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Dairy Vision 2023: Selo de “Vacas Felizes” é lançado pela COWMED

O “Selo de Vacas Felizes” simboliza um avanço nas práticas de bem-estar dos animais usando monitoramento em tempo real e inteligência artificial.

O Dairy Vision 2023, sediado em Campinas (SP), nestes dias 7 e 8 de novembro de 2023 e organizado pela MilkPoint Ventures, foi o palco escolhido pela COWMED para lançar uma iniciativa pioneira na pecuária leiteira: o Selo de Bem-Estar Animal, conhecido informalmente como “Selo de Vacas Felizes”. Este selo simboliza um avanço nas práticas de bem-estar dos animais usando monitoramento em tempo real e inteligência artificial. Além disso, responde a uma tendência de mercado que valoriza atividades produtivas éticas tal como acontece pelo mundo desde a década de 90 quando surgiu o movimento das “Galinhas Felizes” que lançou luz sobre a produção de ovos naquele momento. 

Thiago Martins, CEO da COWMED, apresentou o selo durante uma palestra no final da tarde desta terça-feira (7) no evento da MilkPoint Ventures, enfatizando a importância do bem-estar animal na qualidade do leite. A adoção do monitoramento em tempo real com o uso de inteligência artificial pelas fazendas leiteiras sinaliza uma produção responsável e uma gestão preocupada com a saúde e a felicidade das vacas, aspectos que têm um impacto direto na qualidade do produto final.

A iniciativa da COWMED ocorre em um contexto onde a produção de leite no Brasil segue em crescimento, com mais de 34,6 bilhões de litros produzidos em 2022, conforme dados oficiais do Ministério da Agricultura. O lançamento aponta ao mercado uma necessidade das indústrias apresentarem um diferencial estratégico para se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e consciente da necessidade de alimentos produzidos com bem-estar animal.

Thiago Martins, cofundador e CEO da COWMED no lançamento do selo no Dairy Vision 2023 da MikPoint Ventures (Créditos: Divulgação COWMED)

Inovação Tecnológica na Pecuária

O lançamento do Selo de Vacas Felizes é consequência do sucesso da tecnologia VIC (Intérprete Virtual de Vacas, na sigla em inglês), desenvolvida pela COWMED desde 2021, e que inovou ao oferecer insights e fornecer sugestões para resolver problemas detectados durante o monitoramento em tempo real do rebanho. Essa tecnologia permite a detecção precoce de doenças e a otimização do bem-estar animal, resultando em aumento da produtividade e melhoria na qualidade do leite.

“A COWMED está posicionada para liderar a transformação digital na pecuária leiteira no Brasil. O selo que lançamos durante a Dairy Vision não apenas prova o sucesso da aplicação prática dessa tecnologia, mas também a consolidação de um modelo de negócio que integra inovação e responsabilidade social”, afirma Martins.

Responsabilidade Socioambiental

O Selo de Bem-Estar Animal reflete um crescente movimento global em direção à responsabilidade socioambiental na cadeia produtiva de alimentos. Ele está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, promovendo práticas que respeitam o meio ambiente e o bem-estar dos animais.

Com a introdução do selo, a COWMED quer se firmar como empresa do agronegócio que não apenas respeita as diretrizes ambientais e sociais, mas também as utiliza como alicerce para a inovação. Isso se traduz em uma maior transparência para os consumidores e um valor agregado para indústria e produtores.

A preocupação com a redução do uso de antibióticos e a diminuição da emissão de gases de efeito estufa são pontos destacados pela COWMED como benefícios diretos das práticas de bem-estar animal, reafirmando o compromisso da empresa com uma pecuária leiteira sustentável e responsável.

Mercado e Consumidor

A ideia que levou a este lançamento durante o Dairy Vision 2023 teve como origem a percepção da liderança e colaboradores da COWMED de que atuam em um mercado que tem demonstrado uma consciência crescente sobre a origem dos alimentos. O monitoramento do bem-estar animal é uma resposta direta a essa demanda, permitindo aos consumidores fazer escolhas mais informadas, conscientes e éticas.

A iniciativa também vem em um momento oportuno, considerando o cenário econômico brasileiro, onde o setor leiteiro desempenha um papel crucial. A garantia de bem-estar animal tem se mostrado um fator diferenciador importante para os produtores no momento de comercializar seus produtos.

Ao fornecer informações que refletem um cuidado genuíno com a qualidade de vida dos animais, a COWMED oferece não apenas um produto, mas uma história que os consumidores podem apoiar e confiar. Isso estabelece uma conexão emocional e uma fidelidade à marca, fatores essenciais para o sucesso no mercado atual.

Sobre a COWMED

A COWMED é uma agritech sediada em Santa Maria (RS) que revolucionou a indústria leiteira com sua coleira de monitoramento de vacas leiteiras. Ao fazer uso de Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), a startup é conhecida por fazer as “vacas falarem”. 

Fundada em 2010 pelos irmãos e engenheiros Leonardo Guedes e Thiago Martins, a startup oferece monitoramento 24 horas por dia e em tempo real para vacas por meio de coleiras, permitindo aos pecuaristas acompanhar o bem-estar, saúde e ciclo reprodutivo dos animais. 

Com mais de 50 mil vacas monitoradas em seis países, a COWMED desenvolveu tecnologia de ponta para o setor, proporcionando otimização da gestão rural e contribuindo para o crescimento e eficiência do mercado leiteiro.

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