CaféEVENTOS - DESTAQUES

Adamantina (SP) sedia o 1° Concurso de Café Canéfora do Estado de São Paulo

Representando o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, o secretário-executivo, Francisco Matturro, esteve na APTA Regional de Adamantina, no 1° Concurso de Café Canéfora de São Paulo, realizado pela Secretaria de Agricultura.

O primeiro concurso de café Canéfora Paulista é um marco por fomentar a produção desse tipo de café em terras paulistas. “O que está acontecendo aqui é fruto da pesquisa. Com os R$52 milhões de investimentos em pesquisa, feitos com recursos do Tesouro paulista nos Institutos da Secretaria, iniciativas como esta irão aumentar”, ressaltou Matturro.

De acordo com Fernando Nakayama, diretor da unidade e responsável pelo evento, o café Canéfora (Robusta ou Conilon) é uma opção sustentável de renda, principalmente para o pequeno produtor. “A Secretaria de Agricultura acredita nessa ideia, por isso, selecionamos esse material para ofertar um produto seguro para o desenvolvimento sustentável dos produtores”, comentou Nakayama.

Provas de Qualidade. (Créditos: João Luiz)

O objetivo do evento é avaliar a qualidade do produto paulista. Assim, o concurso organizado pela Secretaria recebeu 28 amostras, de 24 produtores, de 13 municípios paulistas.

Segundo o diretor da APTA Regional, Daniel Gomes, a qualidade do café do oeste paulista está acima da média. “Serão produzidos artigos científicos, validando a qualidade do café nas duas principais metodologias, a SCAA (metodologia dos Estados Unidos) e a do Programa de Qualidade do Café (PQC), pela qual o Ita é uma das entidades credenciadas para o teste”, falou Gomes.

Atestaram a qualidade do café as pesquisadoras do Ital (Instituto de Tecnologia dos Alimentos) Aline Garcia e Kátia Cipolli, e do Sindicafé, Camila Arcanjo.

O evento contou com a participação de pesquisadores da Secretaria, entre eles do IAC, IEA, APTA Regional e Ital, além de técnicos da CATI.

(Créditos: João Luiz)

Estiveram presentes: Teca Vendramini, presidente da Sociedade Rural Brasileira; Edvaldo Teixeira, vice-presidente da Abic; Celso Vegro, diretor do Instituto de Economia Agrícola; Diogenes Kassaoka, da Codeagro; Wilson Seidy, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Irapuru; Julio Mistro, diretor do Centro de Café de Campinas; Gumercindo Fernandes, diretor da cooperativa Canda; Carlos Renato, gerente unidade Canda; Julio Sérgio Martin, diretor EDR de Dracena; Claudia Santos, diretora administrativa da Associação dos municípios da Nova Alta Paulista; Edson Teixeira, diretor da Treviolo Café; Daniel Golfeto, gerente industrial da Café Brasil, entre outros representantes e lideranças da cafeicultura paulista.

FONTE: Murilo Tomaz (SAA-SP)

Related posts

Banco do Brasil atende CNA e FAEMG e lança medida para ajudar cafeicultores

Mario

ABIC orienta associados a responderem Consulta Pública que regulamenta Café Torrado no Brasil

Mario

[Marcelo Fraga Moreira] – Mercado do Café – “Hora de rever as Estratégias de Curto, Médio e Longo Prazo!”

carlos

1 comment

Regina Verri 15/11/2021 at 08:28

Bastante interessante. Preciso de mais informações

Reply

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais