O Sistema FAEMG SENAR participou do evento ‘Pacto pela Valorização do Trabalho Decente no Café‘ realizado na tarde desta terça-feira (23), no Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha (MG). O evento, promovido pelo Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, também contou com a participação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA).
Mais de 200 participantes entre produtores, trabalhadores rurais, sindicatos e autoridades participaram da solenidade. O evento é fruto do Pacto Estadual do Café, assinado em novembro de 2023, dentro da programação da Semana Internacional do Café (SIC). Durante o encontro, houve uma audiência pública em formato de ouvidoria, entre os trabalhadores e produtores rurais e as entidades presentes. A iniciativa buscou identificar as principais questões enfrentadas pelo setor, para que medidas sejam implementadas para resolver os desafios do dia a dia dos trabalhadores e cafeicultores.
O presidente do Sistema FAEMG SENAR, Antônio Pitangui de Salvo, destacou a importância da cafeicultura para a economia de Minas Gerais e reafirmou o compromisso do setor com as boas práticas nas relações trabalhistas. “Este pacto é fundamental para continuarmos avançando. Nós, do setor produtivo, vamos continuar fazendo a nossa parte, inovando, respeitando o meio ambiente e fazendo com que este país seja respeitado por nós mineiros, brasileiros e pelo resto do mundo. Só em 2023, capacitamos mais de 220 mil pessoas, elevando a qualificação dos profissionais. Entre nós, não há divisões; há apenas o compromisso com a vitória, com vidas melhores e com trabalho digno”, explicou.
O presidente destacou a importância da cartilha criada pelo Sistema FAEMG SENAR em parceria com o Sistema OCEMG que foi recentemente distribuída aos presidentes dos sindicatos rurais e produtores. O material é um importante guia sobre o trabalho sustentável, que respeita às relações humanas e diretrizes trabalhistas, além de auxiliar o produtor a desenvolver sua atividade contribuindo positivamente para o avanço da cafeicultura em Minas Gerais.
COLABORAÇÃO E UNIÃO
Em sua fala, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais, Arlélio de Carvalho Lage, enfatizou a necessidade de uma colaboração ativa entre os produtores e trabalhadores para promover um ambiente de trabalho justo e seguro. “Reforço a importância de todos os produtores e trabalhadores que tiverem dúvidas ou necessitem de orientações a procurarem suas Federações. É essencial que todos contribuam para a melhoria contínua das condições de trabalho neste setor”, aconselhou.
O presidente da Comissão Técnica do Café do Sistema FAEMG SENAR, Arnaldo Bottrel, reforçou o otimismo e uma chamada à ação para todos os envolvidos. “Saímos daqui mais esclarecidos, animados e otimistas com as questões de trabalho, prontos para enfrentar os desafios que temos pela frente. Juntos, continuaremos a avançar em nosso setor”, expressou.
O superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Carlos Calazans, enfatizou o compromisso em ouvir ativamente os diversos setores envolvidos na cafeicultura. “Nosso objetivo é escutar os trabalhadores, produtores e empresários de Minas Gerais para, juntos, melhorarmos as condições de trabalho, valorizarmos ainda mais o setor agropecuário e pensar em soluções de melhoria”, reforçou.
O prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, ressaltou a importância do café para a economia da região. “Agradeço ao Sistema FAEMG SENAR por acreditar em nossa região e por proporcionar este espaço aqui no Centro de Excelência, que faz um investimento significativo nas pessoas. É essencial que todos tenham acesso a oportunidades de crescimento e desenvolvimento. O café impacta muito positivamente nossa cidade e região. A economia prospera e a geração de empregos está forte, também queremos garantir que esses empregos sejam de qualidade. Juntos, podemos fortalecer ainda mais nossa região e continuar a melhorar as condições de vida dos nossos trabalhadores”, finalizou.
Estiveram presentes o presidente do Sistema FAEMG SENAR, Antônio Pitangui de Salvo, o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Carlos Calazans, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, o presidente da Confederação Nacional dos Assalariados Rurais, Gabriel Bezerra, o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Caio Coimbra, o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, o presidente da Comissão Técnica do Café do Sistema FAEMG SENAR, Arnaldo Bottrel, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Arlélio de Carvalho Lage, a procuradores do trabalho do Ministério Público do Trabalho, Melina Schulze, além da participação de presidentes de sindicatos da região, representantes de cooperativas, militares de comandos da Polícia Militar e outras autoridades.
LEGENDA: Da direita para esquerda: Gabriel Bezerra, Caio Coimbra, Vérdi Melo, Antônio de Salvo, Carlos Calazans, Arlélio Lage, Vilson Silva e Arnaldo Bottrel