Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Bovinos de Corte EVENTOS - DESTAQUES Leilão de Animais

Neste domingo (28), Logan da Di Genio será leiloado durante a Expozebu

Ter o melhor índice em um programa de melhoramento genético é um fato de extrema relevância, que destaca a qualidade do touro como um indivíduo superior e suas virtudes como um grande reprodutor. E quando esse mesmo animal está na cabeceira dos três mais importantes sistemas de avaliação genética da raça Nelore, ele pode ser considerado um fenômeno. Esse é o caso do LOGAN DA DI GENIO, que tem IQG 1% no Geneplus, é TOP 0,5% na ANCP com acurácia 66, e DECA 1 do PMGZ. E que será leiloado em 50% no próximo domingo (28), no Elo de Raça, durante a Expozebu.

Com réguas de DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) que apresentam índices que o destacam em quesitos essenciais para a seleção, LOGAN apresenta características como estrutura, comprimento e musculosidade avantajados na carcaça, grande área de olho de lombo, além de avaliação consistente dos filhos para habilidade materna e peso nas diferentes idades, as quais chamam a atenção nos três sistemas.

“O LOGAN tem uma trajetória impecável. Ele nasceu craque! Em 2015, foi touro jovem no PNAT, o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens, e ainda hoje é o recordista com 1.360 doses de sêmen distribuídas aos rebanhos colaboradores. Ele está com cinco anos e meio e já tem quase três mil filhos avaliados em mais de 150 rebanhos PO. A cada temporada, ele nos surpreende positivamente. Tenho certeza de que a performance superior nos principais programas de melhoramento da raça será mantida”, afirma o gerente do Nelore DI GENIO, Antônio Aurico.

Filho de Big do BJ X Gavina da DI GENIO, além do excelente pedigree, o jovem touro é sangue aberto para a maioria das linhagens usadas atualmente no Nelore. “Ele é fácil de acasalar e todas essas características físicas se somam às econômicas, que são ganho de peso, fertilidade e habilidade nas fêmeas que já foram paridas”, destaca Antonio Aurico.

E sua progênie também já está fazendo sucesso, a exemplo de seus filhos PRIME e PROTON, que ficaram entre os primeiros colocados da categoria elite da 10ª Prova de Ganho em Peso a Pasto (PGP) do Nelore DI GENIO, circuito interno para a identificação dos melhores reprodutores, dos futuros candidatos a doadores de sêmen e das principais matrizes do criatório. E de OLDPARR, vencedor da 9ª PGP. “O LOGAN imprime muito bem na sua progênie as características da raça Nelore, que é o que os pecuaristas buscam”, acrescenta o gerente do Nelore DI GENIO, Antonio Aurico.

O Leilão Elo de Raça acontece no dia 28 de abril, a partir das 21 horas, na Chácara Mata Velha, localizada na Rodovia BR-050, km 192, em Uberaba (MG), e terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

Antonio Aurico, gerente do Nelore DI GENIO.

Sobre o Nelore DI GENIO

Marca reconhecida na produção de touros eficientes, fruto de seleção e de acasalamentos direcionados que identificam promessas da raça, o Nelore DI GENIO também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório.

Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas, e circunferência escrotal e ganho de peso nos machos, a genética DI GENIO mantém reprodutores nas principais centrais de inseminação do Brasil: LANDAU, LANCHUDO, ORÁCULO e ORPHEU, em coleta na CRV Lagoa; LOGAN, OLDPARR, EFEITO e OPOSITOR, na Alta; JOVEM, na Semex; e JAZIGO, na ABS. Vários touros do criatório foram selecionados pelo Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), como o NEPAL (2017) e o OBAMA (2018).

Com propriedades em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, o Nelore DI GENIO participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e dos programas de melhoramento genético PMGZ/Geneplus e PAINT (CRV Lagoa), com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. Todo esse trabalho reflete na excelente padronização dos animais.

 

FONTE: Riba Velasco – GRUPO PUBLIQUE
riba@publique.com 

Powered by Rock Convert

Related posts

EXPODIRETO: Agro 4.0 e produtividade são destaques da EMBRAPA Gado de Leite

ESALQSHOW 2018: Presidente da AGCO América do Sul fará palestra no evento.

Revista Attalea Agronegócios

FENASUCRO & AGROCANA confirma expectativas da 26ª edição

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário