EVENTOS - DESTAQUESNOTÍCIAS

Agrishow Experience: “Rentabilidade e sustentabilidade” foram focos de evento no segundo dia

Começou nesta terça-feira, 19 de outubro, a Agrishow Experience, encontro online para debater os principais temas do agronegócio. O evento faz parte da Jornada Agrishow, cuja feira presencial será entre os dias 25 a 29 de abril de 2022, em Ribeirão Preto (SP). O mote do segundo dia foi o discurso similar dos palestrantes de que o Brasil é, de fato, uma potência agroambiental.

Rentabilidade e sustentabilidade nortearam os painéis do dia. Eduardo Daher, diretor executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), participou junto com Celso Moretti, da Embrapa, e Christian Lohbaue, presidente executivo da CropLife Brasil, do debate com o tema “Como ser produtivo, rentável e sustentável”.

Moretti listou uma a adoção de uma série de tecnologias que já está incorporada pelo agronegócio brasileiro, mas apenas entre os grandes produtores. Segundo ele, o foco agora é, portanto, levar as tecnologias para os pequenos e médios produtores, utilizando o método ABC, e a rotação de culturas. “Deixamos de ser importadores de alimentos, para sermos um dos principais produtores globais”, salientou o presidente da Embrapa durante a Agrishow Experience. “Sustentabilidade e segurança do alimento fazem parte da agricultura brasileira”, completou Daher.

Já Gabriel Ferraz Aidar, gerente de Relacionamento e Fomento a clientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em sua participação no painel “Energia Renovável: Por que a energia solar fotovoltaica vem crescendo tanto no campo?”, afirmou que o agro corresponde a nada mais nada menos do que  ¼ dos investimentos do BNDES, e que de 2015 a 2020 o banco esteve em quase a totalidade dos municípios brasileiros.

Este painel no qual Aidar participou tratou do tema “potencial de crescimento da energia solar fotovoltaica” e foi conduzido pelo presidente da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), Guilherme Chrispim, além da contribuição do Analista de Produtos e Negócios da Intelbras, Matheus Schmitt.

Mais quatro mulheres participaram do Agrishow pra Elas, série de entrevistas com mulheres de destaque no agro, conduzidas pela pecuarista e digital influencer, Andressa Biata. A digital influencer Camila Telles, de Porto Alegre (RS), salientou a importância da união de indústrias e entidades representativas do setor para mostrar a força da mulher no agronegócio brasileiro. “Temos a obrigação de mostrar o que acontece nas propriedades! Além de organizar uma maior união entre indústria e entidades representativas. Agro é uma cadeia que muitas pessoas desconhecem”, comentou.

E a feira internacional de tecnologia agrícola encerra nesta quinta sua jornada digital. E ainda dá tempo de participar do encontro virtual, já que a programação do dia 21 de outubro começa às 9h e encerra em torno das 18h.

No último dia, a Agrishow Experience tratará os temas “Máquinas e Conectividade para agricultura familiar: Como pequenas e médias propriedades podem ter acesso às principais inovações tecnológicas no campo” contará com as palestras de Ana Helena Andrade, Líder do Comitê Institucional ConectarAGRO; Daniel Tibor Fuchs, Vice-presidente Future Growth Arqia/Datora; Paulo Villani, Engenheiro de P&D da Jacto, e Renato Bueno, lider do comitê de expansão da conectividade da ConectarAGRO. Marcelo Rondon Bezerra, consultor do Sebrae, falará no painel “Oportunidades de comercialização para agricultura familiar”.

“Sucroenergético: Para qual direção caminha a produção de cana-de-açúcar no Brasil?” será o tema debatido por Mauro Xavier, pesquisador do IAC (Instituto Agronômico); Regina Celia Pires, também pesquisadora do IAC, e Renato Trevizoli, gestor da Agrícola Trevizoli

Por último, o painel “Sucroenergético: Desafios do RenovaBio e perspectivas para o setor sucroenergético” terá como palestrantes Arnaldo Jardim, presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético; Fabio da Silva Vinhado, coordenador-geral do RenovaBio do Ministério de Minas e Energia, e Leonardo Betanho Gerente de Produtos de Balcão da B3.

Premiação

Nesta quarta também foram anunciados os vencedores do prêmio Trator do Ano, de volta em 2021. O concurso premia os melhores tratores fabricados e comercializados no país. Um empate marcou as avaliações técnicas, o que resultou em dois produtos vencedores nesta edição 2021/22. Foram eles: 
• CASE IH Magnum AFS Connect 400 e  JOHN DEERE 9620 R (Trator do ano);
• VALTRA A93F (versão cabinada – Trator especial do ano);
• MASSEY FERGUSON MF4707 (versão cabinada – como categoria até 100cv); 
• MASSEY FERGUSON MF 7719 Dyna-6 (categoria de 100 a 200cv – tratores médios);
• CASE IH Magnum AFS Connect 400 e JOHN DEERE 9620 (categoria acima de 200cv – tratores grandes). 

Também tivemos o vencedor do prêmio popular através das votações no site www.tratordoano.com: CASE IH

Acesso Fácil

Todos os conteúdos da Agrishow Experience estão disponíveis na nova plataforma da Agrishow e podem ser acessados quando e de onde quiser. Essa nova plataforma conta ainda com a parceria do Bradesco, possibilitando ao produtor rural solicitar financiamento diretamente ao banco. Basta preencher o formulário no menu Solicite seu financiamento e receber as informações.

SERVIÇO
Agrishow Experience 2021
Data: 19, 20 e 21 de outubro
Inscrições gratuitas pelo site https://agrishow.com.br

FONTE: Marina Diana – MARINA DIANA COMUNICAÇÃO

www.mdianacomunicacao.com.br

marina.diana@mdianacomunicacao.com.br

Related posts

Janela aberta para o leite na China, se consolidada, todos ganham.

Mario

Minasul abre inscrições para o 26º Concurso Qualidade de Cafés Especiais

Mario

ATENÇÃO: Produtor rural terá de aderir ao eSocial até 10 de abril

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais