Equinos e MuaresEVENTOS - DESTAQUES

Cavalo Crioulo é destaque em Exposição na Pecuária de Goiânia

Evento selecionou exemplares para a Nacional da Morfologia e teve como destaque égua de criatório gaúcho

Aos pés do centenário marmeleiro enraizado no Parque “Pedro Ludovico Teixeira”, também conhecido como Pecuária de Goiânia, na cidade de Goiânia (GO), os criadores, expositores, cabanheiros, autoridades e o público que já conhece a raça e aqueles que ainda olhavam com curiosidade para os belos animais, prestigiaram o julgamento dos exemplares da raça Crioula, na 3ª Exposição Passaporte de Goiânia, realizado no dia 25 de maio.

Além dos grandes shows sertanejos de renome nacional, a 77ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás é a principal vitrine do agronegócio.  Os exemplares se classificaram para a Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Nesse cenário, 56 exemplares, 10 incentivos e 46 confirmados, foram avaliados pelo jurado catarinense Lauro Varela Martins, que destacou: “Hoje nessa pista fiquei muito feliz, primeira vez aqui em Goiânia, mas principalmente pelo sucesso do trabalho realizado pela Associação, pelos Técnicos, pelo Núcleo e Criadores, Expansionistas, onde foi consolidado a qualidade dos animais da região e um sucesso já consolidado”.

A importância do Cavalo Crioulo no evento e também o peso que a Seletiva Morfológica traz para a tradicional feira goianiense, foi ressaltada também pelo Presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto, “São belos animais, que engrandecem ainda mais nossa feira, é uma honra ter a raça crioula realizando essa tão importante seletiva durante nosso evento”.

Chegando a décima sexta seletiva morfológica da raça, oito exemplares, quatro machos e quatro fêmeas passam a integrar o time de animais aptos à disputar a Grande Final da Morfologia do Cavalo Crioulo, que deve acontecer em agosto, durante a Expointer, na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio (RS).

Patrimônio da Rigorosa – (Crédito Fagner Almeida)

“Perfeita”, foi o adjetivo utilizado pelo jurado em seus comentários, para definir a Campeã Potranca Menor, que puxou a fila entre as Campeãs do Grande Campeonato, RE Tinajera – TE, além de ser considerada a Melhor Exemplar da Raça nesta Exposição Passaporte. A colorada passaporteada é de criação e exposição de Evaldo Francisco da Rosa, Estância Liberdade de Rolante, Rio Grande do Sul, que também conquistou mais uma vaga com a Reservada de Grande Campeã, RE Sempre Viva.

“Todos têm o mesmo biotipo, com pequenas diferenças entre sim, mas o potrilho grande campeão se destaca por ser muito correto, muito bem angulado, uma linha de cima linda”, ressaltou o jurado, sobre o Campeão Potranco Menor e Grande Campeão, Patrimônio da Rigorosa, criado e exposto Erni José Backes, Cabanha Rigorosa, de Chapecó, Santa Catarina.

Confira o resultado

FÊMEAS

GRANDE CAMPEÃ E MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA
RE TINAJERA-TE
CRIADOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, EXPOSITOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, ESTABELECIMENTO: EST NCIA LIBERDADE, ROLANTE (RS)

RESERVADA GRANDE CAMPEÃ
RE SEMPRE VIVA
CRIADOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, EXPOSITOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, ESTABELECIMENTO: EST NCIA LIBERDADE, ROLANTE (RS)

TERCEIRA MELHOR FÊMEA
IMPERATRIZ DA INVERNADA DA GEADA
CRIADOR: ANTUNY RODRIGUES ROSA, EXPOSITOR: ANTUNY RODRIGUES ROSA, ESTABELECIMENTO: CABANHA INVERNADA DA GEADA, SÃO JOAQUIM (SC)

QUARTA MELHOR FÊMEA
RAINHA DO RIBEIRÃO BONITO
CRIADOR: ARISON JUNG, EXPOSITOR: ARISON JUNG, ESTABELECIMENTO: CABANHA RIBEIRÃO BONITO, GUARAPUAVA (PR)

MACHOS

GRANDE CAMPEÃO
PATRIMÔNIO DA RIGOROSA
CRIADOR: ERNI JOSÉ BACKES, EXPOSITOR: ERNI JOSÉ BACKES, ESTABELECIMENTO: CABANHA RIGOROSA, CHAPECÓ (SC) CABANHEIRO: REVELINO DA SILVA PEREIRA

RESERVADO GRANDE CAMPEÃO
GAP ÑANDU
CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES, EXPOSITOR: RONAY MARCHIORO CASARIN, ESTABELECIMENTO: CABANHA CASARIN, COLÍDER (MT)

TERCEIRO MELHOR MACHO
CRIADOR: NILTON AIRES DO COUTO JUNIOR, EXPOSITOR: NILTON AIRES DO COUTO JUNIOR, ESTABELECIMENTO: CABANHA NOSSA SENHORA AUXILIADORA, GUAÍBA (RS)

QUARTO MELHOR MACHO
REINADO DA JOGO DE NOBRES
CRIADOR: SALATIEL GREGÓRIO NEUWALD SILVA, EXPOSITOR: SALATIEL GREGÓRIO NEUWALD SILVA, ESTABELECIMENTO: CABANHA JOGO DE NOBRES, JATAÍ (GO)

Fotos: Fagner Almeida/Divulgação

Texto: Redação ABCCC

Related posts

Diarreia em bezerras leiteiras: como evitar?

Mario

AGRISHOW 2019 terá soluções variadas para atender demandas do campo

Mario

Ainda há vagas para participar do 8º Seminário de Meliponicultura de Franca (SP)

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais