fbpx
Revista Attalea Agronegócios
EVENTOS - DESTAQUES NOTÍCIAS

Agrishow Experience: “Rentabilidade e sustentabilidade” foram focos de evento no segundo dia

Começou nesta terça-feira, 19 de outubro, a Agrishow Experience, encontro online para debater os principais temas do agronegócio. O evento faz parte da Jornada Agrishow, cuja feira presencial será entre os dias 25 a 29 de abril de 2022, em Ribeirão Preto (SP). O mote do segundo dia foi o discurso similar dos palestrantes de que o Brasil é, de fato, uma potência agroambiental.

Rentabilidade e sustentabilidade nortearam os painéis do dia. Eduardo Daher, diretor executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), participou junto com Celso Moretti, da Embrapa, e Christian Lohbaue, presidente executivo da CropLife Brasil, do debate com o tema “Como ser produtivo, rentável e sustentável”.

Moretti listou uma a adoção de uma série de tecnologias que já está incorporada pelo agronegócio brasileiro, mas apenas entre os grandes produtores. Segundo ele, o foco agora é, portanto, levar as tecnologias para os pequenos e médios produtores, utilizando o método ABC, e a rotação de culturas. “Deixamos de ser importadores de alimentos, para sermos um dos principais produtores globais”, salientou o presidente da Embrapa durante a Agrishow Experience. “Sustentabilidade e segurança do alimento fazem parte da agricultura brasileira”, completou Daher.

Já Gabriel Ferraz Aidar, gerente de Relacionamento e Fomento a clientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em sua participação no painel “Energia Renovável: Por que a energia solar fotovoltaica vem crescendo tanto no campo?”, afirmou que o agro corresponde a nada mais nada menos do que  ¼ dos investimentos do BNDES, e que de 2015 a 2020 o banco esteve em quase a totalidade dos municípios brasileiros.

Este painel no qual Aidar participou tratou do tema “potencial de crescimento da energia solar fotovoltaica” e foi conduzido pelo presidente da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), Guilherme Chrispim, além da contribuição do Analista de Produtos e Negócios da Intelbras, Matheus Schmitt.

Mais quatro mulheres participaram do Agrishow pra Elas, série de entrevistas com mulheres de destaque no agro, conduzidas pela pecuarista e digital influencer, Andressa Biata. A digital influencer Camila Telles, de Porto Alegre (RS), salientou a importância da união de indústrias e entidades representativas do setor para mostrar a força da mulher no agronegócio brasileiro. “Temos a obrigação de mostrar o que acontece nas propriedades! Além de organizar uma maior união entre indústria e entidades representativas. Agro é uma cadeia que muitas pessoas desconhecem”, comentou.

E a feira internacional de tecnologia agrícola encerra nesta quinta sua jornada digital. E ainda dá tempo de participar do encontro virtual, já que a programação do dia 21 de outubro começa às 9h e encerra em torno das 18h.

No último dia, a Agrishow Experience tratará os temas “Máquinas e Conectividade para agricultura familiar: Como pequenas e médias propriedades podem ter acesso às principais inovações tecnológicas no campo” contará com as palestras de Ana Helena Andrade, Líder do Comitê Institucional ConectarAGRO; Daniel Tibor Fuchs, Vice-presidente Future Growth Arqia/Datora; Paulo Villani, Engenheiro de P&D da Jacto, e Renato Bueno, lider do comitê de expansão da conectividade da ConectarAGRO. Marcelo Rondon Bezerra, consultor do Sebrae, falará no painel “Oportunidades de comercialização para agricultura familiar”.

“Sucroenergético: Para qual direção caminha a produção de cana-de-açúcar no Brasil?” será o tema debatido por Mauro Xavier, pesquisador do IAC (Instituto Agronômico); Regina Celia Pires, também pesquisadora do IAC, e Renato Trevizoli, gestor da Agrícola Trevizoli

Por último, o painel “Sucroenergético: Desafios do RenovaBio e perspectivas para o setor sucroenergético” terá como palestrantes Arnaldo Jardim, presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético; Fabio da Silva Vinhado, coordenador-geral do RenovaBio do Ministério de Minas e Energia, e Leonardo Betanho Gerente de Produtos de Balcão da B3.

Premiação

Nesta quarta também foram anunciados os vencedores do prêmio Trator do Ano, de volta em 2021. O concurso premia os melhores tratores fabricados e comercializados no país. Um empate marcou as avaliações técnicas, o que resultou em dois produtos vencedores nesta edição 2021/22. Foram eles: 
• CASE IH Magnum AFS Connect 400 e  JOHN DEERE 9620 R (Trator do ano);
• VALTRA A93F (versão cabinada – Trator especial do ano);
• MASSEY FERGUSON MF4707 (versão cabinada – como categoria até 100cv); 
• MASSEY FERGUSON MF 7719 Dyna-6 (categoria de 100 a 200cv – tratores médios);
• CASE IH Magnum AFS Connect 400 e JOHN DEERE 9620 (categoria acima de 200cv – tratores grandes). 

Também tivemos o vencedor do prêmio popular através das votações no site www.tratordoano.com: CASE IH

Acesso Fácil

Todos os conteúdos da Agrishow Experience estão disponíveis na nova plataforma da Agrishow e podem ser acessados quando e de onde quiser. Essa nova plataforma conta ainda com a parceria do Bradesco, possibilitando ao produtor rural solicitar financiamento diretamente ao banco. Basta preencher o formulário no menu Solicite seu financiamento e receber as informações.

SERVIÇO
Agrishow Experience 2021
Data: 19, 20 e 21 de outubro
Inscrições gratuitas pelo site https://agrishow.com.br

FONTE: Marina Diana – MARINA DIANA COMUNICAÇÃO

www.mdianacomunicacao.com.br

marina.diana@mdianacomunicacao.com.br

Related posts

Agricultura rentável e sustentável será discutida durante a Agrishow Experience

Revista Attalea Agronegócios

Ubyfol aposta em soluções para as culturas de grãos em Goiás

Coopercitrus: A pecuária do futuro começa agora, com o Programa Mais Pasto

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário