Milho e Soja

Novas cultivares de soja e sorgo são lançadas na Agrobrasília 2024

Embrapa lança cultivares de soja transgênica BRS 7881 IPRO e cultivar de sorgo forrageiro BRS 661

Na última quinta-feira (23/05), dentro da programação da Embrapa na Agrobrasília, foram lançadas duas cultivares, sendo uma de soja (BRS 7881 IPRO) e outra de sorgo (BRS 661) – materiais desenvolvidos pelos programas de melhoramento da empresa. Os lançamentos foram realizados no início da manhã, no estande da Embrapa, e contaram com a presença de parceiros e produtores. 

O pesquisador da Embrapa Cerrados André Ferreira apresentou a BRS 7881 IPRO. Trata-se de um material transgênico que se destaca por seu elevado potencial de rendimento de grãos e tolerância às principais doenças da cultura da soja. “Para além da produtividade, temos aqui um material de alta adaptabilidade e excelente sanidade”, destacou. Ele apresentou alguns resultados da cultivar em condições de campo, que alcançou produtividade de mais de 90 sacas/ha. 

A nova cultivar possui estabilidade de produção nas seguintes regiões: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia. É indicada tanto para o cultivo irrigado, quanto sequeiro e é exigente em áreas de alta fertilidade. Possui ciclo que varia entre 116 e 127 dias e grupo de maturidade 7.8. “É um material que está dentro desse grande grupo de cultivares mais plantadas na região e que vai se adaptar bem desde Minas Gerais até Mato Grosso, viabilizando em alguns desses locais a segunda safra de milho”, explicou.

A nova cultivar é tolerante ao nematoide de galhas (M. javanica), resistente ao nematoide de cisto da soja (NCS raça 3), além de possuir resistência ao cancro da haste, mancha olho de rã e pústula bacteriana. O pesquisador apresentou no lançamento as principais características do novo material, como a resistência ao acamamento e crescimento indeterminado, além das recomendações de plantio.

DEMANDA DE MERCADO

Em seguida, foi lançada a cultivar de sorgo forrageiro BRS 661. A apresentação do material ficou a cargo do agrônomo Frederico Botelho, do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo. “Os sorgos forrageiros são excelentes opções de palhada para o sistema de plantio direto. Produtos como esse material produzem um alto volume de massa e isso pode contribuir significativamente para a estruturação do sistema de produção”, afirmou. 

A nova cultivar foi desenvolvida para atender à demanda por cultivares com potencial produtivo superior, especialmente para sistemas de produção de silagem com baixo custo. É uma opção para pecuaristas e agricultores, proporcionando alta produtividade de massa verde (superior a 70 t/ha) com excelente qualidade nutricional. Atinge o ponto de colheita em torno de 110 a 130 dias após o plantio, dependendo da região, e possui alta capacidade de rebrota. “Trata-se de uma inovação que pode revolucionar o setor de produção de forragem e, também, o sistema de produção de grãos”, afirmou Botelho. 

A BRS 661 é recomendada para a safra de verão e segunda safra. A adaptabilidade a diversos sistemas de produção de forragem torna o material uma escolha versátil e estratégica para o Sudeste, o Centro-Oeste e o Nordeste, regiões para onde ele é recomendado. São características de destaque da cultivar: alta produtividade de matéria verde; tolerância ao acamamento; tolerância ao estresse hídrico; tolerância ao alumínio; alta capacidade de rebrota; e boa sanidade foliar.

A Embrapa Milho e Sorgo tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas de produção e de genética de alta performance para os cinco diferentes tipos de sorgo (granífero, forrageiro/silageiro, biomassa, sacarino e vassoura), com foco em valor nutricional para alimentação humana e animal, bioenergia, resistências às principais pragas e doenças, produtividade, resiliência frente às mudanças climáticas e maior eficiência na absorção de nutrientes. Atualmente, a Unidade possui 61 contratos de licenciados de sementes de sorgo.

SORGO FORRAGEIRO BRS 661

O sorgo forrageiro BRS 661 foi desenvolvido para atender à demanda por cultivares com potencial produtivo superior, especialmente para sistemas de produção de silagem com baixo custo. É uma alternativa para pecuaristas e agricultores, proporcionando alta produtividade de massa verde (superior a 70 t/ha) com excelente qualidade nutricional. Atinge o ponto de colheita em torno de 110 a 130 dias após o plantio, dependendo da região, e possui alta capacidade de rebrota.

A cultivar é recomendada para a safra de verão e segunda safra. A adaptabilidade a diversos sistemas de produção de forragem torna a cultivar uma escolha versátil e estratégica para o Sudeste, o Centro-Oeste e o Nordeste, regiões para onde ela é recomendada.

Créditos: COELHO, Reginaldo Resende

DESTAQUES

– Alta produtividade de matéria verde;
– Tolerância ao acamamento;
– Tolerância ao estresse hídrico;
– Tolerância ao alumínio;
– Alta capacidade de rebrota;
– Boa sanidade foliar.

ONDE ENCONTRAR:
 PLANTMAX SEMENTES LTDA
DIST DE IRRIG JAGUARIBE, APODI, PIVO 5.3
CEP:62930000
Cidade: Limoeiro do Norte – UF: CE
Telefone: (85) 3032-4894
E-mail: l.cac@terra.com.br

SEMEARES SEMENTES EIRELI
Projeto de Irrigação Tabuleiro de Russas, Lote 48E – Zona Rural
CEP:62900000
Cidade: Russas – UF: CE
E-mail: l.cac@terra.com.br

SAFRAMIS SEMENTES EIRELI
Projeto de Irrigação Jaguaribe-Apodi, Lote 07 (Pivô 5.3) – Zona Rural
CEP:62960000
Cidade: Limoeiro do Norte – UF: CE
Telefone: (88) 99730 1777
E-mail: novais201044@hotmail.com

VIRGILIO AFONSO QUEIROZ CUNHA
RODOVIA BR 365 KM 425, SANTANA DE PATOS
CEP:38709999
Cidade: Patos de Minas – UF: MG
Telefone: (34)38233004/38233006
E-mail: paulamendes@reinasementes.com

Related posts

Parceria brasileira e israelense irá desenvolver soja resistente a nematoides por edição gênica

Mario

Brasil colhe 123,5 milhões de toneladas de soja em safra marcada por irregularidade climática

Mario

Copla Soja será realizado nos dias 6 e 7 de fevereiro em Itapetininga (SP)

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais