Image default
Café

Tecnologia agiliza o processo de classificação do café

Batizada de CoffeeClass, ferramenta desenvolvida pela Embrapa analisa a qualidade global do grão de café

Em entrevista ao canal Brasil Rural, Ednaldo Ferreira, pesquisador da EMBRAPA Instrumentação, falou sobre a tecnologia usada para agilizar o processo de classificação do café.

De acordo com o pesquisador, a CoffeClass é uma ferramenta que analisa a qualidade global do café. “O que o CoffeeClass faz é imitar o processo que a Associação Brasileira da Indústria do Café tem feito, que é dividir a qualidade do café em classes: gourmet, para café de altíssima qualidade; superior; tradicional ou extraforte; e cafés não recomendados para consumo. O que o Coffee Class faz hoje é, a partir do pó, atribuir essa classe de qualidade. Estamos tentando evoluir a tecnologia para que se aproxime mais do degustador.”

Segundo ele, a tecnologia vai auxiliar nas diversas etapas do café em que o profissional não pode estar presente, desde a produção até o consumidor. Por exemplo, quando o grão sai do campo, o produtor pode saber da qualidade do café usando o coffe class, para testar a qualidade da produção e saber se o café é de alto padrão. E, na outra ponta, o consumidor que está em uma cafeteria ou em uma loja especializada, pode saber se o produto que está adquirindo tem qualidade.

Related posts

[Wanderley Cintra Ferreira] – Nuvens negras na cafeicultura

Mario

EPAMIG Oeste alavanca cafeicultura no Cerrado Mineiro

Mario

33º Prêmio Ernesto Illy registra mais de 700 inscrições

carlos

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais