fbpx
Revista Attalea Agronegócios
AGRICULTURA Agronegócios em Geral Café Cooperativas EVENTOS - DESTAQUES NOTÍCIAS

Cooxupé lidera ranking ESG entre cooperativas de todo o Brasil

A Cooxupé é líder nacional no quesito ESG do ranking de Melhores e Maiores 2021 da Exame. Com nota dez em métricas relevantes de práticas ambientais, sociais e de responsabilidade corporativa, a empresa lidera o ranking de sustentabilidade das cooperativas do Brasil.

Neste ano, o ranking de Melhores e Maiores mudou para comportar o conceito ESG, com 21 questões relacionadas ao tema nas empresas, sendo sete ambientais, sete Sociais e sete de Governança, a fim de compor a nota desse indicador.

Após a avaliação dos pontos, foi feita uma normalização dos dados dentro de cada um dos 18 setores, com notas que iam de 1 a 10. Assim, quanto maior a nota conquistada, melhor resultado na comparação com os pares do setor.

A Cooxupé levou a pontuação máxima, 10, por ter se destacado em relação às concorrentes do setor de Cooperativas em todos os critérios de análise. As outras duas empresas “nota 10” foram, a Gol, do setor de Transporte, Logística e Serviços Logísticos, e a AES Brasil, no setor de energia.

Complexo Japy, em Guaxupé, é uma das unidades da cooperativa que revolucionou a logística de café com a granelização e aplica práticas mais sustentáveis

Os dados servem para a elaboração final do ranking de Melhores e Maiores, mas são notas que permitem, principalmente, a comparação de empresas e de setores em estágios diferentes de adoção de práticas Ambientais, Sociais e de Governança.

“Entendemos a relevância do ESG e reforçamos aos nossos cooperados de que este tripé já vem sendo cumprido na Cooxupé, analisando parâmetros e ações da cooperativa, de modo que a Cooxupé permaneça cada vez mais saudável e competitiva frente aos desafios e dinamismo do mercado. Isto nos traz solidez, com credibilidade reconhecida, pois somos uma cooperativa que cumpre seriamente os fatores de sustentabilidade ambiental, social e econômica”, diz o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

No resultado geral do Melhores e Maiores, a Cooxupé ficou na 7ª colocação entre as maiores cooperativas do Brasil.

A metodologia da atual edição de Melhores e Maiores foi concebida e desenvolvida pelo Ibmec, que avaliou todas as companhias que estão no ranking deste ano.

FONTE: Phabrica – Assessoria de Comunicaçãoraissa@phideias.com.br

Related posts

Estudo de bactérias intestinais de insetos pode revelar estratégias para combatê-los

AgriTrop 2021: Consumidor é protagonista da agricultura do futuro

Revista Attalea Agronegócios

Gestão de risco no campo: Sicredi registra crescimento de 31% nas contratações de apólice no seguro agrícola em 2021

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário