CaféCafés Especiais

Concurso Tribos: 3 Corações premia cafés especiais 100% Robustas Amazônicos cultivados por indígenas

Em sua 5ª edição, Concurso Tribos valoriza o protagonismo indígena no cultivo do café em harmonia com a floresta amazônica.

A 3 Corações, referência nacional em cafés e líder do segmento, reconhece e valoriza o cultivo de cafés especiais 100% Robustas Amazônicos pelas comunidades indígenas por meio do Projeto Tribos de desenvolvimento sustentável. Em sua 5ª edição, a cerimônia de premiação do Concurso Tribos que seleciona os microlotes raros que serão comercializados com lucro 100% revertido foi realizado no dia 13 de dezembro, no Cacoal Selva Park, em Cacoal (RO), e contou com a presença de Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.

Parceria da 3 Corações com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Embrapa Rondônia, a Emater Rondônia, a Câmara Setorial do Café,  as Secretarias Estadual e Municipal de Agricultura, com o apoio de especialistas como Silvio Leite, referência mundial em cafés de qualidade, o Projeto Tribos é fundamentado em três pilares indissociáveis e interdependentes: o protagonismo indígena, a proteção da floresta e a produção de café de alta qualidade. Com a participação das cooperativas  das Terras Indígenas Sete de Setembro e Rio Branco, desde 2019, já beneficiou mais de 150 famílias de indígenas cafeicultores dispostas em 28 aldeias dos municípios de Cacoal (RO) e Alta Floresta D`Oeste (RO).

 “O Tribos une três grandes riquezas do Brasil: a cultura indígena, a Amazônia e o café. É uma parceria que nos orgulha muito, uma grande obra em construção. É um projeto lindo que dá autonomia, renda e oportunidade para os povos indígenas. Que fortalece seus modos de produção e, acima de tudo, gera muito orgulho e prosperidade para todos os envolvidos. Cada xícara de Tribos conta uma história repleta de significados, carrega a identidade de cada cafeicultor indígena”, destaca Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.

Com foco na descoberta do máximo potencial da qualidade das lavouras indígenas, a iniciativa investe na disseminação de conhecimento e na capacitação das comunidades aprimorando a infraestrutura adequada para a produção de cafés especiais sustentáveis em harmonia com a floresta amazônica. O resultado são edições limitadas de microlotes raros Robustas Amazônicos com lucro 100% revertido – cafés surpreendentes, marcantes e encorpados com pontuação 80+ a 90+ (notas sensoriais de frutas secas, chá preto, castanhas e chocolate amargo) comercializados na loja online da 3 Corações – mercafe.com.br – e nos principais pontos de venda de todo o país.

CONCURSO TRIBOS

A 5ª edição do concurso do Projeto Tribos avaliou 96 amostras de microlotes de café de alta qualidade. Os dez melhores lotes serão reconhecidos com prêmios em dinheiro e por meio da compra das sacas a preços acima do mercado, com lucro 100% revertido.

A premiação é de R$ 25 mil para o primeiro colocado, com a compra de cada saca por R$ 3 mil. Há diferentes premiações em dinheiro e valores das sacas até a 10ª posição.

“Este é mais do que um concurso, é uma celebração do espírito empreendedor, dos sonhos e das conquistas. Valoriza as origens, os sabores do Robusta Amazônico e o desenvolvimento sustentável em um caminho com cada vez mais protagonismo aos povos indígenas cafeicultores”, destaca Patrícia Carvalho, líder do projeto “Tribos” no Grupo 3corações.

MISSÃO TRIBOS EM CAMPO

Como parte do planejamento do ciclo sustentável do Projeto Tribos em 2024, o Grupo 3corações promoveu a “Missão Tribos em Campo” e visitou as aldeias representativas e as lideranças das Terras Indígenas Sete de Setembro e Rio Branco, incluindo as aldeias fluviais.

“Foi uma oportunidade de reforçar os nossos laços e vínculos duradouros, trocar experiências, sabedorias e aprendizados. Reconhecemos os resultados e renovamos nossa parceria com todos os indígenas-cafeicultores envolvidos neste projeto inspirador, que é uma verdadeira roda da prosperidade para todos os envolvidos”, complementa Pedro Lima.

OS VENCEDORES

Publicamos, a seguir, imagens dos 10 primeiros colocados no 5º Concurso Tribos, a partir da publicação da jornalista Renata Silva (EMBRAPA) em suas Redes Sociais.

GRUPO 3corações

O Grupo 3corações, empresa líder do segmento de cafés no Brasil, possui um portfólio completo em todas as categorias de cafés: desde tradicionais, especiais, cápsulas, solúveis, instantâneos, até cafés prontos para beber. É reconhecida como líder absoluta nas categorias torrado e moído, bem como em cappuccinos.

Além da marca nacional 3 Corações, o grupo detém mais de 30 marcas de cafés, entre elas: Santa Clara, líder no norte e no nordeste, as clássicas regionais Pimpinela, Brasileiro, Fort, Iguaçu, Itamaraty, Letícia, Fino Grão, Cirol, Doutor, Divinópolis, Toko, Café Manaus, Cruzeiro, entre outras. Também comercializa filtros, porta filtros e acessórios.

A empresa é referência em inovação com a solução exclusiva TRES®️, que conta com um portfólio de máquinas de café e multibebidas, e oferece mais de 40 sabores entre cafés espressos, bebidas cremosas, chás e cafés filtrados em cápsulas.

Além de proporcionar diferentes experiências e possibilidades de consumo de cafés, o grupo também atua no segmento de refresco em pó (Frisco e Tornado), achocolatado (Chocolatto), temperos e derivados de milho (Claramil, Dona Clara e Kimimo).

Em 2020, ingressou em novos segmentos como leites vegetais e isotônicos naturais, fruto da joint venture com a Positive Brands, detentora das marcas A Tal da Castanha, Jungle, Plant Power, entre outras.

Fundada em 1959, por João Alves de Lima, em São Miguel, cidade do interior do Rio Grande do Norte, a companhia possui 27 Centros de Vendas e Distribuição (CDs), 9 Plantas Fabris, 2 Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade Corporativa Integradora e a Escola de Serviços e Sabores.

Está presente em mais de 400 mil pontos de venda no país, com estrutura logística e comercial próprias. O grupo 3coracoes também exporta café para os principais mercados da América Latina e dos Estados Unidos.

FONTE: Tribuna Popular e Redes Sociais da jornalista Renata Silva

Related posts

[ATLANTICA COFFEE] – Relatório Semanal 12 Jan 2024

carlos

Concurso elege os melhores cafés e queijos artesanais mineiros de 2022

Mario

6º Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado será realizado no dia 25 de novembro em Patrocínio (MG).

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais