fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Bovinos de Corte EMPRESAS Mercado NOTÍCIAS PECUÁRIA

CARNE 3S: Segura, Saborosa e Saudável

O Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo, resultado de décadas de investimentos em tecnologia que elevou não só a produtividade, como também a qualidade do produto brasileiro, fazendo com que ele se tornasse competitivo e chegasse ao mercado em mais de 150 países. 

Juntamente com essa crescente, a exigência por um produto de qualidade e segurança se faz cada vez mais presente. O consumidor baseia sua compra de carne bovina em diversos atributos, sendo os mais importantes a aparência do produto na gôndola e sua coloração ser adequada, ser saudável, nutritiva e saborosa e ser fresca. 

Dessa forma, trago uma pergunta: você já se perguntou como a cadeia vem se preparado para entregar um produto que cumpra todos os requisitos estabelecidos pelo consumidor final? Claro que existem diversos fatores que influenciam o resultado final de uma carne bovina, como: sexo do animal, raça e idade; porém, o bem-estar também tem grande participação na qualidade da carne, e a conscientização dos produtores quanto à essa questão vem se tornando cada vez mais importante para garantir um produto de qualidade.

Vitor Marcassa Godoy, Zootecnista e Coordenador Comercial da Nutricorp

Quando pensamos em bem-estar animal estamos falando de algo simples, em que um animal é submetido a condições favoráveis que respeitem sua saúde física e mental. Esse animal irá produzir carne e leite de melhor qualidade e em maior quantidade. Isso acontece porque as alterações causadoras de medo e estresse – assim como as doenças- geram consequências fisiológicas no organismo dos animais, afetando diretamente a qualidade de leite e carne. 

Usaremos o momento do pré-abate do gado de corte como exemplo, pois quando não conduzido de forma eficiente e tendo como efeito a geração de estresse no animal, isso terá influência direta no produto final. Isso acontece pois com o estresse há um aumento na temperatura corporal, a frequência respiratória aumenta, há uma quebra rápida de glicose com queda do PH do músculo e aceleração da desnaturação proteica e do rigor mortis. A soma disso tudo afeta a maciez, a coloração e a vida útil da carne bovina.

De um modo geral, existem cinco princípios que envolvem o conceito de bem-estar: animais livres de medo e estresse; sem fome e sede; desconforto zero; ausência de dor, doenças e lesões; e por último, livres para expressar o seu comportamento natural.

Pensando nisso, uma das formas do consumidor final saber que sua compra é resultado de um sistema de produção que garanta o bem-estar dos animais é a presença de selos de garantia de bem-estar animal nas embalagens. Existem diversas iniciativas consolidadas como essa no Brasil, a fim de certificar que a fazenda tratou seu rebanho sem privação de alimento ou água, sem sofrimento e com a liberdade para que o animal expresse seu comportamento natural durante sua vida. 

Existem também selos em produtos voltados às fazendas que promovam o bem-estar animal e impactem positivamente toda a cadeia, como em medicamentos, produtos para a nutrição e substâncias apaziguadoras. Portanto, para um mercado cada vez mais exigente, o bem-estar animal é uma iniciativa que também é apoiada e investida pela Nutricorp. 

Edital InovaNutri

A Nutricorp em parceria com a InovaNutri,  tem inscrições abertas até o dia 30 de novembro para o edital Desafio InovaNutri, com o objetivo de buscar inovações disruptivas para o agronegócio brasileiro que promovam impactos positivos e sustentáveis em toda cadeia de produção animal. E por isso, empresas, pessoas físicas ou jurídicas, aceleradoras, startups e empresas juniores são convidadas a participar desta iniciativa, inscrevendo seu projeto para contribuir com soluções inovadoras, que promovam bem-estar, sustentabilidade e gerando valor para clientes, produtores rurais e ao planeta. Para saber mais e se inscrever acesse: www.nutricorp.com.br/desafioinovanutri 

Sobre a Nutricorp

A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio-ambiente. Com mais de 20 anos de mercado, a marca sempre atuou próxima aos produtores e fábricas, atendendo suas demandas com o máximo de expertise e personalização. Pioneira em transformar coprodutos da agroindústria alimentícia em produtos inovadores e eficazes criando novas soluções com foco em nutrição animal e desempenho produtivo na cadeia de ruminantes. Como principal valor, a companhia preza por suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, entregando e pensando sempre na promoção do melhor e como objetivo, seu desejo é nutrir com inovação as relações na agropecuária, assegurando sabor e saúde, na fazenda e na mesa. http://www.nutricorp.com.br

FONTE: Alfapress – amanda.pimentel@alfapress.com.br

Related posts

BASF destaca soluções que promovem uso mais sustentável da água

Revista Attalea Agronegócios

Sistema de monitoramento oferece ao produtor gestão avançada do rebanho leiteiro

Yara compra participação minoritária da Galvani

Deixe um comentário