às máquinas agrícolas, realiza a coleta de dados da operação de forma online, utilizando funcionalidades presentes na plataforma EKOS. Este dispositivo poderá ser adquirido via e-commerce, seguindo o conceito de “self-service”. Ele já vem com um pacote de serviços standard a ser acionado pelo próprio cliente, mediante pagamento de uma mensalidade.

E para completar a oferta em serviços para a Agricultura 4.0, a Jacto Next apresenta pela primeira vez ao mercado, a ferramenta de comunicação por voz através da plataforma EKOS. O conceitopossibilita conversar com os operadores das máquinas através do display presente na cabine dos equipamentos agrícolas.

AGRICULTURA DE PRECISÃO E TECNOLOGIA DE ACESSO E DIAGNÓSTICO REMOTO PARA SISTEMAS COM ELETRÔNICA EMBARCADA 

As soluções multimarcas da OTMIS, marca da Jacto para agricultura de precisão, trazem eficiência real para as operações agrícolas e ajudam a utilizar de forma mais racional os insumos. São barra de luzes, controlador automático de seções de pulverização e adubação, piloto elétrico e hidráulico Omni 700 e receptores de GPS que contribuem para reduzir custos e melhorar a produtividade e a sustentabilidade no campo.

As soluções multimarcas da OTMIS, marca da Jacto para agricultura de precisão.

Para a Agrishow 2022, será apresentado o conceito tecnológico de Acesso e Diagnóstico Remoto para os sistemas com eletrônica embarcada das máquinas agrícolas. O objetivo é dar maior suporte à rede de Revendas Master da Jacto para realizar qualquer função de configuração de parâmetros das máquinas, levando mais agilidade ao atendimento dos clientes. Com o diagnóstico remoto, o técnico poderá ‘entrar’ na máquina do cliente e fazer o conserto a partir do histórico de parâmetros do equipamento.

CONSÓRCIO JACTO TERÁ CONDIÇÃO ESPECIAL NA AGRISHOW

Durante a feira será lançado um novo grupo de Consórcio com valores de crédito paracompra de máquinas como a plantadeira Meridia 200, o pulverizador Advance 3000 e a adubadora Tellus 10.000 NPK.O prazo para pagamento é de 102 meses, o que deixa as parcelas mais acessíveis e flexíveis, com pagamentos mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Ao todo são 4 contemplações por mês, ou uma por semana, sendo duas máquinas por lance fixo. No total, serão 408 cotas com taxa administrativa de 1,53% a.a. Entre as condições especiais para o grupo estão o lance embutido do valor do lance e o pagamento de ½ parcela durante os 12 primeiros meses, para quem fechar o consórcio na Agrishow.

SOLUÇÕES EM EQUIPAMENTOS PORTÁTEIS

Distribuidores de Grânulos – A Jacto, líder mundial em pulverização portátil, se consolida em mais um segmento, com os lançamentos na linha de distribuidores de grânulos portátil. O grande destaque é o Jacto GB-18, um distribuidor de grânulos costal a bateria, com doses reguláveis de 30 a 300 gramas, ideal para cultivos de hortaliças, fruticultura, banana, café e silvicultura. O equipamento é capaz de fazer aplicações em linha, localizada e a lanço, e vem equipado com joystick, controle para a regulagem de doses, vazão e faixa de aplicação dos grânulos.

Bateria Intercambiável – A melhor novidade é para o produtor que já possui algum costal a bateria da Jacto – modelos Jacto PJB, DJB ou DJB-20S, que poderá adquirir o Jacto GB-18 sem o kit elétrico (bateria e carregador), e usar a bateria de um desses costais. A bateria intercambiável traz um ótimo custo-benefício ao produtor.

Outros dois modelos de distribuidores de grânulos são o Jacto GM-2, que é um equipamento com dispositivo manual para a aplicação localizada de doses entre 5 e 20 g de granulados, indicado para operação em canteiros tradicionais ou no sistema mulching, mesmo em terrenos declivosos. E o Jacto GM-12, que atende a necessidade de produtores que precisam fazer a aplicação incorporada de granulados no solo. Possui um mecanismo que perfura a terra em até 8 cm de profundidade e aplica doses de 12 a 115 g, podendo variar conforme o insumo aplicado e condição da aplicação.

Equipamentos para poda – Além dos distribuidores de grânulos, a Jacto apresenta também os lançamentos na linha de Equipamentos para poda.O portfólio conta com serrotes, tesourões e tesouras manuais e a bateria para a colheita e poda, amarrador para condução de plantas, e acessórios como o coldre para tesouras e afiador adiamantado. São mais de 10 produtos para os profissionais que buscam ferramentas de alta qualidade e disponibilidade de peças de reposição.

As tesouras de colheita Jacto PM-12 e PM-21, cortam galhos de até 18 mm de diâmetro, são forjadas em aço com tratamento anticorrosivo, possuem cabos emborrachados e formato ergonômico.

O Jacto PM-24W e o PM-25W são serrotes com lâminas de 240 e 250 mm, que garantem cortes precisos em galhos de até 80 mm. São leves e confortáveis, com cabos emborrachados e ambos possuem o coldre, para maior proteção e movimentação do operador.

Já os tesourões de poda Jacto PM-30 e PM-31, foram desenvolvidos para profissionais que precisam de força e velocidade para cortar galhos e ramos de até 30 mm de diâmetro.

JACTOCLEAN LANÇA LAVADORA DE MÉDIA PRESSÃO INDUSTRIAL J50/50

A JactoClean, divisão de equipamentos, sistemas e serviços para limpeza e sanitização, apresenta um variado portfólio de máquinas específicas para o setor do agronegócio, que limpam mais e melhor, com economia de água e baixo consumo de energia elétrica. Destaque para o lançamento da lavadora de média pressão industrial J50/50, com 500 psi de pressão e vazão de 50 L/min, sendo ideal para a limpeza da sujeira pesada e indicada para indústrias, agroindústrias, propriedades agrícolas, frigoríficos e transportadoras.O equipamento foi desenvolvido com itens altamente duráveis, reforçando o portfólio da empresa de lavadoras robustas e com melhor custo benefício.

Lavadora de média pressão industrial J50/50, com 500 psi de pressão, ideal para indústrias, agroindústrias, propriedades agrícolas, frigoríficos e transportadoras.

‘CORREDOR TECNOLÓGICO’ TERÁ DEMONSTRAÇÕES DAS SOLUÇÕES E CONCEITOS QUE ESTÃO NAS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, COM REALIDADE AUMENTADA

Para receber bem o produtor rural e mostrar para ele tudo o que as máquinas e tecnologias podem fazer, a Jacto preparou um ‘Corredor de Tecnologias’ interativo no seu estande na Agrishow. O intuito é possibilitar que produtores e o público em geral possam ter uma experiência diferenciada ao entrar em contato com toda as soluções presentes nas máquinas, possibilitadas pela digitalização.

O espaço vai reunir bancadas, simuladores e outros recursos interativos para demonstrar as tecnologias que vão desde bicos de pulverização a estações meteorológicas, recursos avançados de agricultura de precisão e comunicação por voz com as máquinas agrícolas.

FONTE: Oz Conteúdo
Fernanda Cicillini +55 (16) 99202 7904 – fernanda@ozconteudo.com.br
Livia Borges + 55 (16) 99771 7774 – livia@ozconteudo.com.br

Related posts

VI Simpósio Mineiro de Ciência do Solo acontece de 08 a 10 de junho, de forma online

Revista Attalea Agronegócios

Concurso de Café do Circuito das Águas divulga lista de classificados

Revista Attalea Agronegócios

Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados na aquisição de máquinas avança no Senado

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário