CaféLogística e InfraestruturaNOTÍCIAS

Armazém Guapuã: compromisso com os cafeicultores e com o mercado

Em evento organizado pela Olimáquinas, concessionária LS Tractor na Região da Alta Mogiana, empresários apresentam a cafeicultores ferramentas diferenciadas na comercialização de café.

Compromisso para com o cafeicultor”. Este é o principal diferencial na proposta apresentada pelo empresário José Henrique Mendonça (diretor do Armazém Gapuã) aos cafeicultores que participaram, no último dia 02 de dezembro, de um evento organizado pela Olimáquinas, concessionária LS Tractor na Região da Alta Mogiana, em conjunto com outras empresas, como a Bertanha Eclética, MIAC, Sicredi, Dedeagro, Agrolend e Quântica Energia Fotovoltaica, no Armazém Guapuã em Cristais Paulista (SP).

A proposta do evento foi a de apresentar muitas novidades comerciais aos cafeicultores da Região da Alta Mogiana, dentre elas, venda de café a pré-fixar, o fornecimento de crédito com limites renováveis da Dedeagro e Agrolend, bem como para o consórcio diferenciado com pagamento em café.

Dependências internas do Armazém Guapuã, em Cristais Paulista (SP)

PARCERIA PROMISSORA
A empresa MCC Specialty Coffee Exportadora Ltda foi fundada em 2014 por José Antônio dos Santos (diretor) e está localizada em Varginha (MG). Trabalha com logística de exportação e suporte técnico em toda a operação de cafés.

Já o Armazém Guapuã é um sonho de muitos anos de José Henrique Mendonça e família, idealizado inicialmente para atender as próprias produções. Contudo, com os resultados promissores, com benefícios e boas remunerações aos cafeicultores na comercialização de cafés obtidos quando fez parte da Associação de Agropecuaristas de Cristais Paulista e Região, além do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, José Henrique reuniu esforços para construir um armazém que atendesse os cafeicultores de toda a Região da Alta Mogiana.

“Também sou cafeicultor e sei que o cafeicultor sempre foi o elo mais forte da cadeia produtiva do café. Nossa proposta é a de atender os cafeicultores da região que buscam um diferencial de mercado, com uma remuneração diferenciada, principalmente para cafés de qualidade, aspecto e bebida. Garantimos aos cafeicultores: qualidade no atendimento, acessibilidade, agilidade, comércio diferenciado, premiação em lotes com qualidade, flexibilidade de horários, segurança, credibilidade, caráter, honestidade e, principalmente respeito ao reconhecimento pelo trabalho árduo do cafeicultor”, explicou Mendonça.

José Henrique Mendonça, diretor do Armazém Guapuã.

Além da experiência como cafeicultor, José Henrique Mendonça é presidente do Sindicato Rural de Franca e da Fundação Experimental do Café da Alta Mogiana.

“Para construir o Armazém Guapuã, visitei durante três anos todos os armazéns de cafés da Região da Alta Mogiana em São Paulo e Minas Gerais. Procuramos entender os problemas que cada um tinham, principalmente aqueles problemas que não contribuem em nada para o cafeicultor, não somente na questão financeira, mas também problemas de logística, como a fila para descarregamento, o sistema de armazenagem, a temperatura ambiente. Só para entender, aqui no Guapuã, a temperatura é mais amena devido ao pé direito diferenciado, com ventilação artificial. Tentamos trazer para o Armazém Guapuã tudo aquilo que poderia ser sustentável: a energia é produzida aqui, a água é captada aqui, o biodigestor faz todo o processo de tratamento de esgoto, nada aqui é à combustão; as empilhadeiras são todas elétricas. A ideia do projeto sempre foi o de trazer um armazém diferenciado. O sistema de empilhamento de bags é diferente de qualquer armazém da região. Todos os lotes são independentes, com maior sistema de ventilação, tudo para garantir e manter a qualidade do café. Evitamos aquilo que chamamos de contaminação por cheiro. Por exemplo, se tiver um lote com café de varrição, este não pode ter nenhum tipo de contato com um café mais fino”, explicou Mendonça.

COMERCIALIZAÇÃO DIFERENCIADA
A parceria formalizada entre as empresas foi firmada no início de 2022 e promete contribuir sobremaneira para com os cafeicultores da Região da Alta Mogiana.

“Formalizamos esta parceria com a MCC Coffee por ser uma empresa que apresentou uma proposta extremamente diferenciada, que supera as expectativas dos cafeicultores, mas com profissionalismo e conhecimento de mercado”, ressaltou Mendonça.

Amostras de todos os lotes de cafés que chegam no Armazém Guapuã são classificadas e provadas por profissionais qualificados, definindo parâmetros de cada cafeicultor.

“Premiamos inicialmente a qualidade. Mas, não para por aí. Estamos trazendo uma modalidade em formato diferenciado. Aqui nós propomos algo diferenciado. Outra questão que o Armazém Guapuã trabalha, buscando atender as necessidades do cafeicultor.

MAIORES BENEFÍCIOS
Como forma de garantir o sucesso do negócio e levando por base vários insucessos ocorridos com outros armazéns de cafés no Brasil num passado recente, o Armazém Guapuã definiu um seguro para cada operação, apresentado como opcional, o que garante o recebimento do que ficou acertado.

Outro benefício que o Armazém Guapuã apresenta para o cafeicultor está nas questões relacionadas aos problemas climáticos. Além disto, o Armazém Guapuã possui certificação, onde o cafeicultor terá garantia real do seu negócio.

SERVIÇO
ARMAZÉM AGROPECUÁRIO GUAPUÃ LTDA.
Avenida Antônio Prado, 200, Centro – Cristais Paulista (SP)
Email: armazem.guapua@hotmail.com
Tel: (16) 9.9215-6112

Related posts

São Paulo anuncia parceria para desenvolver projetos de canudos biodegradáveis e novos tipos de leites

Mario

Pesquisadora do IAC esclarece como o clima influencia na qualidade do azeite: do plantio à extração

Mario

[Patricia Santoro] – Pesquisa e Inovação: A distância entre o discurso político e as ações

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais